Existem algumas formas distintas de se chegar a Machu Picchu. As principais são por trilha e de trem. A famosa Trilha Inca, que tem 4 dias de caminhada e se encerra na cidadela Inca, está disponível o ano todo, exceto durante o mês de fevereiro, quando o caminho é fechado para recuperação e manutenção, por isso se você deseja fazer a trilha Inca, fique atento a este detalhe. A melhor época para fazer a trilha é durante o inverno, nos meses de junho e julho.
São os meses mais frios, porém os mais secos. Quase não chove nesta época. Durante a noite as temperaturas são negativas e de dia o sol brilha forte e não faz muito frio. Nos demais meses as temperaturas são mais altas, mas chove com mais frequência. Com chuva, além de ter que caminhar com o equipamento molhado (que no final pesa mais) os trechos de terra se tornam barro e os trechos com calçamento de pedra (original da época Inca) se tornam muito escorregadios. Já quem opta por fazer a viagem de trem até Aguas Calientes, e depois seguir de ônibus até Machu Picchu, não encontrará problemas, pois o serviço está disponível o ano todo.
Independente da época, reserve seu passeio com bastante antecedência, para não correr o risco de vir até Cusco e não poder conhecer Machu Picchu, principalmente se vier na época de alta temporada (junho e julho). Em junho Cusco é invadida por turistas do mundo todo, pois é neste mês que se comemora o Inti Raymi (festa do Sol), além do aniversário da cidade. Na baixa temporada, de dezembro a março, as chuvas são mais frequentes e intensas, porém os preços são algo mais baixos, devido à menor demanda.
Confira nossos pacotes de viagem para Machu Picchu.