Você está aqui

O que Levar na Trilha Inca: Veja Dicas Importantes!

Trilha inca peru

A Trilha Inca é um dos percursos mais famosos do mundo e considerado o mais importante e bonito do Peru, atraindo turistas de todos os lugares do planeta. Esta é a principal trilha para Macchu Picchu, que possibilita chegar na cidadela a pé, passando por lugares que a maioria das pessoas não passa, o que a torna tão especial e única. Para garantir a sua vaga nesta caminhada é preciso fazer a reserva com antecedência, pois existe um número máximo de visitantes por dia. Além disso, não é permitido fazer este percurso por conta própria, portanto, é necessário contratar os serviços de uma agencia de viagem especializada e ir acompanhado de um guia. Uma das vantagens de contratar um especialista é que, além de todo o suporte antes, durante e depois da aventura, muitos dos equipamentos necessários já estão inclusos no pacote para a Trilha Inca, como por exemplo, as barracas e todos os itens para alimentação. Ou seja, menos coisas para você se preocupar e menos peso na sua mochila. Mesmo assim, ainda existem alguns objetos que são indispensáveis e de uso pessoal, que cabe a cada viajante levar o seu. E é aí que entram as dúvidas. Por isso, neste post, vamos esclarecer tudo o que é necessário para fazer a Trilha Inca, sem passar por apuros e sem deixar sua mochila pesada demais. Vamos lá?! Prontos para as dicas?

Equipamentos de trekking para levar na Trilha Inca:

A primeira coisa que você precisa se preocupar é com a mochila, pois ela precisa ser confortável para não ser um incomodo ao longo do caminho e razoavelmente grande para levar tudo que você precisa para 4 dias de trilha. É recomendável que se leve uma mochila de 50 a 70 litros e caso você ache que é demais para carrega-la por tanto tempo, é possível contratar um carregador com antecedência. Um item que pode ser bastante útil, é uma capa impermeável para a mochila, para que suas coisas não molhem, caso chova. Ainda sobre os acessórios, outro indispensável é o bastão para caminhada, que evita acidentes e é um ponto de apoio para o caminhante. Caso você não queira leva-lo é possível comprar ou alugar um em Cusco. De todos os itens, talvez este seja um dos mais importantes: o saco de dormir. Os pacotes das agências normalmente não incluem saco de dormir. Ele precisa aguentar pelo menos – 8 graus e que seja feito de pluma, para ser mais compacto e leve e ocupar menos espaço. Também pode ser alugado na cidade de Cusco.

Roupas e acessórios para a Trilha Inca:

Roupas que não podem faltar na sua mochila para a caminhada até Machu Picchu: pelo menos 3 camisetas (existem camisetas térmicas que são excelentes) e 2 calças confortáveis, 1 jaqueta (de preferência impermeável), pijama, meias, capa de chuva de qualidade, toalha de banho que seja bastante absorvente, bota para trekking (que também seja impermeável, de preferência), boné ou chapéu e óculos de sol.
Sempre se lembre de evitar coisas que ocupam muito espaço ou que sejam muito pesadas. Neste caso, nós recomendamos que leve peças próprias para este tipo de atividade, que são pensadas para este propósito, que além de leves, normalmente são compactas, secam rápido e protegem do sol. Assim você irá confortável e tranquilo.Todos esses itens também podem ser comprados em Cusco, que possui inúmeras lojas com roupas para trekkings e outros esportes.

Itens de higiene pessoal para a Trilha Inca:

Você deve estar se perguntando se durante a trilha ou nos acampamentos existe banheiro e chuveiros. E a resposta é que a infraestrutura dos lugares para pernoite é simples, portanto existem sim banheiro e chuveiro, somente para atender as necessidades básicas. Os chuveiros, por exemplo, costumam ser de água fria. Por este motivo, recomenda-se que o viajante sempre leve papel higiênico, lenço umedecido, e mesmo assim, carregue sabonete e shampoo pequenos. Não esqueça a pasta e escova de dentes também. Outros itens indispensáveis são protetores solar e protetor labial. Ah, e sacolas plásticas, tanto para juntar o lixo quanto guardar objetos molhados.

Outras dicas:

É possível levar celular, câmera e outros equipamentos eletrônicos, mas, uma dica é lavar baterias extras para os mesmos, uma vez que não há tomadas no caminho para recarregar estas coisas. E para repor as energias, leve sempre alimentos rápidos e práticos. Mesmo que nos acampamentos tenham comidas e que o pacote contratado inclua as refeições, o ideal é sempre carregar algum tipo de petisco, como barras de cereal, amendoim, chocolate, etc. E aí, agora sim está tudo pronto para começar esta aventura nos andes? Já para começar a arrumar a mala, que tal?! Para saber os pacotes de viagem para o Peru que incluem a Trilha Inca e outras opções de trekkings, entre em contato com a nossa equipe. Nós também temos uma aba específica no nosso site sobre as perguntas frequentes sobre a Trilha Inca, que inclui todas as informações necessárias que você precisa saber sobre ela. Não deixe de ler. 
Para continuar lendo dicas importantes para viajar para Machu Picchu, continue no nosso blog.