Você está aqui

Viaje Para o Peru sem Sair de Casa: Duas Receitas Típicas Para Fazer na Quarentena!

Ceviche Peruano

Em tempos de Corona Vírus, todos temos que nos reinventar, e isso engloba viajantes também, por isso lembre-se: existem muitas maneiras de fazer uma viagem para Peru, Lima, Cusco e Machu Picchu, mesmo sem sair de casa. Ler um livro pode ser um excelente exercício para te levar para outro lugar, assistir um vídeo sobre uma aventura pode te fazer enxergar o mundo de outra perspectiva, ver um documentário sobre aquele destino que está na sua lista de desejo vai te fazer sair de casa mesmo sem levantar do sofá... entre tantas outras coisas.

Mas nesta matéria, em especial, vamos sugerir que você viaje através do paladar, conhecendo um dos países mais lindos da América do Sul: o Peru! Isso mesmo, a culinária peruana é uma das mais renomadas do mundo, sendo que o país já foi eleito 6 vezes como o Melhor Destino Gastronômico do Mundo. Incrível, não é? Por isso vamos te ensinar duas receitas de pratos típicos peruanos, para que você sinta o gosto, literalmente, desta cultura tão rica e única. Vamos lá?

O famoso Ceviche peruano:

O ceviche, sem dúvidas, é o prato mais conhecido do Peru. Todos os visitantes que chegam no país procuram por esta comida que já se tornou um símbolo da gastronomia local.

Antes da receita, vamos explicar o que ele tem de tão especial. Ceviche pode ser considerada uma salada de peixe cru, marinada no leite de tigre (calma, leite de tigre não é exatamente o que você está pensando e sim este é o resultado do caldo que se forma no preparo do prato, que leva suco de limão, diversas especiarias, cebola e outros ingredientes).

Muitos falam que o segredo está na escolha do peixe, que precisa ser extra fresco e também o cuidado na hora de cortá-lo, deixando os cubos no tamanho ideal, nem grandes nem pequenos demais.

Vamos a receita então? Pegue caneta e papel para anotá-la:

INGREDIENTES:

  • 400 g de filete de peixe branco extra fresco linguado, robalo, dourada, etc.
  • 1 cebola roxa não muito grande
  • 2 colheres de sopa de folhas de coentro
  • 1 malagueta pequena

INGREDIENTES PARA O LEITE DE TIGRE:

  • 1 limão verde
  • 1 limão siciliano
  • 2 cm de gengibre fresco
  • 2 dentes de alho
  • 2 cm de talo de aipo
  • 1 boa pitada de sal

MODO DE PREPARO:

Esprema o limão e deixe o suco separado, depois descasque o gengibre corte-o. Descasque também o dente de alho, corte ao meio e retire o seu miolo. Lave o talo de aipo e corte em 1 cm. Recolha as aparas (partes menos nobres) do seu filete de peixe. Coloque todos estes ingredientes (suco de limão, gengibre, alho, aipo e aparas do peixe) em uma tigela liquidificadora e misture. E este será seu leite de tigre, que dá um toque principal para o sabor da receita. Para finalizar, passe o caldo por uma peneira para tirar qualquer pedaço maior que tenha ficado e salgue a gosto.

Seguimos cortando o peixe em cubos médios – a dica é não os deixar pequenos, para que os demais ingredientes não ocupem todo o sabor do prato. Corte a cebola roxa em lâminas, lave a malagueta e corte em fatias finas. Lave e pique o coentro e misture todos estes ingredientes regando com o leite de tigre. O ideal é esperar aproximadamente 30 minutos antes de servir. Esta receita rede 4 porções.

DICA: no Peru o ceviche costuma ser servido acompanhado de fatias de batata doce cozida ou então milho grelhado, que são ingredientes bastante comuns no país. Esta é uma receita que servirá de base para você, ou seja, pode trocar ou acrescentar ingredientes. Use a criatividade e surpreenda-se com um dos pratos mais famosos e deliciosos do Peru.

O tradicional Lomo Saltado peruano:

Esta é uma receita bastante comum de se encontrar nos restaurantes do Peru, e é ideal para os que preferem carne vermelha a peixes e frutos do mar. É simples, rápida, prática e muito gostosa. Mais uma vez, anote tudinho para não perder nenhum detalhe da receita:

INGREDIENTES:

  • 1 kg de filé cortado em tiras não muito finas
  • 4 batatas médias cortadas em tiras
  • 4 tomates sem casca, médios, cortados em tiras grossas
  • 1 cebola roxa grande, cortada em tiras grossas
  • Salsinha ou coentro picados a gosto
  • Sal a gosto
  • Óleo para utilizar no preparo das batatas, carne e outros ingredientes.

MODO DE PREPARO:

Em uma frigideira, coloque óleo e frite as batatas já cortadas. Quando elas ficarem douradas, transfira para outra panela grande com o fogo desligado, para misturar com os demais ingredientes.

Em uma frigideira, coloque um pouco de óleo e frite a carne com um pouquinho de sal. Ao terminar, coloque a carne na panela maior, junto com a batatas fritas. Na mesma panela usada para preparar a carne, frite a cebola até que as fatias fiquem bem molinhas e misture com a batata e com a carne. Em seguida, repita o processo com os tomates.

Com os ingredientes todos misturados, deixe a panela grande no fogo para esquentá-los e pronto! Fácil, não é? Para finalizar, na hora de servir, jogue por cima o coentro e a salsinha picados. Também é possível acrescentar pimentão vermelho, se for do seu gosto.

Este prato normalmente é servido acompanhado de arroz branco. Fica uma delícia! Experimente!

Outras dicas:

Enfim, esperamos que tenham gostado das receitas peruanas que apresentamos para vocês. Aproveite seu tempo livre para prepara-las. No nosso blog você encontra diversas outras dicas de pratos peruanos, gastronomia local, cultura e história do país. Não deixe de conferir. Estamos produzindo conteúdos exclusivos para os nossos clientes para uma verdadeira viagem virtual para o país milenar dos incas.

No nosso site você também encontra opções de roteiros de viagem para o Peru que proporcionam uma experiência gastronômica completa, para aprender a preparar o ceviche e outros pratos típicos na cozinha de renomados chefs peruanos. Para ver estas e outras opções de roteiros, acesse o site da Viagens Machu Picchu e escolha o seu preferido.

Entre em contato com um dos nossos especialistas caso tenha dúvidas ou deseje alguma informação. Nossa equipe está a sua disposição!