O rico passado de Cusco faz da cidade um dos melhores destinos para passear por museus, já que eles contam sobre a história e a cultura local com peças cheias de detalhes, encontradas nos arredores e um acervo que vai desde de civilizações pré-incas até a era colonial.
São dezenas de museus espalhados por Cusco, cada um com suas características únicas. Visitar museus é um ótimo passeio para incluir em uma brecha no seu roteiro de viagem e otimizar sua visita à cidade imperial. Por isso, separamos aqui alguns dos principais museus de Cusco. Veja abaixo mais informações:
Como o próprio nome já diz, este é um museu dedicado à história, cultura e usos da folha de coca na região Andina. Mostra aos visitantes a importância da coca para os povos andinos, que a consideram sagrada, explorando seu papel na medicina, na religião e na vida cotidiana deste povo.
- Exposições e acervo: conta com 3 exposições permanentes além de peças de cerâmica, têxteis e líticos.
- Endereço: Cuesta San Blas 618, Cusco.
- Atendimento: todos os dias da semana das 9h às 21h.
- Entrada: para o público em geral o valor é de 10 soles e para quem tem direito a meia entrada é de 5 soles.
No Museo del Sitio Qorikancha, os visitantes podem explorar uma variedade de artefatos, incluindo cerâmicas, esculturas, objetos de metal e têxteis, todos relacionados ao complexo de Qorikancha e à civilização inca em geral. Além disso, o museu abriga exposições informativas sobre a arquitetura e engenharia dos incas, bem como sobre suas crenças religiosas e práticas rituais.
Uma das características mais impressionantes do Museo del Sitio Qorikancha é a oportunidade de explorar os restos arqueológicos do próprio templo de Qorikancha, que foi um dos locais mais sagrados e importantes do Império Inca.
- Endereço: Av. EL Sol 526, Cusco.
- Atendimento: todos os dias da semana das 8h às 17h de segunda a sábado e aos domingos das 14h às 16h.
- Entrada: o valor de entrada está incluso no Boleto Turístico de Cusco.
Este museu é reconhecido por sua coleção diversificada de obras de arte sacra, incluindo pinturas, esculturas, objetos litúrgicos e têxteis. O Museo de Arte Religiosa abriga uma impressionante variedade de obras de arte que datam do período colonial, quando o cristianismo foi introduzido no Peru pelos colonizadores espanhóis.
As peças em exibição refletem a fusão única de influências artísticas indígenas e europeias, resultando em uma estética distintamente peruana. Os objetos litúrgicos em exibição, como cálices, crucifixos e relicários, oferecem uma visão fascinante da prática religiosa na região de Cusco ao longo dos séculos.
- Exposições e acervo: reúne peças da Escola Cusqueña e do período colonial, todas com temas religiosos.
- Endereço: Calle Herrajes 38, Cusco.
- Atendimento: o museu está aberto de segunda a sábado das 8h às 18h.
- Entrada: o valor de entrada está incluso no Boleto Turístico de Cusco.
O museu abriga uma coleção diversificada de obras de arte contemporânea em uma variedade de mídias, incluindo pintura, escultura, fotografia, vídeo, instalação e arte digital. As exposições apresentam uma ampla gama de estilos, temas e técnicas, refletindo a riqueza e a diversidade da cena artística contemporânea, de artistas locais e internacionais.
- Exposições e acervo: o local tem exposições itinerantes e também conta com eventos, palestras e shows, em uma programação dinâmica e interativa.
- Endereço: Calle Espinar 270, Cusco.
- Atendimento: todos os dias da semana, das 9h às 18:30h.
- Entrada: o valor de entrada está incluso no Boleto Turístico de Cusco. Que por sua vez, está incluso em todos os nossos pacotes de viagem para o Peru.
O destaque para este museu estão nas tapeçarias da época colonial que fazem parte do acervo, juntamente com outras peças dos séculos XVII e XVIII, de artistas locais e internacionais.
Atualmente o local é moradia de mais de 10 freiras, já que está localizado junto à Igreja e Monastério de Santa Catalina. Foi fundado em 1605.
- Endereço: Calle Santa Catalina Angosta 401, Cusco.
- Atendimento: das 8:30h às 17:30h de segunda a sábado e das 14h às 17h aos domingos.
- Entrada: o valor de entrada é de 8 soles e 4 soles para quem tem direito a meia entrada.
O Centro de Textiles Tradicionales del Cusco desempenha um papel crucial na preservação das tradições têxteis andinas e no apoio às comunidades indígenas locais.
O CTTC abriga um museu dedicado à arte têxtil andina, onde os visitantes podem aprender sobre a história, os métodos e os significados por trás das técnicas de tecelagem tradicionais. O museu exibe uma coleção impressionante de têxteis antigos e contemporâneos, incluindo tecidos, roupas e acessórios, todos produzidos pelas comunidades que colaboram com o local.
- Endereço: Av. El Sol 603, Cusco.
- Atendimento: segunda a domingo das 9h as 20h.
- Entrada: entrada gratuita.
Este museu abriga uma coleção de obras dos mais renomados artistas populares locais de Cusco, algumas datadas desde 1940. O acervo inclui pinturas, cerâmicas, fotografias, esculturas e outras formas de expressão artística.
Os visitantes têm a oportunidade de explorar a história da cidade de Cusco por meio de fotografias e pinturas, testemunhando as transformações que o local enfrentou ao longo do tempo, incluindo os efeitos de terremotos e outras mudanças.
- Endereço: Av. El Sol, Cusco.
- Atendimento: segunda a sábado das 8h as 18h.
- Entrada: a entrada está inclusa no Boleto Turístico de Cusco.
Planeje sua viagem para Cusco com quem entende do assunto. A Viagens Machu Picchu tem mais de 10 anos de experiência e nos tornamos especialistas em receber brasileiros no país milenar dos incas, com roteiros personalizados e experiências memoráveis. Entre em contato e reserve!