Viagens Machu Picchu

Sítio Arqueológico de Cutimbo

Descubra o Fascinante Sítio Arqueológico de Cutimbo: Um Tesouro do Passado Andino

Tesouros do passado andino, ao explorar o planalto dessa região, arqueólogos descobriram inúmeras ruínas que revelam as origens de civilizações lendárias, como os Incas. Puno é uma dessas regiões onde sociedades influentes ergueram suas casas, templos e centros administrativos, deixando um legado impressionante.

Entre esses fragmentos históricos, destaca-se Cutimbo, um complexo arqueológico construído entre 1100 e 1532 d.C. Apesar de sua ocupação estar datada de 8000 a 2000 a.C., as pinturas rupestres no local oferecem um vislumbre da vida de nossos ancestrais, evidenciando a rica herança cultural da região.

As culturas pré-hispânicas que habitavam essa região tinham o costume de construir torres funerárias para enterrar os seus membros de maior importância e posição social. Uma parte curiosa desse ritual, era que os sepultamentos eram feitos com os pertences do indivíduo, que variavam de artefatos domésticos a jóias de ouro, prata ou cobre, como também é observado no Sítio Arqueológico de Sillustani.

A tradição de origem milenar foi adotada por inúmeras civilizações, sendo os Incas uma delas. Continue lendo para saber mais e descobrir sobre os costumes ancestrais que moldaram a história e cultura peruana.

O Sítio Arqueológico de Cutimbo

Com cerca de 900 anos de história, o local de enterro de Cutimbo é composto por várias torres funerárias, conhecidas como Chullpas, construídas pela cultura Lupaca. Posteriormente, o local foi ocupado pelos Collas e Incas, que aprimoraram as estruturas originais.

As Chullpas apresentam diferentes formatos, com fundações circulares, retangulares e quadradas, abrigando os corpos de figuras renomadas dessas culturas. Essas tumbas possuem câmaras funerárias internas, feitas de pedras esculpidas unidas por argamassa de argila.

Curiosamente, este cemitério de alta altitude não era exclusivo da elite, com outras camadas da população também ali presentes.

As monumentais estruturas das Chullpas de Cutimbo apresentavam formas variadas, como quadradas, circulares e retangulares, cada uma com um significado específico. Sendo que essas formas em específico eram reservadas especialmente para pessoas de grande importância

Tumbas menores e uma caverna com pinturas rupestres datadas de 8000 a.C. também fazem parte do complexo. A caverna serviu como um local de enterro coletivo, revelando um antigo segredo gravado em suas paredes.

As múmias encontradas na caverna estavam em posição fetal, acompanhadas de objetos que se acredita serem oferendas ou pertences pessoais. Eles eram cobertos com tecidos, mas a causa da morte permanece um mistério. Alguns arqueólogos sugerem que poderiam ter sido sacrifícios humanos, pois os restos mortais foram realocados para essa caverna.

Como Visitar o Sítio Arqueológico de Cutimbo?

Localizadas no distrito de Pichacani, na região de Puno, as ruínas pré-colombianas de Cutimbo estão a poucos quilômetros da cidade. Embora não haja tours regulares para o local, nossa equipe pode organizar um passeio e tornar tudo mais exclusivo para você.

Se você tem interesse em explorar o Sítio Arqueológico de Cutimbo, entre em contato com nossa equipe para agendar o transporte de ida e volta. A viagem até Cutimbo leva apenas 40 minutos, e o local está aberto durante todo o ano, com uma taxa de entrada de apenas S/3,00.

Conheça o Peru com a Viagens Machu Picchu

Se você deseja conhecer o Peru em toda a sua riqueza cultural, explore nossos pacotes de viagem. A Viagens Machu Picchu está comprometida em proporcionar uma experiência autêntica e inesquecível. 

Temos uma equipe de especialistas que fez os melhores artigos com todas as dicas sobre os destinos mais incríveis para você aproveitar ao máximo sua viagem.

Descubra a magia do Peru com a Viagens Machu Picchu e embarque em uma jornada repleta de cultura, história e paisagens deslumbrantes!