Vamos começar com uma pergunta: que tipo de turista você é? Se você daqueles que, quando viaja, quer experimentar todos os pratos típicos e ingredientes nativos do país, ama sabores diferentes e acredita que uma boa refeição pode fazer toda diferença na sua experiência de viagem, então o Peru é destino perfeito para você! A cozinha peruana vem se destacando mundialmente, e o país já ganhou seis vezes o prêmio de “Melhor Destino Gastronômico do Mundo” e Lima, a capital do Peru, é considerada a “Capital Gastronômica da América do Sul”. Mas afinal, o que a faz tão famosa? A gastronomia peruana é formada por uma mistura de outras cozinhas, herdando características espanholas, africana, italiana, chinesa e japonesa... isso tudo incorporado à ingredientes tipicamente andinos, o que a torna única no mundo.
Chefs renomados reconhecem que o mais surpreendente da cozinha peruana é a tradição e variedades de produtos. O Peru hoje participa em um dos eventos mais importantes da Europa, o “Madri Fusión”, que acontece todos os anos na cidade de Madri, na Espanha. A culinária, sem dúvidas, é uma parte importante da cultura peruana e quem vem ao país não pode deixar de experimentá-la. Por isso, nós preparamos experiências incríveis para que não só prove, mas também tenha a oportunidade de aprender a preparar os principais pratos típicos do Peru, em aulas de cozinha exclusivas, com chefs peruanos renomados. Isso é o que oferecemos no nosso tour gastronômico.
Um dos pratos mais conhecidos é o ceviche de pescado: é o filé de peixe cozido apenas no suco de limão, com cebola roxa, sal, aji, milho, acompanhado batata especial conhecida como “camote”. Um outro prato de dar água na boca é pollo a la brasa: que é frango assado com batatas fritas e salada, em qualquer esquina do Peru encontrará uma “Polleria” onde poderá provar este prato. Já o Lomo saltado, é um picadinho de carne com batas fritas, fatias de cebolas roxas fritas e arroz. Papa la huacaína: É um prato de batata e ovos cozidos, acompanha alface e azeitonas pretas e um creme composto de pimenta, bolacha salgada, leite e queijo.
O Ají de gallina, é frango desfiado misturado com creme de pão, alho, cebola, cominho, “aji amarillo”, que é um tipo de pimenta típica do Peru, leite, queijo parmesão, acompanhado com batata, ovo e azeitonas pretas. Outro prato considerado um dos mais exóticos é o cuy “porquinho da índia”. Essa iguaria pode-se comer cozido, frito ou assado no forno. Muito apreciado na cultura peruana.
Não deixe conhecer os 10 melhores restaurantes de Cusco e também os melhores restaurantes de Lima no Peru.
Antes da chegada dos espanhóis, as antigas culturas já exploravam suas habilidades também em doces. “Dona Pepa”, por exemplo, é um bolo bastante conhecido também como “turrón”, composto de farinha de trigo, gemas de ovo, mel e finalizado com cobertura de chocolate e confeites coloridos. Confira algumas outras receitas: Suspiros limenhos: em espanhol “suspiros limeños”, que provêm da capital Lima, é uma sobremesa típica desde o século XIX, é composto de leite, açúcar, gema de ovo e essência de baunilha.
Mazamorra: Alguns dizem que provém da cultura espanhola outros consideram de culturas indígenas, é uma sobremesa bem popular não só em Peru mais em toda a América Latina. Mazamorra é composta de farina de milho roxo, canela, cravo e açúcar. Picarones: Feito em formato de rosquinha, sua receita contém “camote”, um tipo de batata, “zapallo”, seria um tipo de abóbora muito popular em Peru e especiarias locais. Você pode encontrar esses deliciosos “picarones” no fim da tarde, é uma tradição em todo Peru.
O tradicional e mais famoso coquetel peruano é o “pisco sour”. Esse coquetel em 2007 foi declarado um Patrimônio Cultural da Nação. Todo ano do primeiro sábado de fevereiro os peruanos festejam o dia do “pisco sour”, que é uma festa a nível nacional. Essa bebida alcoólica é composta de aguardente de uvas, limão, ovo, canela, açúcar e gelo. Experimente também a “chicha morada”: uma bebida feita de milho roxo cozido junto com a casca do abacaxi, canela e cravo. Depois de férvida deixa esfriar e acrescenta sumo de limão e açúcar.
O grande segredo da gastronomia peruana está em seus produtos, conhecidos hoje á nível internacional. Um deles é a Quinua, um cereal que provêm dos andes com alto teor nutritivo de vitamina B e C, além disso é um ótimo antioxidante. La kiwicha é um cereal rico em ferro, vitaminas, magnésio, cálcio, fósforo. Aguaymanto é uma fruta típica dos Andes peruanos, sendo um ingrediente fundamental e requintado na gastronomia local e internacional. Conheça todos os nossos pacotes de viagem para o Peru. Lembre-se: você também pode personaliza-los como desejar, incluindo os destinos e tours de sua preferência. Fale com nossos agentes de viagem e programe-se.
Leia nosso blog informativo e confira nossos pacotes de viagem para o Peru.
• Espanhol > Viagens Machu Picchu
• Inglês >Viagens Machu Picchu
• Português > Viagens Machu Picchu