Se você está se preparando para viajar para Cusco no Peru, certamente sonha em conhecer sítios arqueológicos, como o impressionante Machu Picchu, a Fortaleza de Sacsayhuaman e outros, certo?
Para vivenciar a milenar cultura inca, sem dúvidas a cidade de Cusco é o destino mais indicado para isso. A cidade, conhecida também como a Capital do Império Inca, respira história e é cercada de complexos arqueológicos.
Um destes lugares históricos mais visitados da região é Puca Pucara, ou ainda Puka Pukara, que em tradução do quéchua quer dizer ao como “fortaleza vermelha”, que faz referência a cor do solo que, com o tempo, deixou as paredes do complexo avermelhadas. Tal característica se acentua nas horas do crepúsculo.
Ao chegar em Puka Pukara você vai se impressionar, primeiramente, com a paisagem, já que a construção foi realizada em meio às montanhas, em um vale de tirar o fôlego. Depois, um leve passeio te colocará frente a frente com a sabedoria arquitetônica da era inca.
Terraços, aquedutos, paredes enormes, praças, escadas, quartos e muito mais. Tudo feito com pedras que se encaixam perfeitamente e se sustentam sem nenhum tipo de argamassa.
O sítio arqueológico de Puka Pukara é uma atração que merece fazer parte do seu roteiro de viagem em Cusco, pela sua riqueza histórica e cultural. O passeio é melhor aproveitado na companhia de um guia local especializado, para que nenhum detalhe se perca. Este é um passeio que está incluso no famoso City Tour Arqueológico em Cusco, que passa pelos principais complexos históricos da região.
Para conhecer a história de Pukapukara precisamos voltar para os anos de 1438 a 1471, época em que o Império Inca era governado por Pachacutec, que reinou no século XV.
Tudo que se sabe sobre sua função são hipóteses, pois não existem registros que possam comprovar exatamente para que Puka Pucara servia. As teorias mais aceitas são as que acreditam que o complexo servia como base de controle militar ou que os incas chamavam de “tambo”, que em tradução livre significa “lugar de descanso”, onde viajantes e mensageiros do império podiam parar para abrigar-se.
Pucapucara está localizado muito próximo a outros sítios arqueológicos, em especial Tambomachay, que era considerado o local de descanso do imperador. Uma hipótese é que enquanto o imperador Inca descansava e se banhava em Tambomachay, seus guardas e servos ficaram em Puca Pucara. Pois Tambomachay pode ser observado desde Puca Pucara, ou seja, garantindo proteção ao imperador.
Por ter uma localização privilegiada, que possibilita a visão da cidade de Cusco e arredores, este local também pode ser considerado uma fortaleza, usada para vigiar e proteger.
- Acredita-se que este complexo arqueológico está ligado a Qhapac Ñan, uma rede de estradas criada pelos incas, com mais de 30 mil quilômetros, ligando Cusco a outros países, como Equador e Colômbia;
- Pucapucara foi construído com pedra de dimensões menores do que a de outros sítios arqueológicos da região e a qualidade das paredes e construções é considerada inferior, menos polidas e mais irregulares. Ou seja, provavelmente não era um local frequentado pelo governador inca ou por pessoas de mais importância na época. Além disso, sugere-se que tenha sido construído às pressas;
- Alguns historiadores acreditam (mesmo sem comprovação) que em Puka Pukara existiam cavernas subterrâneas, também conhecidas como caminhos secretos, que o ligavam a Tambomachay, que na época eram chamadas de “chincana”;
- Pucapucara está a mais de 3.580 metros acima do nível do mar.
Puca Pucara faz parte do que chamamos de Parque Arqueológico de Sacsayhuaman e está a menos de 10 minutos de, pelo menos, outros 3 sítios arqueológicos que juntos constituem o City Tour Arqueológico em Cusco.
Saindo da Plaza de Armas de Cusco, você vai chegar em Puca Pucara em aproximadamente 15 minutos, já que o local está a apenas 7km de distância do centro da cidade.
Por ser uma atração bem próxima da cidade, é fácil e rápido chegar até ela. Se você quer dicas de como chegar em Pukapukara, veja o que nós, da Viagens Machu Picchu, preparamos para você não errar:
- Por conta própria: sim, é possível conhecer PukaPukara sozinho. Desta forma, você precisará ir de táxi (pegando um veículo credenciado) ou ir de ônibus (prática não recomendada aos turistas). Além de comprar o Boleto Turístico, pensar em toda logística e perder algumas informações valiosas do complexo.
- Tour guiado: sem dúvidas essa é a melhor forma de conhecer Puka Pukara. Quem contrata uma agência de viagens local tem inúmeras vantagens, por exemplo, você economiza tempo e dinheiro, já que o tour também inclui os sítios arqueológicos dos arredores, inclui translado de ida e volta, inclui a entrada em todas as atrações e guiado em português com um guia local que entende do assunto.
Se você ficou com vontade de conhecer este e outros lugares históricos da cidade de Cusco, programe-se entendendo como funciona o City Tour Arqueológico que inclui Puka Pukara, Qenqo, Tambomachay, Sacsayhuaman, Ollantaytambo e Chinchero – sim, tudo isso em um único dia, de forma segura e confortável!
O City Tour oferecido pela Viagens Machu Picchu começa a tarde e nossa equipe vai te buscar para que você não se preocupe com o translado nem de ida e nem de volta. Nosso guia, fluente em português, vai auxiliar você durante todo o passeio e te passar informações valiosas de todos os lugares. Não se preocupe com o Boleto Turístico, pois ele já está incluso no pacote também.
Durante o passeio, nosso guia local vai te apresentar a história e os mistérios da cultura inca. Em Puka Pucara você vai conhecer suas três principais partes:
- Primeira parte: composta de 6 quartos de tamanhos diferentes e irregulares. Tem função protetora.
- Segunda parte: composta de plataformas e canais, além de 3 salas em formato trapezoidal.
- Terceira parte: na parte mais elevada das construções do complexo.
Além disso, você vai entender como os incas projetaram o local para que tudo se adaptasse a paisagem, sem alterar a superfície, ou seja, são estruturas irregulares.
Passeie por praças, terraços, torres de vigilância, escadas, quartos e outros recintos que vão te levar a tempos remotos, imaginando como era a vida e a estrutura social do império inca.
Informações de visitação:
- Valor do Ingresso: O valor do Boleto Turístico de Cusco, que inclui entrada para Puca Pucará, é de 130 soles a inteira e 70 soles a meia. Este ingresso inclui entradas para outras 15 atrações.
- Horário de funcionamento: de Segunda a Domingo: das 7h00 às 18h00.