Viagens Machu Picchu

Qenqo

Se você quer conhecer a fundo sobre a história milenar do povo Inca, a cidade de Cusco no Peru é o destino perfeito. E não precisa ir longe para desbravar os mistérios incas, basta, literalmente, sair para caminhar pelo Centro Histórico de Cusco. São ruas, casas, Igrejas, museus... tudo ali é pura cultura e história. 

Para ir um pouco além, você precisa incluir no seu roteiro de viagem a Cusco, uma visita em alguns dos sítios arqueológicos da região. Muitos deles, localizados a poucos quilômetros da cidade. 

Um dos mais importantes é Qenqo, um exemplo perfeito da incrível e única arquitetura e sabedoria inca. Juntamente com Tambomachay, Sacsayhuaman, Coricancha e outros sítios, essas atrações formam o imperdível roteiro que chamamos de City Tour Arqueológico em Cusco. 

Para conhecer todos esses lugares de forma econômica, segura e guiada por quem conhece cada detalhe, entre em contato com a equipe da Viagens Machu Picchu, uma agência local que garante as melhores experiências no país milenar dos Incas.

Conheça a História de Qenqo:

Também chamado de Kenko, este sítio arqueológico era utilizado como um local de adoração aos deuses do império inca, ou seja, uma espécie de centro espiritual projetado para ser palco de rituais e celebrações.

Assim como todos os outros templos da região, Qenqo também sofreu com a invasão espanhola e parte da sua história é desconhecida. Acredita-se, inclusive, que foram os espanhóis que passaram a chamar este complexo de Qenqo, que em língua quéchua significa “labirinto”.

De fato, a construção de Kenko é como um labirinto subterrâneo, onde se pode observar mesas utilizadas para realizar rituais de mumificação, altares e até um anfiteatro em forma semicircular.

Os incas acreditavam que as cavernas eram lugares sagrados com o poder de comunicar o mundo dos mortos com o mundo dos vivos. E através de estudos, se pode deduzir que Kenko era utilizado como um lugar para invocar “kaypacha”, a serpente que representava o mundo terreno.

Outra caraterística do complexo arqueológico de Qenqo são as gravuras descobertas em suas paredes, muitas com formato de animais ou corpos humanos, além de símbolos culturalmente importantes da cultura inca. 

Muita coisa se perdeu depois da invasão espanhola e por anos este local ficou abandonado e em ruínas. Depois do trabalho de restauração realizado a partir do século XX, Qenqo foi estabelecido como um dos locais mais importantes da era inca na região de Cusco e hoje é um dos sítios arqueológicos mais visitados. 

Curiosidades sobre o Sítio Arqueológico de Qenqo:

• Qenqo está a mais de 3.500 metros acima do nível do mar;

• Alguns historiadores acreditam que o local pertencia a civilizações pre-incas, sendo tomado pelos Incas que usaram o local como um centro cerimonial;

• Acredita-se que em Qenqo se faziam rituais de sacrifícios humanos e de animais;

• Esta é uma construção com características arquitetônicas atípicas  da civilização inca, pois foi esculpida em um grande monólito;

• Qenqo fica no alto de uma montanha chamada Morro do Socorro, em uma área de mais de 3 mil metros quadrados.

Onde fica Qenqo:

Este sítio arqueológico fica a aproximadamente 4km de distância do centro da cidade de Cusco e é bem próximo de outras atrações da cidade, como o sítio de Sacsayhuaman, Puca Pucara e outros. 

Como chegar em Qenqo:

Caminhando: saindo da Plaza de Armas de Cusco, a caminhada vai levar em torno de 50 minutos. Mas lembre-se que o caminho é inclinado e você precisa estar aclimatado.

De táxi: na Plaza de Armas você vai encontrar veículos credenciados que são seguros e que podem te levar até este sítio arqueológico em uma viagem que leva 5 minutos.

De ônibus: você pode optar por utilizar o transporte público, pegando os ônibus das linhas Cristo Blanco e Señor de Huerto, que vai levar você até a entrada de Qenqo.

Tour Guiado em Qenqo: esta é a forma mais indicada para visitar Qenqo e os sítios arqueológicos mais próximos. Com uma agência local e especializada, você não perde tempo e conhece as principais atrações de Cusco, todas incluindo ingresso de entrada, tour guiado em português para não perder nenhum detalhe e translado de ida e volta. 

Como é o tour em Qenqo?

A melhor forma de visitar Qenqo é através do Bilhete Turístico de Cusco, que inclui entrada nas principais atrações da cidade. Contratando o City Tour Arqueológico de Cusco com uma agência especializada você não se preocupa com o ingresso, translado e outros detalhes, pois tudo isso, bem como o tour guiado, já está incluso. 

O guia vai te apresentar tudo sobre a cultura inca e sobre as características de cada lugar visitado. Em Qenqo é possível observar construções bem específicas, só encontradas ali. Conheça algumas delas:

Templo dos Macacos: são pedras com desenhos em relevo com formas zoomórficas como macacos e cobras. A maior figura e mais famosa, é a que tem formato semelhante a um sapo, medindo quase 2 metros de altura. 

• Intihuatana: este recinto é bastante comum em construções incas, presente inclusive em Machu Picchu, funcionando como um observatório astronômico e como um local para adorar ao deus Sol. Seu nome em quéchua significa algo como “lugar onde o sol está amarrado”.

• Anfiteatro: este local mede aproximadamente 55 metros de comprimento, é uma área semicircular, que possivelmente era utilizado para realizar cerimônias. É separado por 19 nichos.

Sala de Sacrifícios: local utilizado para sacrificar pessoas e animais e para embalsamar cadáveres. Foi esculpido em uma única grande rocha e possui mesa e armários. 

Informações de visita em Qenqo:

• Valor do ingresso: o Bilhete Turístico de Cusco custa 130 soles para adultos e 70 soles para pessoas que têm direitos a desconto. Com ele em mãos você tem acesso aos principais sítios arqueológicos da cidade.

• Horário de funcionamento: segunda a domingo das 07:00 às 18:00.