Você está aqui

Roteiro Incrível Pelo Centro Histórico de Cusco!

Entre tantos atrativos que a cidade de Cusco oferece para o turista, destaca-se o Centro Histórico, com lugares de extrema beleza e importância para a história não só local, mas do país como um todo. Te convidamos a passear por esse lugar encantador, conhecendo seus principais pontos turísticos. Vamos lá? Leia com atenção e anote as dicas!

Conhecendo o Centro Histórico de Cusco:

Plaza de Armas de Cusco:

Cusco é conhecida como a Capital do Império Inca e a Praça de Armas, a principal da cidade, foi conhecida por esta civilização como um lugar de encontro, chamada de “Huacaypata”. Ela possui duas igrejas, a Catedral de Cusco e a Igreja da Companhia de Jesus e ao seu redor estão as melhores lojas, restaurantes, cafés, agência de turismo e outros serviços, como hotéis, por exemplo. No centro da Praça de Armas está uma estátua que homenageia Pachacuti, um dos mais importantes governantes incas. Sugerimos caminhar devagar pelo local e observar toda sua beleza e a grandiosidade das construções ao redor. Observe também a vida local e a movimentação do povo cusqueño pelo centro da cidade e, claro, tire muitas fotos.

Catedral de Cusco:

Não tem quem não se impressione com a Catedral de Cusco, localizada na Praça de Armas da cidade, no centro histórico. Não à toa que é considerada uma das mais bonitas da América do Sul. Sua arquitetura, sua história, as obras de arte que possui... todas as suas características fascinam os turistas. Diz-se que foi preciso mais de 100 anos para finalizar a construção da catedral, e sua arquitetura híbrida mistura o estilo gótico-renascentista e barroco. Impossível visitar a cidade e não tirar uma foto neste cartão postal.

Museu Inka:

Localizado ao lado da Praça de Armas está o Museu Inka, que pertence à Faculdade de Arqueologia da Universidade Nacional de Cuzco. Possui um acervo impressionante com peças da época incaica e de outras culturas. Possui réplicas de cenários da época dos incas, como eram suas vestimentas, seu armamento, descobertas de construção civil, engenharia e agricultura. Uma curiosidade é que o museu possui uma sala das múmias, uma tração curiosa e interessante.

Pedra dos 12 ângulos:

Um dos principais atrativos turísticos de Cusco é a Pedra dos 12 Ângulos, que fica a próxima da Praça de Armas, sendo possível chegar a pé até ela. Este lugar representa a perfeição e inca e explica muito de suas técnicas avançadas de construção. A pedra, que de fato tem 12 ângulos, se encaixa perfeitamente com as demais rochas que a circulam. Ela é considerada Patrimônio Cultural da Nação do Peru, tamanha a sua importância.

Qoricancha:

Este é um dos templos mais importantes para civilização inca, uma vez que era utilizado para a adoração do Deus Sol, principal divindade deste povo. Seu nome tem origem quéchua e significa “Templo Dourado” ou “Recinto de Ouro”, não atoa tinha as paredes revestidas de ouro, objetos de ouro e muito mais, o governador do império Inca tentou juntar ali as maiores riquezas do seu povo. Era utilizado pelos incas como um centro político, religioso e geográfico.

Mercado Central de San Pedro:

Um mercado popular onde é possível encontra de tudo: comida típica peruana, lembrancinhas, artesanato peruano, artigos de decoração, objetos místicos e uma mistura de peruanos com estrangeiros. Vale a pena dar uma volta por aqui.

Sítios arqueológicos em Cusco:

Muitos sabem que em Cusco existem inúmeros sítios arqueológicos de grande importância histórica, e nós já escrevemos aqui no blog uma matéria bem legal sobre eles, com dicas e informações. Você pode ler a matéria completa clicando aqui, mas também vamos deixar um breve resumo do seu conteúdo: entre todos destaca-se Sacsayhuaman, considerado o principal sítio arqueológico da cidade, sendo um lugar religioso para os incas, Puka Pukara, também bem próximo de Cusco, composto de grandes paredes de pedras e escadarias e Tambomachay, que tem seu nome de origem quéchua quer dizer “Lugar de Descanso”. De fato, acredita-se que foi construído com o intuito de ser um lugar para que o chefe do império Inca pudesse descansar.

Restaurantes:

Muitos restaurantes, bares e cafés ficam próximos da Praça Principal de Cusco, lugares onde você pode experimentar a deliciosa comida típica peruana. Entre eles recomendamos o Inkas Grill, que mistura cozinha peruana e cozinha internacional com maestria e elegância. O Restaurante Don Tomas, também próximo à praça principal, além de pratos típicos aqui também se pode ouvir música tradicional peruana ao vivo. E por último, o La Cicciolina, um dos restaurantes mais badalados de Cusco, que também conta com um bar e uma padaria, onde se pode provar um dos melhores ceviches da região.

Gostou? Quer saber mais sobre Cusco e suas atrações turísticas? Veja nossas sugestões de matérias abaixo:

- City Tour Arquelógico em Cusco: A Melhor Forma de Conhecer a Cidade Imperial! Leia aqui!

- Melhores Hotéis em Cusco: 3 Opções para Você não Errar na Hospedagem! Acesse aqui!

- O que Fazer em Cusco: Principais pontos Turísticos da Cidade e Arredores! Veja aqui!

- Os 10 melhores restaurantes de Cusco. Leia aqui!