Existem várias maneiras de conhecer a história e a cultura de um país e seu povo, seja através da culinária, da arquitetura e das artes, no geral. Mas, não tem como negar que uma das formas incríveis de entrar em contato e se aprofundar na história local, é visitando museus.
Falando em museus, a cidade de Cusco no Peru é repleta deles, são dezenas espalhados pela cidade, com acervos variados que permitem uma verdadeira volta a tempos muito remotos.
É o que o Museo de Arte Precolombino proporciona aos visitantes: uma imersão nas culturas pré-incas de Wari, Nazca, na civilização inca até chegar nos tempos da colonização espanhola. Ou seja, é um museu imperdível para visitar em Cusco, que merece estar no seu roteiro de viagem.
É impressionante a amplitude histórica e artística dessa exposição, cobrindo um período de quase 3 mil anos, com obras que data de 1250 aC a 1532 dC. Com 403 obras expostas e divididas em 10 salas, os visitantes têm a oportunidade de apreciar uma variedade de formas de arte, incluindo pinturas, esculturas e cerâmicas e outras expressões artísticas desenvolvidas ao longo de milênios.
O prédio que hoje fica o museu é uma mistura arquitetônica que por si só já conta parte da história de Cusco: você verá uma construção colonial erguida sobre uma base arquitetônica inca, mostrando o antes e depois da colonização espanhola.
A mansão tem mais de 500 anos e já serviu, inclusive, como uma escola católica e só em 1988 que foi transformado em museu, passando por uma reforma e para ser inaugurado oficialmente em junho de 2003.
Atualmente, você pode visitar as 10 salas de exposições permanentes fisicamente, indo até o museu ou fazer um tour virtual, sem sair de casa, ouvindo áudios explicativos e podendo observar as peças expostas. Incrível, não é?!
Pronto para explorar quase 3 mil anos de história peruana? As principais exposições do museu, são:
- Sala das origens: Exibe artefatos datados de 1250 aC a 1 dC, incluindo cerâmicas, garrafas e pinturas das culturas Chavín, Salinar, Virú, Paracas, entre outras, de várias regiões do Peru.
- Sala da Madeira: Mostra esculturas detalhadas e importantes para as culturas andinas, incluindo tambores e ídolos utilizados em cerimônias ancestrais.
- Sala antes dos incas: Apresenta peças das civilizações Chancay e Chimú, principalmente cerâmicas e artefatos de madeira.
- Sala Inca: Exibe objetos rituais, utensílios e vasos de madeira, cerâmica e outros materiais, revelando aspectos da sociedade incaica e sua integração com a natureza.
- Sala Norte do Peru: Destaca artefatos da civilização Moche, reconhecida por sua arte em cerâmica e ouro e sua ideologia ritualística.
- Sala Sul do Peru: Dedicada à cultura Nazca, exibindo garrafas, copos, jarros e cerâmicas características dessa civilização.
- Sala centro do Peru: Apresenta objetos da cultura Huari ou Wari, como vasos e jarras de cerâmica com refinado trabalho de pintura.
- Sala da Prata: Mostra artefatos de prata representando as forças femininas da natureza, como vasos, argolas e pratos.
- Sala do Ouro: Exibe peças cerimoniais e trajes da nobreza, representando o Sol, principal divindade das culturas andinas.
- Sala das conchas: Apresenta objetos feitos de concha ou osso, como pulseiras, alfinetes e colares, utilizados para contar histórias místicas.
O Museo de Arte Precolombino está localizado na Plazoleta Nazarena 231, em Cusco, a apenas 5 minutos a pé da Plaza de Armas da cidade, garantindo fácil acesso, tanto a pé quanto de carro.
Informações de visitação:
O Museo de Arte Precolombino abre diariamente, inclusive em feriados, das 9h às 22h. Os ingressos custam 20 soles para adultos e 10 soles para crianças e estudantes.
Consulte nossos agentes de viagem e programe-se para conhecer os principais destinos e museus de Cusco, com apoio e suporte de quem entende do assunto. A Viagens Machu Picchu está a sua disposição para personalizar um roteiro especialmente para você. Entre em contato e saiba mais.