Cusco foi a antiga Capital do Império Inca e hoje em dia é conhecida como a Capital Arqueológica da América do Sul e é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Por estes motivos, a cidade é história viva. Não tem como não andar pelas ruas sem imaginar como era a vida na época do império inca e depois, durante a colonização espanhola.
Os principais sítios arqueológicos incas estão nos arredores de Cusco. Por isso, pode-se imaginar quantos tesouros históricos a cidade guarda até os dias de hoje. Para a nossa sorte, muitos objetos da era inca foram descobertos por ali e podem ser vistos em museus.
Logicamente, existe um museu que conta, especialmente, a história da civilização inca em Cusco. O Museo Inka, portanto, mantém viva a história andina e merece ser visitado durante sua estadia em Cusco.
Já adiantamos que, depois de conhecer este museu, você se sentirá um verdadeiro conhecedor do império inca, tamanha a riqueza de seu acervo. Ele guarda relíquias como obras de arte, artefatos religiosos, cerâmicas, roupas típicas, utensílios domésticos, jóias e muitas outras coisas que, em sua grande maioria, foram encontradas na região de Cusco durante escavações.
São peças que contam um pouco sobre o dia-a-dia da população inca, suas técnicas de sobrevivência, nos ensinam sobre sua inteligência avançada e nos mostram algumas atividades que realizavam na época, ajudando a desvendar parte do mistério que envolve esta fascinante civilização.
O Museo Inka também é conhecido como La Casa del Almirante ou Palácio Almirante, e foi fundado em uma construção colonial, datada da década de 1580, é uma das mais impressionantes de Cusco.
Pertenceu à família Maldonado, uma das mais importantes da época. Suas características arquitetônicas únicas incluem pátios, áreas semicirculares, colunas e uma fachada simples, porém bonita. Após um terremoto em 1950, ocorreu uma restauração e reforma em 1952, sob administração da Universidad Nacional San Antonio Abad Del Cusco (UNSAAC).
O Museo Inka em Cusco abriga uma vasta coleção de artefatos incas feitos de materiais como madeira, ouro, prata e cerâmica, incluindo vasos, armas, tecidos e ídolos. As exposições se dividem em:
- Sala de culturas pré-incas: Exibe peças de culturas ancestrais, como Chavín, Paracas, Chimú e Mochica, datando de 7000 aC a 1200 dC.
- Sala do Meio Ambiente: Apresenta dioramas das paisagens locais para contextualizar a prosperidade da civilização inca, rica em recursos naturais.
- Sala da História Inca: Conta mitos e histórias desde a origem até a invasão espanhola, com uma variedade de artefatos, incluindo pinturas e esculturas.
- Sala Técnicas de Subsistência: Explora as atividades de subsistência inca, como a pecuária e o cultivo.
- Sala de Atividades Incas: Mostra cerâmica, arquitetura, arte e medicina inca, incluindo ossadas que representam avanços cirúrgicos.
- Sala Mallki Wasi: Representa uma tumba inca, destacando a importância cerimonial.
Além disso, o museu oferece exposições temporárias de música, pintura, artesanato e outros. Para mais informações, visite o site oficial do Museo Inka.
O Museu Inca ou a Casa Almirante, fica no Centro Histórico de Cusco, no endereço Cuesta del Almirante 103, próximo à Plaza de Armas, a apenas 4 minutos de caminhada. Isso significa que é um passeio fácil e imperdível para um tempo livre que você tiver durante a sua estadia em Cusco.
Abre todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira funciona das 8h às 18h e aos sábados, domingos e feriados está aberto das 9h às 16h. O valor do ingresso para turistas peruanos é de 5 soles e para estrangeiros é de 10 soles.