As belezas de Machu Picchu vão muito além da história, da cultura e dos mistérios que envolvem a cidade perdida dos Incas. Machu Picchu também é uma atração que envolve uma beleza natural única e impressionante.
Todos se impressionam com as ruínas, que foram construídas em meio às montanhas de floresta tropical dos Andes peruanos. Dessa forma, é possível imaginar que a região é cheia de vida, com fauna e flora ricas e abundantes, que formam um dos ecossistemas mais complexos do Peru.
A vida selvagem cresce em abundância nos mais de 32 mil hectares que fazem parte do parque de Machu Picchu. Por isso, hoje, vamos te apresentar animais e plantas típicas da região, que compõem e embelezam o tour em Machu Picchu.
A flora de Machu Picchu é tão diversificada quanto a própria paisagem que a rodeia, apresentando uma variedade impressionante de espécies vegetais adaptadas aos diferentes microclimas e altitudes encontrados na região.
Nas áreas mais baixas e úmidas, é comum encontrar uma densa floresta tropical, repleta de árvores exuberantes, como palmeiras, bambus e árvores frutíferas, além de uma profusão de outras plantas, como orquídeas e bromélias, que adornam os galhos das árvores. Só de orquídeas são mais de 400 tipos.
À medida que a altitude aumenta, a vegetação transicional para florestas de nuvens, caracterizadas por uma cobertura de névoa e uma grande diversidade de plantas herbáceas, samambaias e líquens. Em meio a essas florestas de altitude, é possível encontrar também uma variedade de espécies de plantas medicinais, muitas das quais são utilizadas tradicionalmente pelos povos locais para tratamentos de saúde e rituais espirituais.
Estima-se que na região existam mais de 2.350 espécies de plantas.
A fauna em Machu Picchu é igualmente diversificada e fascinante. Nas áreas mais baixas e úmidas, é comum encontrar uma rica diversidade de aves, incluindo tucanos, papagaios, beija-flores e uma variedade de pássaros coloridos que habitam as copas das árvores na floresta tropical.
À medida que a altitude aumenta, é possível avistar mamíferos como veados, raposas, quatis e, se der sorte, é possível avistar o puma, um dos animais mais impressionantes da região.
Nas encostas mais altas das montanhas, onde o clima é mais frio e a vegetação mais escassa, é possível encontrar espécies adaptadas ao ambiente alpino, como roedores, aves de rapina e até mesmo condores, que planam majestosamente nos céus acima de Machu Picchu.
Além disso, os camelídeos, como lhamas, guanacos e alpacas, já se tornaram uma atração típica do local, sendo comuns de encontrar e relativamente dóceis. Você vai encontrá-los em Machu Picchu, em inúmeras atrações dos arredores e até no meio da cidade de Cusco.
Viaje para o Peru com quem entende do assunto e tem mais de 11 anos de experiência em apresentar o país milenar dos Incas para os brasileiros. Entre em contato com a Viagens Machu Picchu agora e saiba mais!