Arequipa, conhecida como a "Cidade Branca" do Peru, não é apenas famosa por suas paisagens únicas, que incluem vulcões, rios e cânions, por aqui, o que também impressiona os visitantes, são os sabores da culinária local .
A gastronomia peruana é uma das mais famosas e renomadas do mundo, com pratos emblemáticos, como o cuy e o ceviche. Mas, cada região do país possui suas especialidades, incluindo ingredientes únicos de cada localidade. E a culinária arequipenha é uma das mais reconhecidas do país, combinando ingredientes locais com influências culturais da época colonial.
Se você vai viajar para o Peru e pretende passar uns dias em Arequipa, anote as dicas deste texto. Separamos para você, os principais pratos típicos da cidade e as características que tornam a culinária de Arequipa tão especial. Tudo isso para que você não saia de Arequipa sem provar essas delícias.
A culinária de Arequipa é conhecida por seu uso criativo de ingredientes regionais, como pimentões, batatas, milho, queijos e ervas aromáticas. Os pratos geralmente são preparados com uma combinação única de especiarias, resultando em sabores marcantes. Outra característica é o uso de "rocoto", um tipo de pimenta que é muito popular na região, dando aos pratos um toque picante e aromático.
Além disso, as "picanterías", restaurantes tradicionais, são uma parte essencial da experiência gastronômica em Arequipa. Esses estabelecimentos preservam receitas ancestrais e servem pratos emblemáticos acompanhados de "chicha", uma bebida fermentada de milho, que também merece ser provada.
Conheça também os melhores restaurantes do mundo que estão no Peru.
As picanterías de Arequipa desempenham um papel essencial na preservação da cultura culinária de Arequipa. Nada mais são que restaurantes tradicionais que servem pratos típicos, além disso, são ótimos lugares para observar a vida cotidiana local. São um local de encontro e convivência.
Cada picantería tem suas próprias receitas e segredos de família, o que torna cada uma delas uma experiência única. E o nome “picanteria”, vem do fato que nesses lugares normalmente são servidas pequenas porções de vários pratos, uma espécie de “picado”.
Esses estabelecimentos desempenham um importante papel na cultura local, pois mantêm vivas tradições milenares, ao mesmo tempo que criam novos pratos e sabores. Não tem como conhecer Arequipa, sem conhecer alguma picanteria.
Veja uma lista completa dos melhores restaurantes de Arequipa, clicando no link.
O Rocoto Relleno é um dos pratos mais icônicos de Arequipa. Feito com rocoto, uma pimenta de sabor picante, o prato consiste em recheá-lo com carne moída, cebola, ervilhas, azeitonas e especiarias. Em seguida, é coberto com queijo e assado no forno. Geralmente é servido acompanhado de "pastel de papa", uma torta de batatas feita em camadas com leite, queijo e ovos. Essa combinação de sabores é um reflexo da riqueza culinária da região.
Tradicionalmente servido no café da manhã, especialmente aos domingos, o Adobo Arequipeño é um ensopado feito com carne de porco marinada em vinagre, chicha de milho, pimentões, alho e especiarias. O prato é cozido lentamente até que a carne fique macia e saborosa. É servido com pão fresco, tornando-se uma refeição reconfortante e nutritiva.
Este prato é considerado um dos mais sofisticados da culinária de Arequipa. O Chupe de Camarones é uma sopa rica feita com camarões de rio, batatas, milho, arroz, ovos, leite e temperos locais. O resultado é uma sopa cremosa e cheia de sabor, perfeita para os dias mais frios. Sua popularidade se estende além das fronteiras de Arequipa, sendo apreciado em todo o Peru.
A Ocopa é um prato simples, mas delicioso, que consiste em batatas cozidas cobertas com um molho à base de queijo, leite, pimenta "amarilla", nozes e huacatay (uma erva aromática andina). Este molho é similar ao "ají de huancaína", mas com um sabor único de Arequipa. O prato é frequentemente servido como entrada.
O Cuy Chactado, ou porquinho-da-índia frito, é um prato tradicional dos Andes e uma especialidade em Arequipa. O animal é temperado e frito inteiro, resultando em uma carne crocante por fora e macia por dentro. Geralmente, é servido com batatas e salada. Apesar de ser uma experiência culinária incomum para muitos visitantes, o prato é um ícone da gastronomia andina.
Este prato leve e refrescante é uma salada feita com queijo fresco, milho, favas, cebola, tomate e azeitonas, temperados com azeite e limão. O Solterito de Queso é ideal para os dias quentes e é muitas vezes servido como entrada ou acompanhamento.
Pebre é uma mistura de carne bovina ou suína cozida lentamente com pimenta, alho, cebola e especiarias, resultando em um prato suculento e cheio de sabor. Ele é geralmente acompanhado de batatas cozidas e é uma opção popular nas picanterías locais.
Um prato simples e tradicional que remonta aos tempos coloniais. O Escribano é feito com batatas amassadas, pimenta rocoto picada, azeite, vinagre e sal. Essa combinação de ingredientes resulta em um prato rústico, mas saboroso, que reflete a história culinária de Arequipa.
A Malaya Frita consiste em uma carne de peito bovino temperada e frita até ficar crocante. É servida com batatas ou arroz e é um prato popular para almoços em família e também uma ótima pedida para experimentar nas picanterias pela cidade.
Embora o nome sugira um queijo congelado, o Queso Helado é, na verdade, uma sobremesa. Feita com leite, canela, coco e baunilha, essa sobremesa é congelada e servida em porções individuais. É uma delícia refrescante, perfeita para encerrar uma refeição.
Quer conhecer tudo sobre a cidade de Arequipa? Desde as paisagens mais lindas da região, a arquitetura colonial bastante presente na cidade, os lugares históricos e claro, os sabores mais tradicionais da cultura local? Entre em contato agora com a equipe da Viagens Machu Picchu e reserve seu lugar nesta viagem única.
Quer uma sugestão de roteiro em Arequipa? Veja nosso pacote completo, de 12 dias e 11 noites: Machu Picchu com + Lago Titicaca e Arequipa. Conheça de uma vez, as principais cidades do Peru e as atrações mais lindas e famosas do país. Tudo isso com o suporte da Viagens Machu Picchu, a melhor agência de viagem para o Peru.