Viagens Machu Picchu

Como se programar para a Trilha Inca?

A melhor trilha da América do Sul, assim é conhecida a Trilha Inca que, em uma aventura inesquecível, te leva diretamente para Machu Picchu.

A Trilha Inca para Machu Picchu é o sonho de muitos viajantes, pois oferece uma conexão única com a história e a natureza. Esta rota de aproximadamente 40 quilômetros, considerada a melhor caminhada do nosso continente, leva você, através de trilhas antigamente utilizadas pelos incas, a explorar sítios arqueológicos impressionantes e se deslumbrar com paisagens cênicas de tirar o fôlego.

Embora qualquer pessoa possa embarcar nesta jornada, em razão da longa distância e das altitudes elevadas, é necessário se programar e prestar atenção em alguns detalhes antes de viver esta incrível aventura nos Andes peruanos. Para que você viaje para o Peru e faça a Trilha Inca como um verdadeiro expert no assunto, leia as dicas que separamos para você. Confira:

Escolha a melhor época

Embora a Trilha Inca possa ser percorrida durante quase todo o ano (exceto em janeiro e fevereiro, quando está fechada), os meses de verão podem ser desafiadores devido às intensas chuvas. Imagine tentar subir uma montanha enquanto a chuva transforma o caminho em lama escorregadia, dificultando a caminhada e prejudicando suas chances de capturar boas fotos.

A Trilha Salkantay, por outro lado, permanece aberta durante todo o ano. No entanto, entre novembro e março, a temporada de chuvas está em pleno vigor, enquanto nos outros meses, o clima é ensolarado, com apenas chuvas leves ocasionais.

Leve roupas adequadas

As roupas esportivas são ideais para a Trilha Inca, elas são desenvolvidas com materiais que não retêm o suor e ajudam a manter a temperatura do corpo, garantindo mais conforto durante a caminhada. Uma jaqueta impermeável também é indispensável, assim como uma boa mochila para carregar seus pertences essenciais.

Também é importante evitar usar sapatos novos, então escolha calçados de trekking com boa aderência, que já estejam bem amaciados, isso vai evitar que você tenha problemas que possam dificultar sua jornada.

Cuidado com o mal de altitude (soroche)

Se você está planejando fazer a Trilha Inca para Machu Picchu, é importante estar ciente de que o percurso atravessa altitudes que chegam a mais de 4.200 metros. Essa elevação pode causar o mal de altitude em alguns viajantes.

Para minimizar os efeitos, é recomendável reservar alguns dias no seu roteiro para aclimatação, permitindo que seu corpo se ajuste à menor quantidade de oxigênio. Além disso, mantenha-se bem hidratado, como comidas leves, evite cigarro e álcool, descanse bastante e aproveite o chá de coca, tradicionalmente oferecido como boas-vindas na região, para ajudar na adaptação.

Prepare-se para caminhar muitos quilômetros e acampar

Lembre-se que esta é uma experiência imersiva, que vai te levar para algumas das regiões montanhosas mais remotas dos andes peruanos. O trajeto da Trilha Inca Clássica, por exemplo, que dura 4 dias, percorre cerca de 40 km a pé. 

É importante saber que o suporte da equipe e a infraestrutura dos campings garantem certo conforto, mas você precisa estar preparado para acampar, ficar sem internet e usar banheiros compartilhados, por exemplo. 

Entre em contato com a equipe da Viagens Machu Picchu para saber mais detalhes dessa experiência e para entender melhor as opções de hospedagem na Trilha Inca. 

Faça sua Reserva com Antecedência

Não deixe para a última hora! A Trilha Inca tem um limite diário de apenas 500 pessoas, então é fundamental reservar com antecedência. Entre em contato com uma agência de viagens o quanto antes para garantir a data que deseja.

Para a Trilha Inca é necessário contratar uma agência, pois esse percurso exige a presença de guias, cozinheiros e carregadores para que a experiência seja segura, tranquila e ainda mais agradável.

A Trilha Inca, além de ser incrível, exige preparação e organização de muitos detalhes, a vantagem é que você não precisa organizar tudo sozinho, já que uma empresa especializada como a nossa, vai poder te ajudar em praticamente tudo.

Por isso, recomendamos que você pesquise bem para encontrar uma empresa que ofereça tanto credibilidade quanto conforto. Uma agência de viagens não apenas cuida de todos os detalhes, como também estará à disposição para te ajudar em qualquer necessidade, oferecendo suporte 24 horas por dia. Para mais informações, entre em contato conosco.

Na Viagens Machu Picchu, queremos garantir que sua viagem ao Peru seja verdadeiramente inesquecível. Explore nossos pacotes e comece a planejar as melhores férias da sua vida conosco!