Você está aqui

Trens para Machu Picchu - Inca Rail e PeruRail

Trens para Machu Picchu

Uma das dúvidas mais frequentes sobre viagem para o Peru é “como chegar em Machu Picchu?”, de forma rápida e resumida, te explicamos: existem duas maneiras, a pé, através de trilhas ou de trem, que é a forma mais tradicional para chegar ao santuário. Para quem quer chegar de trilha em Machu Picchu, existem algumas opções, sendo que a Trilha Inca é a mais famosa e concorrida. Já para quem prefere a maneira mais rápida e confortável, de trem, existem algumas informações importantes que você precisa saber antes de viajar, e é sobre isso que falaremos neste post.

Trem para Machu Picchu é obrigatório?
Independente da forma que você escolher para ir até Machu Picchu, obrigatoriamente terá de embarcar em um trem da Inca Rail ou PeruRail. Mesmo que você opte em chegar em Machu Picchu por trilhas, você precisará voltar de trem, pois em todas as trilhas que chegam até Machu Picchu não está permitida a volta, somente a ida caminhando.

Quais as empresas que oferecem serviços de trem para Machu Picchu?
São duas as empresas autorizadas a fazer o trecho, a PeruRail que é a mais popular, mais antiga e disponibiliza mais trens, mais vagões e mais horários, e a PeruRail, que oferece saídas regulares até Machu Picchu partindo de Poroy, Ollantaytambo e Urubamba, além disso oferece também um serviço de luxo até Puno (Lago Titicaca), partindo de Cusco em seu trem panorâmico Andean Explorer. Todos os trens com destino a Machu Picchu finalizam sua viagem no povoado de Águas Calientes, já que a via férrea não chega até o parque nacional ou santuário histórico. As ruínas de Machu Picchu estão no alto de uma montanha e é preciso tomar um ônibus para chegar até lá. Lembre-se que a compra das passagens nestes trens deve ser feita com bastante antecipação, pois estão sujeitas à disponibilidade. Nos pacotes para Machu Picchu, oferecidos pela agência Viagens Machu Picchu, as passagens de trem já estão incluídas, você não precisa se preocupar com isso. Se você desejar escolher entre uma ou outra empresa, por favor, avise a um de nossos agentes de viagem. Ambas empresas, tanto a Inca Rail como a PeruRail, disponibilizam três tipos de trem. A diferença entre eles está no preço, no tipo de serviço, tipo de vagão, poltronas, refeições e atividades durante a viagem. Abaixo uma pequena descrição de cada um deles. Analise e escolha o que mais te agrada.

PeruRail

Trem Expedition.
O Expedition é o serviço mais simples e econômico da PeruRail. Não estão incluídas refeições ou bebidas, mas normalmente são servidos alguns snacks durante a viagem. As poltronas são mais simples, sem luxo. Este trem é o mais utilizado até Machu Picchu e vem a ser uma boa opção se você vai viajar à noite, já que os outros trens que são mais caros são panorâmicos e à noite não faz sentido viajar em vagões deste tipo, pois não se pode desfrutar da paisagem.

Trem Vistadome.
O Vistadome vem o ser a opção intermediária oferecida pela PeruRail. Os vagões são panorâmicos, com grandes janelas e vidro nos tetos. Além de possuir ar-condicionado as poltronas são grandes e confortáveis. São servidas refeições e no trecho de volta a Cusco ocorre um show com música típica dos andes, além de um pequeno desfile de roupas da marca exclusiva da empresa. Lembre-se que não convém muito tomar este trem à noite.

Trem Belmond Hiram Bingham.
O Hiram Bingham é o trem de luxo para Machu Picchu. Os vagões são confortáveis e espaçosos, são servidas refeições elaboradas, além de uma fina seleção de vinhos. Durante toda a viagem há open bar e é possível sair à parte externa do vagão em uma área segura. A passagem inclui o ônibus até as ruinas de Machu Picchu, o tour guiado na cidadela, shows musicais no trem, presentes e brindes por parte da empresa e um chá da tarde no famoso hotel Belmond Sanctuary Lodge, que fica na entrada do santuário histórico.

Inca Rail.

Trem Executive Class.
O Executive Class é o serviço mais simples da Inca Rail, algo similar ao trem Expedition da Peru Rail. A diferença é que a Inca Rail serve bebidas frias e quentes durante a viagem, sucos de frutas e uma variedade de chás de plantas típicas dos Andes peruanos. Lembre-se que a Inca Rail somente parte e retorna até a cidade de Ollantaytambo, localizada no Vale Sagrado dos Incas a aproximadamente duas horas de Cusco.

Trem First Class.
O First Class é o serviço intermediário da Inca Rail, parecido ao Vistadome da PeruRail. Com vagões panorâmicos e espaçosos, grandes poltronas bastante confortáveis e um serviço que inclui refeições bastante elaboradas, dispõe ainda de um vagão com bar, música ao vivo e área externa. Além de bebidas frias e quentes a Inca Rail oferece uma bebida de boas-vindas ao passageiro como cortesia.

Trem Presidential Class.
O Presidential Class é o trem de luxo da Inca Rail e é o único que realiza serviço privado a Machu Picchu, ou seja, o vagão é exclusivo para você e seus acompanhantes, não será dividido com outros passageiros. Com champanhe de boas-vindas e open bar durante toda a viagem serve um refinado menu, além de uma fina seleção de vinhos. O Presidential Class pode ser reservado para qualquer dia do ano. Para saber mais sobre o passeio de trem para Machu Picchu e alguns serviços opcionais que você pode incluir no seu roteiro para deixa-lo ainda mais especial, entre em contato com a nossa equipe.