Machu Picchu, a enigmática cidade perdida dos incas, continua a deslumbrar com sua beleza e importância histórica. Além das construções milenares recentemente reconhecidas como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o local oferece atrações imperdíveis que vão muito além de seus antigos ambientes.
Rodeada por uma natureza deslumbrante, com imponentes montanhas, lindos vales e uma rica diversidade de fauna e flora, Machu Picchu cativa os corações dos visitantes. Para os mais aventureiros, o lugar reserva a opção de trilhas que proporcionam outro ângulo para apreciar tanta beleza, com vistas panorâmicas da cidadela e das majestosas montanhas dos Andes.
Entre essas trilhas, a mais disputada é a imponente Trilha da Montanha Huayna Picchu. Este caminho apresenta desafios por causa de suas íngremes subidas, que se elevam por uma escadaria de pedra até o cume de uma das montanhas que circundam Machu Picchu, mas que retribui o esforço com uma visão completa de toda a cidadela e da natureza mágica que a cerca.
A "Montanha Jovem", como é conhecida pelo seu nome de origem quéchua, possui uma altitude impressionante, erguendo-se a mais de 300 metros em relação às construções incas, chegando a uma altitude superior a 2.690 metros acima do nível do mar. Para chegar no cume da Huayna Picchu, é necessária uma de quase 2 quilômetros até o topo, com um tempo médio de 2 horas e meia, ida e volta
E todo esse esforço é recompensado pela vista panorâmica privilegiada de Machu Picchu, são poucos os visitantes que tem a chance de contemplar essa paisagem. Com toda certeza, esta trilha vai tornar sua experiência em Machu Picchu ainda mais especial, tornando-a completa e memorável.
Se ainda tem dúvidas sobre este passeio, para te ajudar preparamos um guia completo sobre o trekking até a Montanha Huayna Picchu. Continue lendo para se encantar ainda mais!
Em primeiro lugar, nossa dica é: tenha o suporte de uma agência local especializada, que vai te oferecer assistência antes, durante e após o passeio. Sabemos que toda a logística pode parecer confusa para os não está acostumado, por isso contar com a ajuda de um especialista tornará tudo mais acessível e tranquilo.
Ao contatar seu agente de viagens, você deve pedir o tour opcional da Montanha Huayna Picchu, contando a ele tudo o que deseja, pois a compra dos ingressos é feita por horário e de forma separada do ingresso para Machu Picchu. É importante também que você reserve seu ingresso com algum tempo de antecedência, já que esta trilha é bastante concorrida.
A trilha vai começar onde está localizada a “Rocha Sagrada”. Chegando ali, é só apresentar seu ingresso específico para a trilha, já que ele é diferente do ingresso para Machu Picchu. Logo após algum tempo de caminhada, você vai observar que, em certo ponto, a trilha se divide em dois: o caminho superior leva diretamente ao topo da Montanha Huayna Picchu, enquanto o caminho inferior passa pela Grande Caverna e pelo Templo da Lua antes de chegar ao destino final.
Seguindo pelo caminho superior, você seguir pela trilha que pode parecer desafiadora, pois é íngreme e percorre uma escadaria de pedra ao longo de um penhasco por cerca de 2 quilômetros, é uma aventura única na vida. Vale ressaltar que esta aventura não é adequada para crianças menores de 12 anos
Quando você alcançar o cume da montanha Huayna Picchu, é hora de desfrutar ao máximo deste momento singular. Após todo o esforço durante o trajeto, você será recompensado com vistas deslumbrantes de Machu Picchu, das montanhas ao redor e do rio Vilcanota. A vista panorâmica que você terá de toda Machu Picchu é verdadeiramente indescritível.
É importante que você esteja preparado para a altitude, então, faça uma boa aclimatação com antecedência, sempre se mantenha hidratado, ingira comidas leves e, se necessário, leve remédios para enjoo e dor de cabeça, o chá de coca pode ser útil também. Falamos tudo isso, pois a trilha atinge uma elevação de 2.500 metros, o que pode representar um desafio para aqueles não acostumados com altitude.
Se você quiser subir outra montanha ou não gostar da ideia da Montanha Huayna Picchu, você também pode escolher fazer o trekking para a Montanha Machu Picchu, já que ambas localizadas dentro da cidadela. Essas são as duas trilhas que existe dentro da cidade perdida dos incas, e cada uma oferece uma experiências distinta e com sua beleza própria.
As duas montanhas são incríveis, mas a experiência e a visão que cada uma proporciona é diferente. E, para ajudar você a escolher a sua preferida, vamos deixar algumas informações:
Montanha Huayna Picchu:
Para os mais aventureiros esta é a escolha ideal, pois é considerada a mais desafiadora. Com um nível de dificuldade médio/alto, a trilha percorre 2 quilômetros a uma altitude superior a 2.500 metros. Tem um duração média de 2 horas e meia, dependendo do preparo físico de cada pessoa.
Durante todo percurso o percurso do Trekking para a Montanha Huayna Picchu, você vai poder aproveitar algumas atrações extras, como o Templo da Lua e outras construções incas menores. Depois de chegar no cume, a visão é simplesmente cinematográfica, e, com certeza, você chegará a conclusão que valeu a pena todo o esforço.
Montanha Machu Picchu:
Mesmo sendo mais alta que a Huayana Picchu, pois está 800 metros acima das construções de Machu Picchu e a mais de 3 mil metros acima do nível do mar, esta trilha é menos desafiadora.
No trekking para Machu Picchu, você vai percorrer cerca de 3 quilômetros em aproximadamente 3 horas e meia, entre subidas e descidas, o caminho é mais extenso, porém menos íngreme, o que o torna um pouco mais fácil. Uma das vantagens desta opção é a grande imersão na natureza local, repleta de orquídeas, borboletas e pássaros típicos.
Como viu, são duas trilhas que proporcionam desafios e belezas diferentes, e você pode decidir fazer alguma delas ou até mesmo outros passeios adicionais em Machu Picchu. É só nos chamar que temos a opção certa para você.
Dica Importante:
Ambas as trilhas oferecem aventuras únicas, permitindo que cada viajante escolha a que melhor se adapta ao seu estilo. Para garantir sua participação, lembre-se de reservar com antecedência, pois o número de visitantes é limitado.
E os ingressos para o trekking da Montanha Huayna Picchu se esgotam ainda mais rápido, principalmente entre os meses de julho a outubro, então, peça seu orçamento personalizado e garanta logo o seu lugar nesta aventura.
Entre em contato com a equipe de especialistas da Viagens Machu Picchu para garantir que seu sonho de explorar esses tesouros incas seja realizado.