Você está aqui

Tudo Sobre Trujillo no Peru: Veja Atrações, Dicas e Mais!

Trujillo Peru

No nosso blog tentamos mostrar o melhor que o Peru tem a oferecer para os visitantes, em diversas atrações turísticas que vão muito além de Cusco e Machu Picchu. Por isso, nesta matéria, vamos viajar para o norte do país, mais precisamente para a cidade de Trujillo. Você já ouviu falar dela? Não? Então continue lendo que temos certeza que você irá se surpreender. Antes de tudo, que tal saber um pouquinho mais da história de Trujillo? A cidade foi fundada em 1534, por Diego de Almagro, um dos conquistadores/invasores espanhóis. Estas terras foram tiradas do governador da civilização Chimu, que viviam na região e que era inimiga dos incas. Passou a ser um lugar onde os nobres espanhóis se estabeleceram e ali tinham fazendas que promoviam atividades agrícolas. Atualmente é conhecida como a cidade “La Liberdade” ou a “Cidade da Eterna Primavera”, devido ao seu clima que, durante quase todo o ano, é quente e agradável. É considerada uma das cidades mais importantes do Peru, abrigando mais de 800 mil pessoas, sendo a terceira cidade mais populosa do país. Agora que você já sabe um pouco da história de Trujillo, vamos juntos ver outras informações importantes para quem deseja incluir a cidade no roteiro de viagem? Olha só:

Onde fica Trujillo no Peru e como chegar:

Como falamos acima, Trujillo fica no norte do Peru, no departamento de La Liberdad. Abrange parte da costa peruana, tendo praias lindas para serem visitadas, enquanto seu outro extremo se encontra com parte da floresta amazônica peruana. Trujillo está a aproximadamente 560 km de Lima, sendo que a maioria dos visitantes partem de Lima em direção às cidades do norte. As formas mais tradicionais de ir a Trujillo é pegando um voo em Lima, que dura cerca de 1h40m e desembarca no aeroporto próprio da cidade, ou então ir de ônibus, uma viagem mais demorada, porém econômica, que dura cerca de 10h. Outras cidades turísticas também estão localizadas na região e também podem fazer parte do seu roteiro de viagem pelo norte do Peru, como por exemplo, a cidade de Chiclayo e Cajamarca, a 250 km e a 290 km de Trujillo, respectivamente. O ideal para quem quer viajar para Trujillo é contratar os serviços de uma agência especializada, pois assim ela ficará responsável por auxiliar os passageiros em todos estes detalhes de logística, já incluindo serviços no pacote, como os traslados do aeroporto ao hotel e outros, evitando qualquer contratempo.

Como é o clima em Trujillo no Peru?

Durante o ano todo o tempo costuma ser seco, com uma média de temperatura que varia de 17º graus a 26 º graus, ou seja, normalmente é um clima agradável, mesmo no inverno. Assim como em grande parte do país, em Trujillo também existe o período em que as chuvas são mais frequentes, que vai de meados de novembro até abril.

Qual a melhor época para viajar para Trujillo?

Resumidamente, a melhor época para viajar para Trujillo é entre o final de abril até outubro, sendo que o mês preferido para o turismo é no meio do ano, no mês de julho. Mas em geral, Trujillo pode ser visitada em qualquer data do ano, sem grandes interferências climáticas.

O que fazer em Trujillo no Peru?

Vamos conhecer os principais pontos turísticos da cidade e região? Você vai se surpreender com a história e com a rica cultura presentes em Trujillo.

  • Praça principal e a Catedral de Trujillo: na praça principal se encontra o monumento “La Liberdad”, com grandes estátuas esculpidas pelo alemão Edimundo Moeller, que representam a abundância, a ciência, o comércio, a saúde, a escravidão, a ação e a libertação. Já a Catedral, que está localizada na Plaza de Armas, foi destruída por um terremoto em 1616 e começou a ser reerguida em 1647. Pintada de amarelo e branco é um dos cartões postais da cidade.

 

  • Chan Chan: este, definitivamente, é um lugar que precisa estar no seu roteiro de viagem para o Peru, simplesmente por ser um incrível sítio arqueológico a céu aberto e mais que isso: esta é maior cidade feita de barro do mundo! Foi a capital política, administrativa e religiosa da civilização Chimú. Acredita-se que foi construída por volta do ano de 859 d.C. Tem cerca de 14km² de extensão, mas os estudos revelam que era ainda maior, tendo sofrido percas com a ação do tempo.

 

Chan Chan significa “Sol Sol”, que era uma divindade para a população. Diversos desenhos e formas podem ser observados nas paredes da cidade, bem como imagens representativas, estátuas, muros, corredores e muitos outros espaços, todos feitos de adobe. A Unesco declarou Chan Chan como Patrimônio Cultural da Humanidade, porém, infelizmente é um dos que se encontram ameaçados, tendo em vista que a ação do tempo, o clima da região e outros fatores influenciam diretamente na construção, devido ao material que foi utilizado.

 

  • Complexo Arqueológico El Brujo: já imaginou conhecer uma misteriosa múmia tatuada? Este foi um dos importantes achados arqueológicos dentro do complexo arqueológico El Brujo. Ele está localizado a aproximadamente 60 km da cidade de Trujillo, e nele o visitante tem a chance de conhecer algumas Huacas, ou templos sagrados, mas, a principal atração do lugar, sem dúvidas, é a Señora de Cao, a múmia tatuada que foi encontrada em um quase perfeito estado de conservação. Entre os desenhos em sua pele estão serpentes e aranhas.

 

Em sua tumba os historiadores encontraram muitos objetos valiosos de prata, joias e até uma coroa, o que demostra que esta mulher seria uma figura importante perante a civilização Moche.

 

  • Huaca del Sol e Huaca de la Luna: estas Huacas, templos sagrados, foram construídas com barro e em formato de pirâmides, e são um dos passeios imperdíveis em Trujillo. Estudos comprovam que pertenciam a antiga civilização moche e que serviam como um centro administrativo e militar para o povo, bem como eram locais para a realização de cerimônias sagradas.

 

  • Cultura e dança: em Trujillo, uma das principais formas de expressão cultural é a dança. Um dos símbolos da cidade é a chamada Dança da Marinera, que consiste em uma espécie de flerte entre o casal de dançarinos. A mulher sempre está vestida com vestidos longos e esvoaçantes e possui um lenço que um elemento indispensável para a dança. O homem se veste elegantemente com ternos e chapéu.

 

Para quem tiver interesse em conhecer mais deste espetáculo, recomenda-se viajar entre os dias 1º de janeiro e 1º de fevereiro, quando acontece o Festival Marinera em Trujillo, com diversas exibições e shows da dança pela cidade.

Pacote de viagem para o Peru incluindo Trujillo:

Bem, esperamos que você tenha ficado tão encantado com a cidade e suas atrações a ponto de quer incluí-la no seu roteiro de viagem para o Peru. Por isso, já deixamos aqui uma sugestão de pacote, que inclui os principais pontos turísticos do peru, cruzando o país de norte a sul, em uma imersão na cultura peruana, possibilitando uma experiência única e completa em uma viagem de 17 dias e 16 noites. Conheça o pacote “Peru a Sua Medida + Trujillo”:

DIA 1: Chegada em Lima e Conexão a Trujillo - Chegada e Traslado ao Hotel.

DIA 2: Chan Chan - Huaca do Sol e da - Huanchaco.

DIA 3: Complexo Arqueológico El Brujo – Chiclayo.

DIA 4: Chiclayo - Tucume - Vale das Pirâmides.

DIA 5: Chiclayo - Museu Bruning - Tumbas Reais – Lima.

DIA 6: City Tour em Lima Moderno e Colonial.

DIA 7: Lima – Paracas, Chegada e traslado - Tour Reserva Nacional de Paracas.

DIA 8: Paracas – Ilhas Ballestas - Huacachina e Nazca.

DIA 9: Nazca – Sobrevoo das Linhas de Nazca – Arequipa.

DIA 10: Chegada em Arequipa e Traslado ao hotel - A tarde City Tour em Arequipa.

DIA 11: Saída de Arequipa e chegada em Puno.

DIA 12: Lago Titicaca – Ilhas Flutuantes de Uros e Taquile.

DIA 13:  Tour Rota do Sol - Puno - Cusco.

DIA 14: City Tour Arqueológico em Cusco | Guiado em Português.

DIA 15: Vale Sagrado dos Incas - Ollantaytambo e Águas Calientes.

DIA 16: Tour em Machu Picchu.

Dia 17: Traslado do hotel – Aeroporto de Cusco.

Roteiro incrível, não é mesmo? Para saber mais sobre ele, ver os detalhes de todos os passeios, saber o que inclui e os valores, acesse o nosso site. Lá você também encontra diversas outras opções de roteiros, para as mais variadas regiões do Peru. É importante dizer que todos os pacotes de viagem da Viagens Machu Picchu podem ser personalizados, incluindo passeios ou trocando por outros destinos, de acordo com o que cada cliente mais deseja conhecer no país. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais. Reserve o seu lugar nesta aventura. Enfim, estas foram as nossas dicas e informações sobre a simpática e linda cidade de Trujillo no Peru. Temos certeza que visita-la será um passeio surpreendente para qualquer visitante. Se você ainda tiver alguma dúvida sobre este ou qualquer outro destino, nós estamos a sua disposição.

Continue lendo nosso blog para saber mais sobre viagem para o Peru e Machu Picchu.