Entre as tantas riquezas históricas e culturais de Cusco, como Machu Picchu, Puca Pucara e Qoricancha, encontra-se a impressionante e grandiosa Fortaleza de Sacsayhuaman. Seu nome tem origem do dialeto quéchua, e quer dizer “lugar onde o falcão é saciado”, muito provavelmente por serem aves típicas da região e bastante presentes no local.
Esta é uma das principais atrações turísticas de Cusco, por ser um exemplo perfeito do estilo arquitetônico único desenvolvido pelos Incas. Com pedras gigantescas polidas e encaixadas perfeitamente.
Historiadores acreditam que Sacsayhuaman levou mais de 50 anos para ser finalizada. O mistério é que ninguém sabe ao certo para que serviu este lugar durante o império Inca.
O Sítio Arqueológico de Sacsayhuaman foi desenvolvido durante o governo inca de Pachacuteq e finalizado posteriormente pelo líder Huayna Capaq, no século XV, sendo quase completamente destruído durante a invasão espanhola juntamente com um terremoto que atingiu a região.
O que restou, atualmente, são aproximadamente 40% do território original de Sacsayhuaman. O que dificulta o trabalho de historiadores que fazem apenas suposições sobre a utilização da fortaleza.
Alguns acreditam que Sacsayhuaman em Cusco era usada como um centro cerimonial com diversos templos para adorar aos deuses Incas. Ou ainda, dizem que a fortaleza tinha fins militares, servindo como abrigo de armas e alimento.
Outras teorias apostam que, por sua localização privilegiada da cidade, Sacsayhuaman tinha como objetivo ser um grande centro de controle, usada para observar e proteger os arredores e como um lugar de treinamento dos guerreiros do império.
Durante a visita a este importante sítio arqueológico de Cusco, você vai se impressionar não apenas com a arquitetura Inca, mas também com as belezas naturais dos arredores, já que é cercado de montanhas, com uma vista linda da Capital do Império Inca e é lar de lhamas e falcões, que encantam qualquer visitante.
• A Fortaleza de Sacsayhuaman Peru, está localizada 3.700 metros acima do nível do mar (por isso é importante aclimatar-se antes de visitá-la para evitar o mal da altitude);
• O local conta com mais de 3 mil hectares;
• Acredita-se que mais da metade do complexo ainda se encontra embaixo da terra;
• A pedra mais pesada dentro de Sacsayhuaman chega a 128 toneladas e a mais alta chega a 5 metros de altura e 2 metros de comprimento;
• Pedras polidas de mais de 120 toneladas, que chegam a cerca de 5 metros de altura e mais de 2 metros e meio de comprimento (que foram carregadas sem máquinas, usando força humana, por quilômetros de distância, erguidas e encaixadas perfeitamente);
• Acredita-se que mais de 20 mil pessoas trabalharam na execução deste grandioso projeto arquitetônico inca. Muito possivelmente os trabalhadores eram organizados por grupos, em um sistema inteligente e rotação, divididos em funções de extração, escavação de trincheiras e criação das bases.
Onde fica Sacsayhuaman?
O Sítio Arqueológico Sacsayhuaman está localizado na cidade de Cusco, a poucos quilômetros do centro da cidade. Saindo da Plaza de Armas de Cusco é possível que, de carro, leve menos de 10 minutos para chegar até esse importante local.
• É possível ir a pé para a Sacsayhuaman? A resposta é: sim! Mas, primeiramente, lembre-se que é primordial ter um bom preparo físico, já que a atração está mais de 3.500 metros de altitude e o caminho até lá é de bastante subida. Saindo da Plaza de Armas de Cusco, a caminhada vai levar em torno de 45 minutos.
• De taxi ou carro: indo até a Plaza de Armas é possível pegar um táxi ali mesmo e chegar em Sacsayhuaman em 10 minutos. Mas lembre-se, dessa forma você estará sem o acompanhamento de um guia.
• De ônibus: é possível pegar um ônibus coletivo que se chama Cristo Blanco, na rua Puente Rosario em Cusco e chegar a Sacsayhuaman.
• Dica extra para economizar tempo e dinheiro: visite Sacsayhuaman contratando um City Tour Arqueológico por Cusco, com uma agência de viagem especializada. Desta forma, no mesmo dia, você conhece as principais atrações de Cusco, otimizando seu tempo de viagem. Além disso, você não perde nenhum detalhe e deixa que o guia cuide de tudo. Outra vantagem é que o ingresso de entrada de todas as atrações já está incluso no valor do City Tour em Cusco.
Na visita de Sacsayhuaman em Cusco, você vai ver essa incrível técnica arquitetônica da era incaica e muito mais.
Dentro do complexo, você conhecerá As Torres, uma construção que fazia parte de aquedutos que distribuíam água para toda fortaleza. Também poderá ver de perto e admirar os Grupos de Gabinetes, que são recintos logos e estreitos, como um tipo de quarto com vista para a praça. Além disso, vai se impressionar com uma estrutura de pedra simetricamente polida que é chamada de O Trono do Inca.
Agora, se você deseja viver uma experiência autêntica e memorável no país milenar dos Incas, nós, da Viagens Machu Picchu, recomendamos que você participe da festa mais tradicional de Cusco, realizada em adoração a Inti Raymi, o deus Inca, que é celebrada anualmente no dia 24 de junho, dentro da Fortaleza de Sacsayhuaman. A festa transforma a cidade de Cusco em um cenário colorido e musical.
A forma mais efetiva e proveitosa de conhecer este, que é um dos locais mais importantes da história da civilização inca, é através do City Tour Arqueológico em Cusco, que inclui translado, guia em português e a entrada deste e todos os outros lugares visitados no dia.
Contratando uma agência local especializada, como a Viagens Machu Picchu, você garante uma experiência rica em detalhes e vive uma imersão na cultura e na história local, com praticidade e conforto.
Todos os pacotes de viagem para Cusco incluem o Tour guiado em Sacsayhuaman.
Informações gerais:
• Endereço: Cusco 08002, Peru.
• Valor do Ingresso: comprando o Boleto Turístico, você garante a entrada desta e de todas as principais atrações da cidade de Cusco.
• Horário de visitação: Sacsayhuaman está aberto todos os dias da semana, das 7h às 18h.