Você está aqui

Qual a Melhor Época para Conhecer o Lago Titicaca? Veja essa e Outras Dicas!

Titicaca

O Peru, um país tão rico de cultura e história, presenteia o turista com paisagens incríveis, que, para muitos, nem parecem reais. Seja qual for a região do país que você escolher conhecer, temos certeza que irá se surpreender: desde a costa, com uma visão maravilhosa do Oceano Pacífico misturada com o deserto, passando pelas montanhas dos Andes, com paisagens intensas e grandes altitudes, até a imensidão e diversidade da Amazônia Peruana. Enfim, entre alguns dos pontos turísticos mais famosos do Peru cheios de beleza natural, destacamos Machu Picchu, claro, a Montanha Colorida, a Laguna Humantay e o famoso Lago Titicaca. Este último, tão impressionante que será tema deste blog. Vamos tirar algumas das principais dúvidas que recebemos, por exemplo: qual a melhor época para visitar o Lago Titicaca? Quais as principais atrações do Lago Titicaca? Como chegar até ele? Entre outras! Por isso, se você sonha em conhecer este fascinante lugar, pegue caneta e papel para anotar as nossas dicas que, temos certeza, irão facilitar a programação da sua viagem para o Peru.

Informações sobre o Lago Titicaca:

O lago está localizado próximo a cidade de Puno, conhecida como a Capital do Folclore do Peru, a aproximadamente 380 km da cidade de Cusco. É considerado o lago navegável mais alto do mundo, estando a mais de 3.800 metros acima do nível do mar. Ele faz divisa com a Bolívia, possuindo mais de 8 mil quilômetros quadrados, sendo o segundo maior da América do Sul. É bastante conhecido por suas ilhas flutuantes, que são artificiais, construídas pelos próprios moradores com um material bastante comum na região, o junco. Existem mais de 30 ilhas no Lago Titicaca, que são habitadas e guardam muitos dos costumes e tradições de seus antepassados.

Como chegar no Lago Titicaca?

Quem deseja fazer o tour pelo Lago Titicaca normalmente se hospeda da cidade de Puno, que fica a suas margens. E, a melhor maneira de chegar a Puno é de carro / van. Se o passeio se inicia em Cusco, a viagem dura em torno de 10h. Nossa dica é contratar os serviços de agência de viagem especializada e de confiança, assim, este trajeto longo de uma cidade a outro se torna um passeio especial, fazendo paradas estratégicas para conhecer atrações no meio do caminho. Além disso, os tours já incluem o traslado e o acompanhamento de um guia. Nós, da Viagens Machu Picchu, temos diversos roteiros de viagem para o Peru que incluem o Lago Titicaca. Um dos mais procurados é o pacote “Machu Picchu com Lago Titicaca e Cusco”, de 7 dias e 6 noites, que você pode ver completo, todos os destinos, o que inclui e valores, acessando nosso site.

Principais atrações do Lago Titicaca:

Sem dúvidas, a principal atração do Lago Titicaca são suas ilhas flutuantes, também conhecidas como Uros, pois foram originadas pela civilização de mesmo nome, que construiu as ilhas como uma forma de proteção há milhares de anos atrás. Uma das mais importantes do lago é a Ilha Taquile, onde moram cerca de 350 famílias que recebem os turistas com alegria e simpatia, apresentando o melhor dos costumes da região, artesanato peruano e comida local deliciosa. Quem visita a Ilha Taquile tem a oportunidade de passar a noite por lá, conhecendo de perto a vida e o dia a dia dos nativos. Ali estão guardados ensinamentos e costumes dos antepassados, como a língua, a forma de se vestir, a produção de alimentos e até mesmo a técnica de construção das ilhas, utilizando o junco.
Uma curiosidade: na Ilha Taquile, homens que usam gorros de tricô vermelhos para distinguir os solteiros dos casados. Além disso, o povo crê na honestidade das pessoas, por isso não existe polícia no local e todas as questões e problemas são resolvidos por líderes eleitos pela comunidade. Incrível, não é? Converse com um dos nossos agentes de viagem para reservar o seu tour pelas ilhas flutuantes no Lago Titicaca e surpreenda-se com tamanha cultura e beleza.

Mas então, qual a melhor época para visitar o Lago Titicaca?

Como se trata de um lugar em meios aos andes peruanos, quem quer visita o Lago Titicaca precisa se programar de acordo com época que deseja e com o clima que prefere. Como muitos sabem, a região de Cusco, Machu Picchu, Vale Sagrado dos Incas e Puno, possui das principais estações: a época das chuvas, que vai de novembro a março e a época da seca, entre abril e outubro. Viajar na alta temporada, entre os meses de abril a outubro, evitando as chuvas, é o mais recomendado. Sendo que, os melhores meses neste período são junho e julho, mas lembre-se que é justamente nestes dois meses que os pontos turísticos estão mais lotados e os preços costumam subir um pouco também. Se você quer aproveitar os lugares com mais tranquilidade, aproveite a baixa temporada. Inclusive fizemos um post no blog falando de 6 vantagens de viajar para o Peru na baia temporada. Não deixe de conferir. Agora, falando do clima no Lago Titicaca, preste atenção nestas informações sobre as temperaturas da região, assim você já sabe como organizar a sua mala e as roupas que não podem faltar: durante o ano todo o tempo é seco, e a temperatura varia de -4 graus a 17 graus, ou seja, nunca faz tanto calor por lá e o ideal é preparado para um friozinho.

Dica extra: Festa da Virgem de Candelária, tradição em Puno:

Se você adora participar de festividades locais e assim ficar mais próximo da cultura local do país visitado, a festa da Virgem de Candelária é uma excelente oportunidade para isso. Acontece todo ano, na cidade de Puno, as margens do Lago Titicaca, entre os dias 24 de janeiro a 13 de fevereiro. Durante os vários dias de festa acontecem apresentações de centenas de grupos de dança e música, que encantam locais e turistas. Destacam-se sempre as vestimentas coloridas e tradicionais utilizadas pelos bailarinos. O principal dia da festa é dia 12 de fevereiro, então programar-se para estar em Puno nesta data será uma chance incrível de vivenciar uma experiência única em terras peruanas. Não deixe de ler sobre as Histórias e Costumes milenares do Lago Titicaca, também no nosso blog. O Lago Titicaca é um destino impressionante, não é mesmo? Vale a pena a visita quando vier para o Peru. Não deixe de conferir nossos inúmeros pacotes de viagem e lembre-se: todos eles podem ser personalizados. Entre em contato com a nossa equipe! não deixe de conhecer nossos pacotes para Machu Picchu.