A festa do Senhor de Quyllurity é uma das maiores do sul do Peru. Todos os anos, reúnem-se milhares de pessoas, que vão em procissão até o pé do Nevado Ausangate, a 4.700 metros de altitude, para adorar uma imagem de Cristo pintada em uma pedra. Como quase todas as outras festas do Peru, esta também tem como característica muita música e dança e uma série de elementos cristãos, misturados com costumes andinos, como os personagens fantasiados. Tais personagens tem uma importante tarefa nesta celebração: caminhar até o topo do nevado, a 6.362 metros de altitude, com o objetivo de voltar ao seu povoado carregando nas costas as “estrelas da neve”, que são grandes blocos de gelo.
Um garoto, considerado o Menino Jesus, apareceu a um pastor chamado Marianito, no alto das montanhas, aproximadamente em 1780. Contam as tradições, que os dois se tornaram amigos, porém, a família do pastor começou a desconfiar do menino, pois este possuía um grande rebanho e o consideravam estranho, julgando as roupas que vestia. Muitos contam que, com a ajuda do padre local, a família tentou captura-lo, mas sem sucesso, pois o menino desapareceu, deixando em seu lugar uma imagem de Cristo desenhada em uma rocha.
Neste dia, Marianito faleceu. No lugar, onde a imagem de Cristo foi encontrada, construíram um santuário, hoje chamado de Santuário do Senhor de Quyllurit'i. Se você gostou da história e deseja conhecer o Nevado de Ausangate, mas em outra data, nós temos roteiros de trilhas no Peru que incluem este destino fascinante. Fale com a nossa equipe!
• Espanhol > Viagens Machu Picchu
• Inglês >Viagens Machu Picchu
• Português > Viagens Machu Picchu