Viagens Machu Picchu

Aquedutos de Cantalloc

Aquedutos de Cantalloc: 

Os Aquedutos de Cantalloc são um sistema de aquedutos subterrâneos que datam da época pré-incaica, localizados nas proximidades da cidade de Nazca, no sul do Peru. Cantalloc exatamente estão localizados a 450 quilômetro de Lima, e a 15 minutos do centro de Nazca.

Também são chamados de “Puquios” em língua quéchua que significa “olhos de àgua” este é um grupo de 46 aquedutos construídos próximos à cidade de Nazca a cerca de 1.500 anos atrás, dos quais cerca de 32 destes permanecem em atividade desde suas construções. 

Estas construções de aquedutos são um exemplo vivo de um grande conhecimento de engenharia hidráulica possuído pela cultura Nazca. Graças a isso, eles podiam fornecer àgua às áreas de cultivo e lidar com a seca de modo estratégico. Algumas destas estruturas são utilizadas ainda hoje por fazendeiros locais.

A principal função dos aquedutos era fornecer água para irrigar as terras agrícolas da região. A água era vital para a agricultura nas terras áridas de Nazca, permitindo o cultivo de alimentos como milho, feijão e algodão. Essa irrigação possibilitava o desenvolvimento de uma agricultura sustentável na área.

Hoje, os aquedutos de Cantalloc são um importante sítio arqueológico e atração turística, contribuindo para nossa compreensão da cultura Nazca e de suas realizações notáveis em engenharia hidráulica. Eles demonstram a habilidade e a engenhosidade dos antigos habitantes da região em lidar com os desafios ambientais e na gestão sustentável dos recursos hídricos.