Viagens Machu Picchu

Huaca do Sol e da Lua

Escondido no vasto Vale Moche no norte do Peru encontram-se duas estruturas pré-Incas muito fascinantes, que chegam a ocupar cerca de 60 hectares! Estas duas construções representavam o poder político e religioso da cultura moche, a maior civilização de Trujillo.

Estas estruturas são chamadas de Huaca del Sol y de la Luna, dois sítios arqueológicos descobertos há 28 anos e que são compreendidas como pirâmides que podem ter funcionado como centro administrativo e cerimonial da cultura Moche.

A Huaca do Sol é um mistério com relação às suas funções durante o período da civilização Moche, mas também é reconhecida por ser uma das estruturas pré-colombianas mais altas do Peru, por ter cerca de 45 metros de altura. O local foi amplamente destruído pelos colonizadores espanhóis no processo de tomada do território.

Porém a Huaca da lua funcionou como um provável centro religioso ou cerimonial, onde os deuses eram adorados, visto que alguns restos mortais foram encontrados no local, podendo ter sido resultado das cerimônias de luta dos Moche. Esta huaca é a mais importante do sítio arqueológico.