Você está aqui

Senhor dos Tremores

Senhor dos Tremores

Localização.

A festa do Senhor dos Tremores é realizada em Cusco, na Plaza de Armas.

Data.

Se comemora todos os anos entre os meses de março e abril.

Descrição.

A festa do Senhor dos Tremores é realizada em Cusco como parte das celebrações da Semana Santa. Neste dia, na segunda-feira santa, o padroeiro da cidade, que fica sempre na Catedral de Cusco, sai em procissão pelas principais ruas do centro histórico, acompanhado por uma verdadeira multidão que chega a quase a cem mil pessoas. Chamado pela população local de Taytacha Temblores, a imagem do Cristo da Boa Morte foi um presente do rei Carlos V da Espanha ao povo cusquenho. A procissão segue por altares montados nas calçadas pela população. Devido ao grande número de pessoas na celebração, a prefeitura instala telas gigantes para que todos possam acompanhar a benção no final do evento. Uma curiosidade sobre a celebração é que um dos seus principais elementos é a flor de nhucchu, utilizada para confeccionar a coroa do Senhor dos Tremores e para fazer oferendas.

História.

No dia 31 de agosto do ano de 1650, durante um forte terremoto que atingiu a cidade de Cusco, seus moradores retiravam todas as imagens dos santos da catedral com o objetivo de salvá-las, quando, ao levar a estátua do Cristo da Boa Morte ao centro da Plaza de Armas, o terremoto se deteve. A população tomou este fato como um milagre e deste então o Senhor dos Tremores (Señor de los Temblores) é a imagem mais adorada na antiga capital do Império Inca, Cusco.

Quer saber qual a melhor época para viajar para o Peru e outras dicas de viagem e curiosidades sobre o país, acesse nosso blog.