Você está aqui

Tour Vale Sul | Visitando Tipón, Igreja de Andahuaylillas e Pikillaqta.

Tour Vale Sul de Cusco

Se você já ouviu falar do tour ao Vale Sul de Cusco? Apesar do tour pelo Vale Sagrado dos Incas ser mais famoso e mais procurado, este outro é uma opção igualmente bonita, passando por paisagens incríveis, em meio a montanhas, contemplando construções pré-incas e incas. Mesmo quem já ouviu falar deste lugar, tem muitas dúvidas de como funciona o passeio pelo Vale Sul, se vale a pena, por onde passa e quanto tempo dura... essas são perguntas frequentes e por isso, agora, vamos explicar tudo sobre este tour incrível.

Onde fica o Vale Sul de Cusco e o que é?
Este lugar encontra-se, como o nome diz, ao sul da cidade de Cuzco, abrangendo, mais precisamente, as localidades de Tipón, Urcos e Quispacanchi, formando um conjunto de restos pré-incas, incas e coloniais. São sítios arqueológicos carregados de histórias de civilizações muito antigas.

Tipón: É uma cidade de lindos e admiráveis fontes de águas que constituem um dos complexos arqueológicos mais importantes que se encontram localizados dentro da cidade de Cusco.

Piquillaqta: Este é um centro arqueológico pré-inca. Seu nome vem do Quechua, que significa “ povo de pulgas ”. A cidade é caracterizada por seus níveis de construção de pedra, cal e gesso. Hoje apresenta características de um grande centro urbano correspondente ao império Wari, com mais de mil construções entre praças, colcas - que eram “ praças de alimentos”, vivendas, templos. Constituía-se de largas e estreitas ruas com edifícios com altura de mais ou menos 4 andares.

Andahuaylillas: Tradicional povo localizado na província de Quispacanchi, típica vila andina do tempo colonial, de arquitetura do século XVII e XVII. A praça central de armas conta com uma igreja chamada “San Pedro”, um templo colonial conhecido como “Capilla Sixtina de América”, por sua maravilhosa arte religiosa, expressada por pinturas no teto em paredes de estilo barroca.

Veja outro tour que não poderia deixar fora de seu roteiro de viagem > Tour Maras Moray e Salineiras.

Como funciona o passeio pelo Vale Sul de Cusco?
O passeio inicia a partir das 8:00 até 1:00 da tarde.
Nossa primeira parada é no povoado de Tipón, a 23kms de Cusco, que é um sitio arqueológico muito bonito, porém ainda pouco conhecido dos turistas, pois descoberto recentemente. Aqui conheceremos tanto as ruínas, quanto o povoado, conhecido pela sua produção de pães típicos. A segunda parada do dia é no povoado de Andahuaylillas, onde acontece a visitação na Igreja de São Pedro, conhecida como a “Capela Sistina das Américas”, construída no século 17, na época colonial, que impressiona pela riqueza de detalhes, em um estilo que ficou conhecido como Barro Andino, que a torna única. Então, faremos uma parada no sítio arqueológico de Pikillaqta, construído pela civilização Wari, que tem como característica serem edificações mais baixas, devido a estatura da população. O almoço será no povoado de Saylla e, para finalizar, faremos uma visita na Laguna de Huarcapay e retornaremos para Cusco. Durante todo o trajeto o guia irá explicar sobre a história dos lugares e suas principais características, como, por exemplo, o uso de um sistema hidráulico desenvolvido para transportar a água dos nevados da região até o Vale Sul, utilizada principalmente para a produção agrícola. Se você se interessou, não deixe de pedir ao seu agente de viagens que inclua este destino ao seu roteiro. Além deste, nós preparamos alguns outros tours opcionais que podem ser inclusos no pacote, como, por exemplo, tour com experiência gastronômica e esportes radicais. Entre em contato e monte seu roteiro totalmente personalizado.

Veja nossa nosso Blog Viagens Machu Picchu para mais informações sobre os destinos do Peru.

Caso deseje realizar este passeio poderia incluir dentro de seu pacote de viagem para Cusco, solicite ao seu agente de viagens.