E se te contarmos que das 6 montanhas coloridas do mundo, 3 delas estão no Peru? Incrível, não?! E se você é um viajante aventureiro que gosta explorar os destinos de forma mais autêntica em contato com a natureza, sem dúvida precisa incluir as Montanhas Coloridas do Peru no seu roteiro pelo País Milenar dos Incas.
Diferente das atrações históricas que rodeiam a cidade de Cusco, como o Vale Sagrado dos Incas, Machu Picchu, Sacsayhuaman e outros sítios arqueológicos que foram descobertos há algum tempo e se encontram na lista das principais atrações do Peru, as montanhas coloridas, ou Cerros Colorados, são atrações descobertas recentemente e estão em ascensão.
A primeira a ser descoberta, em 2013, foi a Montanha Colorida Vinicunca ou Montanha das 7 Cores. E o que possibilitou tal descoberta foi a mudança climática, que derreteu a camada de neve que cobria a montanha e revelou tamanha beleza.
A segunda Montanha Colorida do Peru se chama Palcoyo e é tão linda e impressionante quanto a primeira. E a terceira é a chamada Montanha Pallay Puchu, que foi descoberta durante a pandemia de 2020, ou seja, uma das atrações mais recentes do país e ainda pouco explorada pelos turistas.
Na hora de incluir estas atrações no seu roteiro de viagem pelo Peru, surgem muitas dúvidas: é preciso fazer trilha para chegar às montanhas coloridas? Quanto tempo leva a caminhada? Qual é o nível de dificuldade do trekking para a Montanha Colorida do Peru? Qual a altitude? O que levar? E por aí vai… por este motivo, preparamos aqui um guia rápido e fácil com as principais informações para você.
Conheça os pacotes da Viagens Machu Picchu incluindo a Montanha Colorida do Peru.
O que não faltam são nomes diferentes e criativos para este incrível lugar:Montanha Colorida, Montanha 7 cores, Montanha Arco-ìris… a atração já ganhou fama pelo mundo e é, hoje em dia, um dos lugares mais visitados do Peru. Inclusive, a Montanha Colorida entrou para a lista dos 100 Lugares para Conhecer Antes de Morrer da National Geographic.
Mas é importante ressaltar que se você quer fazer o tour da Montanha Colorida precisa estar aclimatado e ter bom preparo físico, já que esta beleza da natureza está a mais de 5 mil metros de altitude e para chegar até ela é necessário fazer uma caminhada que leva em torno de 2 horas em um nível médio / alto de dificuldade. O que intensifica o percurso, na verdade, é a altitude, por isso é importante estar bem aclimatado e preparado para não sofrer com o Mal da Altitude.
A Montanha Colorida do Peru está localizada em um vale cercado de montanhas nevadas impressionantes. Para chegar lá, a viagem leva em torno de 3 horas de carro, mais o trekking de ida e volta. Por isso, prepare-se para um passeio que começa cedo e termina no final da tarde.
Outra atração que fica praticamente ao lado da Montanha Vinicunca é o Vale Rojo, em português, Vale Vermelho. Saindo do topo da Montanha Colorida, você só precisará caminhar 25 minutos para chegar até o vale e pagar a entrada à parte. As montanhas aqui são todas avermelhadas, o que deixa a paisagem diferente de tudo que você já viu.
A melhor forma de fazer o tour da Montanha Colorida do Peru é contratando uma agência de viagem especializada que vai te levar com segurança e conforto até esta imperdível atração.
Esta é a opção perfeita se você quer conhecer uma montanha colorida mas não tem tanto preparo físico ou quer um passeio mais tranquilo. As vantagens de fazer o tour na Montanha Palcoyo é que a caminhada até ela é considerada de nível de dificuldade baixa / média.
Além disso, a caminhada leva apenas 1h, a altitude do topo é de 4.900 e o trajeto é igualmente lindo, passando por vales vermelhos, florestas de pedras e mais. Outro ponto positivo é que nesta montanha o movimento de turistas ainda não é tão intenso. Portanto, se você prefere lugares mais vazios para poder apreciar tudo com mais tranquilidade, a Montanha Palcoyo precisa estar no seu roteiro de viagem.
O Tour completo da Montanha Colorida Palcoyo inclui traslados de ida e volta, acompanhamento de guia local especializado, alimentação e assistência antes e durante o passeio.
Entre em contato com a equipe da Viagens Machu Picchu e saiba mais sobre esta e outras atrações naturais de Cusco.
Está buscando uma experiência autêntica em Cusco? Então acrescente a Montanha Colorida Pallay Pucchu no seu roteiro e surpreenda-se com este destino recém descoberto e ainda pouco explorado.
A Montanha Pallay Puchu está a aproximadamente 3 horas da cidade de Cusco e a 4700 metros acima do nível do mar. A caminhada até o topo leva em torno de 3 horas e exige bom preparo físico, já que seu nível de dificuldade é moderado.
O tour em Pallay Puchu é completo, dura o dia todo, passando por uma lagoa no caminho e por paisagens de tirar o fôlego de qualquer pessoa.
Ao chegar, você vai se surpreender não apenas com as cores únicas da montanha mas também com seu formato “afiado”, que certamente é diferente de tudo que você já viu. A melhor forma de conhecer Pallay Puchu no Peru é contratando uma agência de viagem local especializada que te dará todo suporte necessário para uma experiência cômoda e segura.
• Qual a melhor época para visitar as montanhas coloridas: o clima no Peru é dividido entre estação seca, que vai de abril a outubro, e estação chuvosa, que abrange os meses de novembro a março. Se você quer evitar chuvas, programe-se de acordo com esta característica, mas prepare-se para temperaturas mais baixas também.
• O que levar: protetor solar, boné ou chapéu, luvas, touca e acessórios de frio, óculos de sol, água para estar sempre hidratado, lanches rápidos como frutas e chocolates para repor as energias, jaqueta impermeável ou capa de chuva (apenas por precaução). Leve também remédio para o Mal da Altitude, pois a 5 mil metros do nível do mar, você poderá precisar.
• Que roupas usar: utilize roupas confortáveis específicas para atividades outdoor. Jaquetas corta vento, bota de trilha, camiseta térmica e com proteção solar, etc.
• Como evitar o mal da altitude: deixe o passeio da Montanha Colorida para os últimos dias de viagem, assim você dará tempo para seu corpo se acostumar a altitudes maiores. No dia anterior, evite comer coisas pesadas e com muita gordura e tome bastante água. Uma boa noite de descanso também fará toda a diferença. Em qualquer farmácia em Cusco você poderá comprar remédio específico para o mal da altitude.
• Dica extra: se o esforço for muito grande, na Montanha Vinicunca você tem a opção de alugar cavalos a parte para te levar montanha acima.
Nós, da Viagens Machu Picchu, temos o prazer de te apresentar essa e outras atrações imperdíveis do Peru, com segurança, conforto e agilidade. Somos uma agência peruana especializada em receber brasileiros no País Milenar dos Incas e temos as melhores opções de pacotes para o Peru, incluindo as Montanhas Coloridas. Entre em contato e saiba mais.