Você está aqui

Trilha Salkantay – A trilha mais Fabulosa

Trilha salkantaya uma das trilhas mais famosas do Peru

Existem duas formas de chegar a Machu Picchu: de trem ou por trilhas. Na viagem de trem você tem muito mais conforto e é ideal para quem não tem muitos dias de viagem, já por trilhas, apesar de ser cansativo, você tem a oportunidade de conhecer de perto diversas paisagem dos andes, cruzar com animais e viver um dos desafios mais bonitos e intensos da sua vida. É isso que a Trilha Salkantay irá te proporcionar: uma experiência única pelos andes peruanos, que te levará para Machu Picchu. Está é uma excelente opção para quem não conseguiu vaga para a Trilha Inca. A Trilha de Salkantay ou Salcantay, que em língua quéchua significa “Senhor”, já que na antiguidade os incas tinham muito respeito as divindades andinas, como os nevados. Sankantay é um pico da Cordilheira dos Andes localizado no Peru, atingindo 6.271 mts de altitude, sendo o ponto mais alto da cordilheira de Vilcabomba, que integra os Andes. O percurso da trilha tem duração de 5 dias e 4 noites, caminhando aproximadamente de 8 a 9 horas por dia. Veja agora como é o dia-a-dia da Trilha Salkantay no Peru:

Primeiro dia
No primeiro dia, faremos o transfer de Cusco até o povoado de Mollepata, saindo bem cedo, em torno das 4h da manhã. Esta viagem dura em torno de 2:30h a 3h. Neste povoado será servido o café da manhã. Neste ponto você também poderá comprar água, folhas de coca, biscoitos e doces, capa de chuva e bastões, que são muito necessários para o começo da trilha. Da praça de Mollepata até o início da trilha o tempo de viagem é de 01:00 hr. Neste trajeto poderemos apreciar diferentes variedades de plantas, belas paisagens e uma diversidade de animais como a Vizcacha, Bamby, Tigrilho entre outros. Chegaremos a Challacancha onde começa nossa primeira trilha. Nosso guia começará com uma apresentação de todo o grupo, dando algumas orientações e então começaremos a caminhar. Caminharemos aproximadamente 6:00 hrs até fazermos uma parada para almoçar e descansar por 02:00 hrs. Então, seguiremos até a famosa lagoa de Humantay, uma das mais belas paisagens da trilha. Caminhando por mais duras, chegaremos no ponto para descanso e para a hora do chá. Já a noite teremos janta acompanhada com o famoso chá de folha de coca, que ajuda na aclimatização. Então poderemos descansar em tendas que nos serão entregues individualmente, juntamente com um sliping bag para poder nos aquecer, já que a temperatura cai a noite, chegando de 2 a 3 graus.

Segundo dia
Este será o dia mais difícil de toda a caminhada, atingindo o ponto mais alto: a Montanha Salkantay, que está a mais de 4.630 metros de altitude. Por isso, a caminhada começa às 7h da manhã e chegaremos ao destino aproximadamente 3h depois. Poderemos também observar a famosa lagoa de Salkantay, a 40 minutos do mirador de Salkantay, e então começaremos a descer até nosso segundo acampamento que fica no povoado de Rayanniyoc, onde almoçaremos as 14:00 hrs e poderemos descansar. Caminharemos mais 5h até chegar no acampamento onde passaremos a noite. As 19:00 hrs será servida uma pequena refeição, encerrando as atividades do dia.
Veja aqui algumas dicas e recomendações para trilha.

Terceiro dia
Começaremos o dia caminhando no meio da selva por aproximadamente de 6:00 hrs a 7:00 hrs até chegar ao povoado de Santa Teresa. Neste dia conheceremos pequenas formações de piscinas de águas termais e também muitos tipos de orquídeas, consideradas as mais bonitas do mundo. Caminharemos mais dois trechos, o primeiro até chegar no povoado para o almoço e o segundo, para chegar até o acampamento onde faremos o pernoite.

Quarto dia
Nosso primeiro objetivo deste dia é fazer a trilha para a famosa Hidroelétrica, em umas 6 horas de caminhada, onde almoçaremos. Depois, o segundo objetivo é chegar até o povoado de Aguas Calientes, porta de entrada para a cidadela de Machu Picchu. A caminhada até o hotel no povoado, onde irão pernoitar, dura em torno de 3 horas. Sugerimos que descanse bastante, mas que também não deixe de passear por Aguas Calientes, para conhecer os restaurantes e lojas.

Quinto dia
Este será o dia de realizar seu sonho de conhecer Machu Picchu! Nossa equipe irá te auxiliar no embarque do ônibus até a cidadela. Quando o passeio for iniciado, nosso guia irá passar todas as informações, curiosidades e histórias deste lugar místico e de toda a cultura Inca. Você terá um tempo livre para aproveitar tranquilamente uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Depois, faremos o retorno para Aguas Calientes e embarcaremos no trem de volta para Cusco. Assim finalizamos uma das trilhas lindas da América do Sul, ótima opção para poder conhecer e visitar as diferentes regiões do Cusco e ter a experiência inesquecível de chegar em Machu Picchu por trilha.
Veja nosso Blog Viagens Machu Picchu para ver dicas para fazer trilhas no Peru.