Você está aqui

Produtos Típicos Peruanos: Veja como Preparar Quinoa!

Quinoto

A quinoa é um dos produtos peruanos mais tradicionais, principalmente na região dos andes. O grão é considerado um dos superalimentos do Peru, devido ao riquíssimo valor nutricional. Este grão merece fazer parte da sua dieta, pois traz inúmeros benefícios a saúde, sendo rica em proteínas e é um dos únicos vegetais que contém todos os aminoácidos. Além disso, é rica em magnésio, vitaminas do complexo B, fibras, ferro, potássio, vitamina E, entre outros. Mas convenhamos, este não é um alimento que se encontra facilmente na mesa dos brasileiros, apesar de estar ganhando cada vez mais espaço. Por este motivo trazemos aqui algumas maneiras de preparar quinoa peruana, para você aprender com quem realmente entende do assunto e deixar as suas refeições mais gostosas e mais saudáveis.

4 maneiras de preparar quinoa peruana:

  • Quinotto de cogumelos: esta receita nada mais é do que um tradicional risoto trocando o arroz por quinoa. Composta de quinoa, pimentão vermelho em cubos, cogumelos shitake frescos e cogumelo funghi porcini secos. Fica uma delícia e é fácil de fazer. Ficou com vontade? Clique aqui e veja a receita completa! Você também pode usar a criatividade e inventar outras receitas de quinotto.
     
  • Salada peruana: a quinoa é um ótimo complemento para saladas. Neste caso a salada é composta de um mix de quinoa branca e negra, legumes variados, camarões grelhados, brotos de alfafa e mais. Você pode ver a receita completa clicando aqui. Esta é nossa sugestão, mas fique à vontade para explorar outros ingredientes e sabores.
     
  • Aji de galinha com quinoa: o ají de galinha é um prato bastante típico da gastronomia peruana e também pode ser incrementado com quinoa. Consiste basicamente em preparo cremoso de frango desfiado juntamente com um tipo de pimenta amarela, chamada aji amarillo. Receita fácil e deliciosa que você pode ver completa aqui.
     
  • Sopa de quinoa: super fácil de fazer a sopa mistura diversos ingredientes junto com a quinoa, entre eles cenoura, milho, ervilha e outras iguarias. Para ver o passo a passo da receita de sopa de quinoa, acesse aqui.                

Gostou das sugestões? São apenas algumas ideias do que você pode preparar com este típico produto dos andes peruanos, rico em nutrientes e um dos alimentos mais completos e saudáveis. Esperamos que tenham gostado de conhecer um pouco mais de um dos principais ingredientes da culinária peruana. E se você ama gastronomia, acesse o site da Viagens Machu Picchu e veja os Tours Gastronômicos com aulas de cozinha e degustação de pratos típicos. É uma experiência única de imersão na cultura e na cozinha do país.

Continue lendo nosso blog para dicas, informações e curiosidades sobre viagem para o Peru!