Viagens Machu Picchu

Tambomachay

Tambomachay: o chuveiro Inca.

Na cidade de Cusco no Peru se encontram lugares que são verdadeiros tesouros da cultura e da história Inca. E engana-se quem pensa que apenas Machu Picchu tem grande valor e importância histórica. 

Não é à toa que Cusco é considerada a Capital do Império Inca, pois ela era o centro militar e econômico desta civilização e nos seus arredores muitas outras pequenas cidades, complexos, fortalezas... foram erguidos por esta incrível civilização. 

Entre os muitos sítios arqueológicos que não podem faltar no seu roteiro de viagem para o Peru, podemos destacar Sacsayhuaman, Qenqo, Puka Pukara, e Tambomachay. E é sobre este último que você vai aprender agora. 

A começar pelo seu nome, que por si só já nos explica muita coisa. Tambomachay tem origem do dialeto quéchua e quer dizer: “tambo”, lugar e “machay”, descanso. Popularmente ficou conhecido como “Banho Inca” ou “Chuveiro Inca”, por ser um lugar onde a água escorre abundantemente entre as pedras e por incluir em sua construção, alguns aquedutos, fontes de água e canais. 

Entre em contato com a Viagens Machu Picchu e escolha seu pacote de viagem para o Peru, incluindo os principais sítios arqueológicos de Cusco. 

A história do Sítio Arqueológico de Tambomachay:

Segundo estudos da região, Tambomachay faz parte de edifícios construídos no século XV, quando o Império Inca estava em ascensão, entre os anos de 1400 e 1480.

Assim como muitos lugares dos arredores, a função de Tambomachay durante o império inca é uma incógnita. O que os historiadores supõem é que a cidadela tenha sido projetada para ser um lugar de descanso, e muitos ainda acreditam que era de uso exclusivo do inca Tupac Yupanqui. 

Outra função atribuída a Tambomachay em Cusco, é que o complexo servia como um centro de adoração a água, elemento bastante presente, devido à grande presença de canais, fontes, piscina... atualmente é chamado de “Spa Inca”, pela abundância de água e pela natureza exuberante do entorno. 

Por último, este pode ser mais um exemplo de local utilizado como ponto de controle militar, já que sua localização privilegiada permitia saber quem chegava e quem saía de Cusco em direção a Antisuyo. 

O “Chuveiro Inca” possui as principais características arquitetônicas desta civilização, como por exemplo, pedras que se encaixam perfeitamente sem nenhum tipo de sustentação, construções que respeitam os elementos da natureza e se adaptam a eles, entre outros. 

Outra característica marcante de Tambo Machay é a presença de muitas cavernas, que para os incas, eram locais sagrados, por conectar o mundo dos mortos com o mundo dos humanos. 

Curiosidades sobre Tambomachay:

- Também existe a possibilidade de Tambomachay, por ser pequeno, ser apenas um local de purificação das pessoas que entrariam na cidade de Cusco;

- Não se sabe ao certo a origem da água que escorre abundantemente no local. Mas acredita-se que os Incas mudaram o curso de alguma nascente ou rio próximo;

- O elemento água representa a masculinidade para o povo Inca, e a terra representava a feminilidade. Juntos, esses elementos eram símbolo de fertilidade. Ou seja, adorar a água era extremamente importante para esta civilização; 

- Tambomachay está a mais de 3.700 metros acima do nível do mar;

- Foi construído e projetado em uma área de aproximadamente 450 metros quadrados;

- Acredita-se que na era inca, algumas de suas cavernas ligavam Tambomachay a Puka Pukara, outro sítio arqueológico localizado a menos de 1km de distância. 

Onde fica Tambomachay? 

Este local faz parte do City Tour Arqueológico de Cusco, que compreende a visitação dos principais sítios arqueológicos da região, todos eles muito próximos a Cusco. Tambomachay, por sua vez, está localizado a 8km do centro da cidade. 

Melhor forma de chegar a Tambomachay:

- A pé: se você estiver bem aclimatado, tiver boa disposição e gostar de caminhar, é possível ir a pé até Tambomachay. Mas prepare-se para andar por quase 2 horas morro acima. No caminho você passa por Sacsayhuaman, Qenqo, Puka Pukara e outros.

- De táxi: a Plaza de Armas de Cusco é um ótimo lugar para pegar um táxi, desde que seja um veículo credenciado (para evitar surpresas). A viagem levará em torno de 20 minutos.

- De ônibus: existem linhas de transporte público que te levam diretamente aos principais complexos históricos, que são a Cristo Blanco ou a Señor de Huertos. Essa não é uma opção muito recomendada para turistas, uma vez que demanda certo conhecimento da região.

- Com agência especializada: esta é a forma mais cômoda e a melhor maneira de economizar tempo e dinheiro, pois as agências locais que realizam o City Tour Arqueológico contemplam no pacote o tour guiado em todos os principais sítios arqueológicos da região, incluindo Tambomachay, os ingressos de entrada para todas as atrações e ainda o translado de ida e volta. 

Contratando o tour você visita as principais atrações de Cusco sem perder tempo nem dinheiro, aprendendo tudo sobre os mistérios da cultura inca e não se preocupa com a logística de transporte. 

Contate a Viagens Machu Picchu para saber mais sobre este e outros passeios.  

Como é o tour guiado em Tambomachay?

Você até pode fazer este passeio por conta própria, mas, acredite, vai perder informações valiosas que só um guia local poderia te oferecer. 

Dessa forma, contratando o City Tour em Cusco, você viverá a experiência de entrar em contato com a cultura milenar inca, enquanto o guia te explica, em português, os detalhes mais impressionantes de cada lugar visitado.

Normalmente o City Tour é feito na parte da tarde e a agência começa te buscando no hotel e termina no mesmo ponto. 

No Tour em Tambomachay você vai conhecer de perto

Canais, aquedutos, cachoeiras, terraços, plataformas e paredes todos feitos com a indescritível sabedoria inca. A água em Tambomachay escorre abundantemente o ano todo, por entre as rochas e construções.

Uma das características mais impressionantes do local é a cachoeira principal, que forma outras duas cachoeiras tão simétricas que poderiam encher um copo na mesma velocidade, simultaneamente. 

Ao visitar lugares como Tambomachay é impossível não admirar a riqueza de detalhes e o perfeccionismo desta civilização que parecia estar muito à frente do seu tempo. 

Informações de visitação: 

- Valor do Ingresso: A entrada de Tambomachay está inclusa no valor do Boleto Turístico de Cusco, que custa 130 soles para adultos e 70 soles para pessoas com direito a meia entrada.

- Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 7:00 às 18:00.