Você está aqui

O que Fazer no Vale Sagrado dos Incas: Conheça 3 Atrações Imperdíveis!

Maras Moray

Se você está se programando para conhecer o Peru e Machu Picchu, certamente o seu roteiro de viagem vai incluir um tour pelo Vale Sagrado dos Incas. Em resumo, este lugar de paisagens incríveis e cultura marcante, reúne pequenos povoados tradicionais em meio as montanhas, sítios arqueológicos, rios e claro, muita história. Sem dúvidas este é um dos principais pontos turísticos do Peru e merece uma visita. Mas, se você está se perguntando o que conhecer no Vale Sagrado dos Incas, preparamos aqui um material para te ajudar no planejamento. Vamos juntos descobrir os encantos deste lugar mágico? Continue lendo para saber mais!

3 ATRAÇÕES NO VALE SAGRADO DOS INCAS

O Vale Sagrado dos Incas é caminho para a cidadela de Machu Picchu. Portanto, quem está hospedado em Cusco, uma hora ou outra passará por ele. É uma região bastante grande, cheia de atrações e atividades. Olha só alguns lugares especiais que pertencem ao vale:

• Salineiras de Maras e Sítio Arqueológico Moray: este lugar pertence ao vale Sagrado dos Incas, mas o tour é feito separado das demais atrações. As Salineiras de Maras será um dos lugares mais impressionantes e de paisagem diferente que você verá, pois, o cenário é composto por mais de 3 mil poças de águas utilizadas pela população para extrair sal. Utilizando técnicas muito antigas, as famílias que ali trabalham abastecem toda a região de Cusco e ainda importam o sal para outros países. No mesmo passeio o visitante conhecerá um experimento inca, chamado Sítio Arqueológico Moray, que possui plataformas circulares, que adentram a terra. Falamos que é um experimento desta antiga civilização, pois acredita-se que o lugar funcionava como uma espécie de “laboratório” para o cultivo de diferentes produtos agrícolas. Cada círculo possui degraus e cada degrau tem uma temperatura diferente, sendo possível cultivar vários alimentos em uma única plataforma. Este incrível projeto nos mostra como os incas eram avançados, utilizando técnicas muito à frente do seu tempo.

• Pisac e o Mercado Artesanal de Pisac: outro lugar pertencente ao Vale Sagrado dos Incas é o povoado de Pisac, que fica a aproximadamente 1 hora de carro da cidade de Cusco. Aqui o turista tem a chance de ver de perto mais uma amostra da incrível inteligência do povo inca, através de projetos de engenharia e arquitetura. São grandiosos terraços, corredores de pedras, escadarias nas montanhas, muros e muito mais. O que os historiadores acreditam é que este era um importante lugar de defesa desta civilização, construído de forma estratégica. Quem chega a Pisac não pode deixar de conhecer também o colorido Mercado Artesanal de Pisac, que é como uma feira artesanal a céu aberto, e possui inúmeras opções de artesanato típico peruano a preços excelentes. É um ótimo lugar para comprar lembrancinhas da viagem.

• Povoado de Ollantaytambo: Ollantaytambo é outro simpático povoado no Vale Sagrado dos Incas que traduz perfeitamente a cultura, a história e costumes incas. Ele está localizado a 60 km de Pisac e é uma parada obrigatória para quem faz o tour pelo vale e depois embarca no trem para Machu Picchu, pois aqui, em Ollantaytambo, existe uma das estações para embarque e desembarque dos visitantes que vão e voltam de Aguas Calientes. O vilarejo abriga um grande complexo arqueológico, com escadarias sobre as montanhas (que rendem fotos incríveis), ruas de pedras, canais para transporte de água, templos sagrados, sistema inteligente de irrigação e casas milenares. Todos estes elementos levam o visitante para uma viagem no tempo, imaginando como era a vida e o dia-a-dia destes povos antigos.

A história do Vale Sagrado dos Incas:

Você sabe porque este lugar era considerado sagrado para a civilização inca? De forma resumida, nós te explicamos: os sacerdotes da era incaica acreditavam que o Vale Sagrado era uma projeção da via láctea na terra, onde se encontravam constelações igualmente sagradas. Ou seja, o lugar era um reflexo do céu na terra. Isso porque o vale é banhado pelo Rio Urubamba, e através das suas águas as estrelas “chegavam ao chão”. Além disso, devido a sua localização estratégica entre as montanhas, o local era extremamente fértil, possibilitando o cultivo de inúmeros alimentos. Mais um motivo para ser considerado sagrado.

Roteiro de viagem para o Peru incluindo Machu Picchu e o Vale Sagrado dos Incas:

Nós, da Viagens Machu Picchu, preparamos várias opções de pacotes de viagem para o Peru e em todas estas duas principais atrações do país estão presentes. Por isso, é só entrar no nosso site e escolher qual deles se encaixa melhor com o seu perfil de viajante, entrar em contato com a nossa equipe e reservar o lugar nesta experiência inesquecível. Vale lembrar também que todos os nossos pacotes e roteiros podem ser personalizados, ou seja, nossa equipe conversa com você, entende quais são seus desejos e necessidades e monta uma viagem a sua medida, acrescentando, tirando ou trocando os passeios que desejar, tudo isso pensando na melhor logística e em como otimizar seu tempo no país milenar dos incas. Perfeito, não? Acesse nosso blog para saber as vantagens de viajar com uma agência de viagem especializada. Esperamos você!