Ao falar sobre viagem para o Peru, certamente a primeira coisa que vem a sua mente são os atrativos históricos e culturais do país, que herdou da civilização Inca e de tantos outros povos milenares, muitas das características únicas, presentes até os dias de hoje.
Agora, vamos te desafiar a ir além das atrações mais comuns de Cusco, como a famosa Machu Picchu, Vale Sagrado dos Incas e tantos outros sítios arqueológicos da região, para se aventurar em terras mais inóspitas dos andes peruanos.
Estamos falando das montanhas, vales e lagoas que cercam a região. Em menos de 3h de carro do centro da cidade, é possível encontrar paisagens de tirar o fôlego e viver experiências autênticas e únicas por alguns dos nevados e lagoas mais bonitos do Peru e, ousamos dizer, do mundo!
São passeios imperdíveis, já que misturam contato com a natureza exuberante, aventura, pequenos povoados que vivem em meio aos andes peruanos e sua cultura, além de toda riqueza histórica, presente em todo lugar.
Para a civilização Inca, as montanhas são divindades sagradas, chamadas “Apus” e cada montanha da região possui uma história ou lenda milenar. Ou seja, conhecer os nevados e lagoas de Cusco é um passeio muito especial, que vai tornar a sua estadia no País Milenar dos Incas ainda mais inesquecível.
Para visitar qualquer destino no Peru com segurança e conforto, entre em contato com a equipe especializada da Viagens Machu Picchu e reserve seu pacote e passeios. Veja agora os nevados e lagoas mais impressionantes de Cusco.
Esta incrível lagoa de cor azul turquesa está localizada a 120 quilômetros da cidade de Cusco. Além disso, para chegar na lagoa, que fica aos pés da Montanha Salkantay, é preciso fazer uma caminhada de nível moderado / alto de dificuldade, que leva em torno de 2 horas.
Ou seja, o tour na Lagoa Humantay tem duração de um dia inteiro, saindo cedo de Cusco e retornando no final da tarde. É necessário bom preparo físico e um tempo de aclimatação antes de se aventurar neste trekking, já que a Lagoa Azul, como também é chamada, está mais de 4.200 metros acima do nível do mar e o caminho para chegar até ela é quase todo de subida.
O melhor jeito de conhecer a Laguna Humantay é contratando um tour com uma agência especializada. Assim você terá suporte antes e durante o passeio, irá acompanhado de um guia e não se preocupará com translado de ida e volta para a cidade.
Veja os nossos roteiros de viagem em Cusco incluindo a Lagoa Humantay.
Esta é simplesmente uma das maiores montanhas do Peru, medindo 6.264 metros de altitude. Para ficar frente a frente com esta gigante dos andes peruanos, você tem duas opções: a primeira é fazendo a Trilha da Lagoa Humantay, citada acima, já que ela chega aos pés da Montanha Salkantay, ou então, fazer a Salkantay Trekking, uma caminhada de 5 dias tendo como destino final a famosa cidadela de Machu Picchu.
A Salkantay Trekking é uma alternativa para quem quer chegar em Machu Picchu caminhando mas não conseguiu vaga para a Trilha Inca. São 5 dias e 4 noites de caminhada, sendo que nos dois primeiros dias você terá a montanha Salkantay te acompanhando de longe, em uma paisagem estonteante.
Nos 3 últimos dias você vai passar por vales, vilarejos remotos, lagoas, vai conhecer Águas Calientes, até chegar em uma paisagem completamente diferente de floresta tropical, onde se encontra a cidadela de Machu Picchu.
A Trilha Salkantay, sem dúvidas, é uma das experiências mais completas, desafiadoras e lindas que você pode viver no Peru. Vale a pena incluir este trekking no seu roteiro.
Existe uma lenda Inca que diz que Salkantay e Ausangate eram irmãos que viviam em Cusco. Certo dia de seca, saíram da cidade e Salkantay, que foi para o norte, acabou encontrando seu amor, Verônica. E Ausangate, que foi para sul, encontrou grande variedade de comida.
Assim como a Montanha Salkantay, o Nevado Ausangate também era considerado sagrado para essa antiga civilização e representava a “Energia Masculina” e era como um protetor para a região, sendo responsável por fertilizar Pachamama com a água do se desgelo.
A Montanha Ausangate é a 6º mais alta do Peru, medindo mais de 6.300 metros de altitude. Quem visita a Montanha Colorida ou o Sítio Arqueológico de Sacsayhuaman pode vê-la de longe. Já se você deseja chegar mais perto desta imponente montanha dos andes, existe uma trilha de 70km, percorrida em 5 dias, que vai te levar até ela.
A Trilha para Ausangate no Peru, é considerada um dos trekkings mais difíceis da Cordilheira dos Andes. Apesar de desafiadora, a jornada te levará por algumas das passagens mais lindas e inóspitas de todo país.
Ficou com vontade de fazer o Ausangate Trekking ou visitar os outros nevados e lagoas? Entre em contato com a Viagens Machu Picchu e saiba mais.
- Esteja bem aclimatado, deixando esses passeios para os últimos dias do seu roteiro de viagem. Assim você evita o mal da altitude.
- Use roupas adequadas e confortáveis para caminhadas de longa distância no frio, como bota para trekking impermeável, casaco corta-vento, luvas, touca, camisetas térmicas e com proteção solar.
- Não esqueça de levar lanches rápidos para repor as energias, como barra de cereal, sanduíche, chocolate e frutas.
- Se você sentir sintomas como tontura, dor de cabeça, enjoo e outros, é importante levar com você algum remédio específico para o Mal da Altitude, que são vendidos nas farmácias de Cusco.
- Contrate uma agência especializada para te orientar e guiar nesses passeios, pois a logística é mais complicada e assim você garante que viverá uma experiência muito mais cômoda e segura.