A cidade de Cusco no Peru é mundialmente conhecida como a Capital Arqueológica da América do Sul. Isso porque diversas civilizações milenares estabeleceram território e ali prosperaram por muitos anos.
A mais famosa delas, claro, é a civilização inca, que fez de Cusco o centro do seu grande império. Por isso, Cusco também é conhecida como a Capital do Império Inca. Dessa forma, já dá para imaginar a infinidade de atrações históricas localizadas tanto na própria cidade quanto nos seus arredores.
Não precisa ir muito longe para viver uma verdadeira imersão na cultura inca, basta andar pelo centro histórico de Cusco ou percorrer menos de 10km para visitar sítios arqueológicos impressionantes como Koricancha, Sacsayhuaman, Qenqo, Puka Pukara e outros.
O que poucos sabem é que existem ainda muitos outros complexos arqueológicos menos famosos, mas igualmente importantes para a história do país. Um bom exemplo disso é o Sítio Arqueológico de Huchuy Qosqo, que vamos te apresentar agora e te convencer de que ele merece estar no seu roteiro de viagem em Cusco.
Também chamado de Huchuy Cusco, foi uma cidadela construída por ordens do famoso imperador inca Wiracocha entre os anos de 1000 e 1400 d.C., com intuito de ser um local de descanso e paz espiritual. Na verdade, existem teorias que apontam que Huchuy Qosqo pertenceu primeiramente a outras civilizações, sendo invadida e tomada pelos incas.
Hoje em dia sabe-se que as construções que restaram ali foram feitas inteiramente pelos incas, utilizando pedras e adobe. O império inca teve o trabalho de adaptar a construção ao seu estilo arquitetônico único e incomparável.
Assim como a maioria dos complexos históricos da região, Huchuy Cusco também foi projetada em plena harmonia com a natureza, sendo que as construções se adaptam ao terreno e às condições naturais do local. Ali existem terraços utilizados para cultivo agrícola e alguns colcas, ou seja, armazéns para guardar alimentos.
Por sua localização privilegiada, sendo uma das cidadelas mais altas do Vale Sagrado dos Incas, Huchuy Cusco possibilita uma vista incrível da região, o que torna possível que ali também tenha se estabelecido uma base militar e administrativa.
Além disso, sua altura era propícia para observar raios e tempestades elétricas, fato esse que deu ao lugar seu nome original de Qaqyaxaqixawanq ou Haquiqhawana, que pode ser traduzido como “lugar de onde o raio é observado”.
Falando em nome, acredita-se que, posteriormente, o complexo passou a se chamar Huchuy Qosqo, que significa “pequeno Cusco”. Cusco, por sua vez, é traduzido como “umbigo do mundo”, ou seja, o centro de tudo. Isso por si só, nos faz perceber a importância deste sítio arqueológico na era incaica.
O pequeno vilarejo também chamado de Huchuy Cusco, está localizado a 50 quilômetros ao norte da cidade de Cusco, e faz parte do famoso e imperdível Vale Sagrado dos Incas. Está a 3550 metros acima do nível do mar.
A forma mais tradicional e indicada de chegar em Huchuy Qosqo é através de um tour, contratando uma agência local especializada, como a Viagens Machu Picchu. O tour completo inclui translado de ida e volta, alimentação, guia local fluente em português para você não perder nenhum detalhe e entrada desta e de outras atrações visitadas.
Entre em contato e conheça nossos pacotes de viagens para o Peru.
Provavelmente você não sabe, mas existem diferentes maneiras de conhecer este importante lugar histórico. Veja com qual você se identifica mais:
- Huchuy Cusco Trek: se você é um viajante aventureiro e com bom preparo físico, esta opção é para você. Esta caminhada dura dois dias e uma noite e garante uma verdadeira imersão nas paisagens dos andes peruanos e na cultura local;
- Tour de um dia: um passeio detalhado que vai e volta para Cusco no mesmo dia, conhecendo algumas outras atrações no caminho;
- Tour em Huchuy Qosqo: a maneira mais rápida para conhecer este complexo é fazer o tour que vai direto a ele e dura apenas algumas horas. Recomendado se você não tem muito tempo.
Você vai ver de perto um maravilhoso exemplo da arquitetura e engenharia inca e também da sua sabedoria milenar que influencia a população local até os dias de hoje.
Ao andar por Huchuy qospo encante-se com a chamada Estrutura com Três Níveis, que é um recinto retangular perfeitamente esculpido. Passeie pelo Edifício Retangular, passando por suas muitas portas construídas para ficarem voltadas ao Vale Sagrado dos Incas.
Conheça também gabinetes, pequenos recintos, postos de vigilância e muito mais. Durante todo o tour você vai ficar boquiaberto com as paisagens montanhosas e pelos vales de beleza estonteantes.
• Valor do ingresso: Até o momento o local não cobra nenhum valor de entrada para visitação. Aproveite!
• Horário de funcionamento: o centro arqueológico Huchuy Qosqo está aberto todos os dias da semana das 7h às 18h.
• Aclimatação: lembre-se que qualquer lugar acima de 3 mil metros acima do nível do mar exige aclimatação, para evitar o mal da altitude. Além disso, hidrate-se bem, coma comidas leves e tenha sempre um remédio junto com você.
• O que levar: leve água, protetor solar, boné ou chapéu, comidas rápidas, como frutas e chocolates e, por precaução, uma capa de chuva ou jaqueta impermeável. E claro, não esqueça da câmera fotográfica para fazer muitos registros deste dia memorável.
Entre em contato com nossa equipe especializada para saber mais sobre essa e outras atrações turísticas de Cusco.