Ao viajar para o Peru, certamente você incluirá a cidadela de Machu Picchu em seu roteiro, certo? Este é o destino mais famoso do país e um dos mais visitados do mundo. Mas existem diversas formas de conhecer este lugar monumental e, consequentemente, a história e cultura inca.
Além de fazer o tour em Machu Picchu, passear pelas ruas de Cusco, por si só, já é uma maneira de viver uma verdadeira imersão cultural. Outra opção é visitar museus na cidade e poder ver de perto peças que contam a história do império inca.
Para completar sua visita a Machu Picchu, porque não incluir o Museo Machu Picchu no roteiro? Isso mesmo, Machu Picchu tem um museu especialmente para guardar em seu acervo mais de 300 peças de cerâmica, metal, madeira, restos óseos, etc, que foram encontradas durante as escavações na cidadela. Incrível, não é?!
O museu está localizado em uma casa colonial construída sobre o Palácio de Tupac Inca Yupanqui e, hoje em dia, restam apenas algumas paredes do palácio original. Depois da invasão espanhola, o local foi cedido a Diego de Santiago e em 1710, uma nova estrutura foi levantada e vendida a Don José de Santiago - Concha Salvatierra. Mais tarde, em 2001, foi doada à Universidade Nacional de San Antonio Abad del Cusco.
O museu exibe uma variedade de artefatos históricos relacionados à civilização inca e à era colonial, incluindo objetos do cotidiano, artefatos cerimoniais, utensílios domésticos e ferramentas utilizadas pelos incas. Além disso, possui uma coleção de objetos da era colonial, proporcionando uma compreensão abrangente da história peruana.
Com suas exposições informativas e atmosfera envolvente, o Museu Machu Picchu Casa Concha é uma parada imperdível para quem deseja mergulhar na rica herança cultural do Peru.
As exposições permanentes do Museu Machu Picchu Casa Concha são organizadas em duas categorias principais: uma inclui artefatos retirados de Machu Picchu durante escavações após sua redescoberta, enquanto a outra exibe objetos inca encontrados durante a restauração da Casa Concha.
O museu apresenta mais de 350 artefatos em exposição pública, com cerca de 45 mil outros itens guardados em depósitos, predominantemente compostos por cerâmica, pedra e osso (fala-se que o acervo tem inclui 177 partes de esqueletos).
Uma curiosidade é que não foram encontrados objetos de luxo em Machu Picchu, e a ausência destes sugere que a cidade não era habitada pela nobreza do império inca. No entanto, os objetos em exibição se destacam por sua beleza estética e valor artístico.
Os objetos expostos nos revelam como era o dia-a-dia da população inca, nos mostrando como realizam atividades rotineiras como torrar milho, se alimentar, como faziam cerimônias religiosas e sepultamentos, entre outros.
Hoje o museu conta com salas modernizadas e elementos interativos, que tornam o passeio ainda mais interessante.
O Museu está situado no coração do Centro Histórico de Cusco, no endereço Santa Catalina Ancha, 320, a uma curta caminhada da Plaza de Armas, levando menos de 5 minutos para chegar lá. É facilmente acessível por conta própria, no entanto, se preferir uma experiência mais enriquecedora, entre em contato com a Viagens Machu Picchu, uma agência local especializada, para garantir um tour guiado por um profissional.
Informações de visitação:
Recebe visitantes de segunda a sábado, de 9h a 17h. A entrada custa 10 soles para peruanos e 20 soles para estrangeiros e estudantes têm direito a meia entrada.