Você está aqui

Trilha Inca Machu Picchu | Viagens Machu Picchu

Trilha Inca Machu Picchu

A Trilha Inca está entre as 5 trilhas mais famosas do mundo, e não é por acaso, pois percorre o mesmo trajeto que a antiga civilização Inca percorria para chegar até Machu Picchu. E além da sua beleza histórica, também possui beleza geográfica indescritível, pois está localizada nos andes peruanos, em meio a montanhas e vales. Saiba que, para chegar em Machu Picchu por trilhas é preciso se programar, principalmente se você optar pela Trilha Inca, devido a vagas diárias limitadas e a grande procura. É recomendável fazer a reserva com 2 a 3 meses de antecipação de sua viagem. É muito importante fazer esta trilha com agências de turismo creditadas pelo Instituto Nacional de Cultura e com guias capacitados, pois caminharemos aproximadamente 42 quilômetros até chegar a Machu Picchu, divididos em 4 dias de trilha. A diferença entre esta trilha e outras é que no início da caminhada você poderá observar diversos sítios arqueológicos (lugares onde os Incas se estabeleciam para cuidar do acesso ao Santuário de Machu Picchu) e também a diversidade de plantas, frutas e animais selvagens que se encontram pela região. Nós preparamos um informativo com perguntas frequentes sobre a Trilha Inca e Trilha Salkantay (outra opção de trilha para Machu Picchu) e também descrevemos abaixo o dia-a-dia de caminhada para que você tire todas as suas dúvidas sobre a Trilha Inca. Confira:

Primeiro Dia.
Sairemos as 6:30 hrs de Cusco com destino ao quilometro 82 da linha férrea, atravessando pelos centros arqueológicos de Chincheros e por Ollantaytambo. Neste primeiro trajeto nossa caminhada será mais leve passando pelas trilhas do rio Urubamba. Faremos uma parada para almoçar e depois seguiremos caminhando rumo ao primeiro acampamento, em Wuayllabamba, localizado a 3100 metros de altitude. Faremos também uma prévia visita guiada pelo sítio arqueológico de Llactapata.

Segundo Dia.
No segundo dia acordaremos bem cedo, preparando-se para enfrentar o percurso mais difícil da trilha: a caminhada de aproximadamente 3 horas em subida íngreme, chegando no ponto mais alto do caminho, conhecido como Warmiwañiusca (a mulher morta), que está aproximadamente a 4.200 mts acima do mar, de onde é possível apreciar uma paisagem incrível. Neste trajeto poremos observar a diversidade de montanhas que ficam perto do Santuário de Machu Picchu. Logo depois de almoçar começaremos a caminhar até o povoado de Pacasmayo, onde descansaremos até o próximo dia.

Terceiro Dia.
Na caminhada do terceiro dia da Trilha Inca, passaremos por uma lagoa que, além de ser uma paisagem linda, também guarda uma grande quantidade de animais que habitam a região. Passaremos por diversos sítios arqueológicos como Runkarakay, Suyacmarca onde teremos uma visita guiada. O almoço será sítio arqueológico de Puyuputumarca onde almoçaremos e descansaremos. Após o almoço reiniciamos a caminhada até o acampamento, que será em Wiñay Huayna.

Quarto Dia.
O último dia da Trilha Inca é especial, pois finalizamos esta aventura cheia de desafios conhecendo uma das sete maravilhas do mundo: Machu Picchu! Após o café da manhã começaremos a caminhar bem cedo com destino para o Inti Punku, a “Porta do Sol”, que é considerada uma das melhores e mais bonitas entradas para o santuário. Neste ponto teremos uma vista panorâmica maravilhosa de Machu Picchu. Ao chegarmos a cidadela Inca faremos o tour guiado, para que o guia passe todas as informações, curiosidades e histórias sobre este lugar místico e sobre a cultura Inca. Aproveitem o tempo livre para fotografar e passear tranquilamente por Machu Picchu. Depois, começamos o retorno para o povoado de Aguas Calientes, onde embarcaremos no trem volta para Cusco. 
Veja nosso roteiro de viagem para o Peru com a Trilha Inca e conheça mais do Peru em nosso Blog Viagens Machu Picchu.