Você está aqui

Sobrevoo Linhas de Nazca: Tudo que Você Precisa Saber Sobre Este Destino Misterioso!

Linhas de Nazca

Entre tantos destinos incríveis no Peru, com belezas naturais, históricas e culturais, destaca-se as misteriosas e encantadoras Linhas de Nazca. Poucas pessoas já ouviram falar deste lugar com uma história fascinante e que intriga estudiosos e visitantes até os dias de hoje, e por isso neste post vamos apresenta-las a você e tirar todas as dúvidas sobre o passeio. Temos certeza que depois de ler esta matéria, as Linhas de Nazca estarão no seu roteiro de viagem para o Peru. Então, vamos lá?!

O que são as Linhas de Nazca?

As Linhas de Nazca são geoglifos, ou seja, figuras grandes de vestígios arqueológicos, feitas no chão, geralmente de grande extensão. Neste caso, as figuras de Nazca foram feitas pela civilização de mesmo nome, segundo estudos e historiadores, entre os anos 400 e 650 d.C. Entre as figuras mais conhecidas estão peixes, plantas, animais amazônicos e andinos, macaco, aranha, pássaro, etc. Devido ao seu tamanho e dimensões, o ideal é observá-las do alto, através de plataformas ou de um sobrevoo. Muitas teorias foram criadas para tentar descobrir para que serviam as linhas de Nazca e como foram feitas. Entre elas, muitos afirmam que foram feitas para servir como um enorme calendário astronômico, considerado o maior do mundo, inclusive. Outros que serviam como indicação do fluxo da água na região, ou que eram utilizadas em rituais para convocar água e fertilidade para o solo do deserto. Mas, a teoria mais provável é que possivelmente as Linhas de Nazca foram utilizadas com motivos religiosos, como um templo a céu aberto. Mas ninguém sabe com exatidão a sua real utilidade. Curioso, não?!

Onde ficam as Linhas de Nazca?

Nazca é um passeio acessível para quem está na capital peruana, pois a cidade está localizada a aproximadamente 450km de Lima, na região centro-sul do Peru, na área desértica do país. O destino tornou-se uma atração turística depois da descoberta das Linhas de Nazca. Nos arredores existem outros pontos turísticos que valem a pena serem visitados, como Paracas e a Reserva Nacional de Paracas e o incrível e diferente Oásis de Huacachina, que é literalmente um oásis no meio das grandes dunas do deserto. Para visitar estes e outros destinos no Peru, entre em contato com uma agência especializada, assim você economiza tempo durante os passeios e viaja com mais comodidade. 

Como chegar as Linhas de Nazca?

Existe a opção de ir de ônibus de Lima até Nazca, mas sem dúvidas, o mais indicado é contratar os serviços de uma agência especializada no destino. Uma vez que a viagem é longa e, normalmente, os tours já incluem traslados, guia para aprender mais sobre a história e curiosidades do lugar, e também o imperdível sobrevoo nas Linhas de Nazca. Ou seja, com uma agência você faz o passeio completo, da melhor forma possível e sem se preocupar com nada.

As principais figuras de Nazca:

• O Colibri ou Beija Flor: com 96 por 66 metros, este é um dos geoglifos mais conhecidos. Acredita-se que estes animais eram vistos como deuses mensageiros, uma espécie de “ponte” entre o mundo dos humanos e o mundo dos condores (maior ave do mundo, considerada sagrada para algumas civilizações antigas).

• O Macaco: a figura desse animal também aparece em outras peças pertencentes a cultura Nazca, como em cerâmicas, por exemplo, portanto é possível que também era um ser sagrado para a civilização. Um fato curioso é que o macaco desenhado possui apenas 4 dedos em uma das mãos, e alguns historiadores dizem que isto pode estar relacionado aos equinócios.

• A Aranha: este bicho é um símbolo da chuva e da fertilidade, além de ser uma representação dos adivinhos, que a usavam para prever o futuro.

Curiosidades sobre as Linhas de Nazca

1. Muitos acreditavam que as imagens foram feitas por ET’s, até os estudiosos analisarem a área e entenderem a história da civilização Nazca. 
2. Os Nazcas decapitavam pessoas durante rituais como uma forma de sacrifício oferecido aos deuses, guardando as cabeças como uma espécie de troféu. Algumas cabeças foram encontradas bem próximas das linhas, por arqueólogos. 
3. O Deserto de Nazca, onde as figuras estão localizadas, é considerado um dos mais secos do mundo, de clima árido e quase sem vento. Condições essas que ajudam a manter as linhas intactas mesmo depois de muitos anos. 
4. As linhas de Nazca foram feitas removendo a parte de cima do solo, que tem coloração mais escura. Portanto, quando este cascalho é removido, o solo abaixo é mais claro, fazendo com que as figuras fiquem bem aparentes e com bastante contraste. 
5. Existem centenas de figuras espalhadas por mais de 1000 km², muitas são apenas padrões geométricas, e mais de 70 delas são representações animais ou humanas.

Sugestão de roteiro de viagem para o Peru incluindo as Linhas de Nazca

Montamos o roteiro Maravilhas do Peru, pensando em oferecer as melhores atrações turísticas das principais regiões do país. Com ele, o visitante cruza o Peru de norte a sul e conhece lugares como Arequipa, Lima, Ica, Paracas, Cusco e claro, Machu Picchu. Olha só este roteiro imperdível de 15 dias desbravando o país milenar dos Incas:

DIA 1: Chega em Lima.
DIA 2: City Tour Lima Moderno e Colonial.
DIA 3: Tour Reserva Nacional de Paracas.
DIA 4: Paracas – Ilhas Ballestas – Huacachina e Nazca.
DIA 5: Sobrevoo nas Linhas de Nazca.
DIA 6: Chegada em Arequipa e City Tpur pela cidade.
DIA 7: Arequipa – Chivay.
DIA 8: Cruz del Condor – Puno. 
DIA 9: Lago Titicaca e Ilhas Flutuantes.
DIA 10: Ilha Taquile – Lago Titicaca.
DIA 11: Tour Rota do Sol – Cusco – Puno.
DIA 12: City Tour Arqueológico em Cusco.
DIA 13: Vale Sagrado dos Incas e Aguas Calientes.
DIA 14: Tour em Machu Picchu guiado em português.
DIA 15: Traslado ao aeroporto de Cusco. Retorno ao Brasil.

Para ver este pacote completo e todas as informações como o que inclui, detalhes dos passeios e valores, acesse nosso site. Lá você encontra esta e outras opções de roteiros para o Peru. Lembre-se também que é possível personalizar, acrescentando destinos e passeios a sua vontade. Esperamos que tenha gostado das dicas e curiosidades que tenha ficado com vontade de desvendar os mistérios da Linhas de Nazca. Temos certeza que este é um passeio que irá te surpreender pela história e beleza. Para continuar lendo sobre viagem para o Peru, acesse nosso blog.