Apesar de vários viajantes passarem rapidamente por Puno enquanto exploram os altiplanos peruanos, recomendamos fortemente que você dedique um tempo para conhecer melhor esta cidade encantadora antes de seguir para o Lago Titicaca. Puno é um tesouro escondido nos altiplanos peruanos.
Com uma rica história e uma magia presente em cada canto, Puno merece uma atenção especial. Localizada no sul do Peru, no Platô de Collao, Puno foi fundada em 1668 por San Juan Bautista de Puno, posteriormente renomeada para San Carlos de Puno em homenagem ao Rei Carlos II da Espanha.
A cidade é tão encantadora e repleta das mais diversas belezas, que foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial, destacando-se pela sua vibrante manifestação cultural, especialmente visível durante o festival da Virgen de la Candelaria, que combina celebrações católicas com a religiosidade andina.
Conhecida como a Capital Folclórica do Peru, Puno abriga cerca de 350 danças tradicionais, além de uma vasta diversidade de músicas, trajes típicos e costumes que refletem o rico folclore puneño.
São muitas opções de lugares para se visitar, então vamos te ajudar com algumas dicas das principais atrações turísticas em Puno.
Catedral de Puno: Localizada no coração da cidade, a Catedral de Puno apresenta um estilo arquitetônico misto, combinando influências vice-reinais com a arte andina. Construída no século XVIII, a catedral destaca-se por seu estilo barroco espanhol, mestizo e renascentista, com ornamentos intricados na fachada e interior. Seu santuário principal é feito de mármore, e uma coleção de pinturas de artistas nativos e mestiços são pontos altos da visita.
Esta incrível obra foi construída em homenagem à Virgen de la Inmaculada Concepción, a padroeira da cidade.
Endereço: Jr. Ayacucho 416, Puno.
Parque Pino: Localizado no centro da cidade, o Parque Pino é dedicado ao herói da Guerra do Pacífico, Dr. Manuel Pino. Cercado pela Escola Nacional San Carlos e pelo Santuário da Virgen de la Candelaria, o parque é um ótimo lugar para relaxar e tirar fotos.
Construído no início do século XX, é uma homenagem ao herói da guerra com o Chile. Este parque é uma das praças mais movimentadas de Puno, atraindo tanto turistas nacionais e internacionais quanto moradores locais. O Parque Pino serve como um ponto de encontro e espaço de lazer, tornando-se um lugar popular para a distração e convivência na cidade
Endereço: Puno 21001.
Casa del Corregidor: Esta é a mansão colonial mais antiga de Puno, construída no século XVII, por Silvestre Valdés, um padre que também foi responsável pela construção da Catedral de Puno, para a ocasião da visita do Conde de Lemos à cidade em 1668.
Atualmente, este imóvel histórico funciona como centro cultural, cafeteria, restaurante e bar, oferecendo uma experiência única que mistura arte, história e gastronomia.
Endereço: Jr. Deustua 576, Puno.
Plaza de Armas de Puno: Inaugurada em 1901, a Plaza de Armas de Puno é o coração da cidade, com todos os seus corredores levando ao monumento de Francisco Bolognesi. Originalmente, a praça possuía uma fonte de água em bronze, semelhante à de Arequipa.
É um testemunho vivo do esplendor arquitetônico do passado, oferecendo uma visão encantadora da época colonial, é também o local escolhido para a realização de eventos culturais, festivais e atividades comunitárias em Puno, sendo um ponto de encontro central para moradores e visitantes.
Endereço: Jr. Deustua 458, Puno.
Estas são apenas algumas das atrações imperdíveis no centro de Puno. A cidade oferece uma rica tapeçaria de cultura, história e cenários deslumbrantes que valem a pena ser explorados. E, claro, não se esqueça que, a partir de Puno, você pode visitar o Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, e as fascinantes Ilhas Flutuantes de Uros.
Para ajudar no planejamento da sua para Puno, você poder conferir a seção de pacotes no nosso site. Na Viagens Machu Picchu, garantimos que sua experiência no Peru será autêntica e inesquecível. Prepare sua lista de desejos e venha planejar a viagem dos seus sonhos conosco!