Você está aqui

Montanha Palcoyo: A segunda Montanha Colorida do Peru!

Montanha Palcoyo

Entre tantos pontos turísticos e belezas naturais do Peru, sem dúvidas um dos que mais chamam atenção dos turistas é famosa Montanha Vinicunca ou Montanha Colorida, conhecida também por outros nomes, como montanha das 7 cores ou montanha arco-íris. Este é um dos atrativos da região de Cusco e que conta com uma beleza de tirar o fôlego, em um trekking desafiador em meio aos andes peruanos. Mas, o que poucos sabem é que existe uma segunda montanha colorida no Peru, chamada Palcoyo e que é bem menos explorada pelos visitantes. Igualmente bonita e cheia de cores, esta pode ser uma opção para quem quer fazer uma caminha mais tranquila e ainda sim conhecer um lugar inesquecível. Por isso separamos algumas dicas e informações sobre este passeio, para que você saiba a diferença entre as duas montanhas, o grau de dificuldade, como funciona os tours e muito mais. Então vamos lá:

Porque as montanhas são coloridas?

Antes das dicas, uma curiosidade: as montanhas adquirem esta característica especial devido aos diferentes tipos de minerais presentes no solo. Acredita-se que a transformação da paisagem começou a mais ou menos 65 milhões de anos atrás, até chegar no que é hoje.

Onde fica a Montanha Palcoyo?

De forma resumida, esta montanha é uma das atrações perto de Cusco, aproximadamente a 100 km ao sul da cidade, no distrito de Checacupe.

Como chegar na Montanha Palcoyo?

Para quem tem interesse em fazer o tour na Montanha Palcoyo, anote estas informações: o passeio dura um dia todo, saindo cedo de Cusco e fazendo uma viagem de aproximadamente 3 horas de carro / van até o pé da montanha, de onde se inicia a caminhada. A dica é contratar o passeio com uma agência segura e especializada, assim o traslado estará incluso, bem como o guiado pela trilha.

Quais as diferenças entre a Montanha Palcoyo e a Montanha Vinicunca?

VINICUNCA:
•    Localizada perto de Cusco, nos Andes Peruanos, em Pitumarca;
•    Está a mais de 5 mil metros acima do nível do mar;
•    Nível de dificuldade: média / alta;
•    A trilha tem aproximadamente 5 quilômetros;
•    A caminha até o topo demora cerca de 3 horas;
•    Por ser mais famosa, a trilha é bastante concorrida e em quase todas as épocas do ano está cheia de turistas.

PALCOYO:
•    Localizada também perto de Cusco, nos Andes;
•    Está a 4.900 metros acima do nível do mar;
•    Nível de dificuldade: baixa / média;
•    A trilha tem aproximadamente 2 quilômetros;
•    Para chegar até o topo o viajante leva em torno de 1 hora;
•    Desconhecida da maioria das pessoas, esta é uma opção para quem quer fazer um trekking mais fácil e com menos gente, podendo assim aproveitar ao máximo a paisagem e o lugar.

Dicas extras para o trekking da montanha Placoyo:

Tanto para trilha da Raibown Montain quanto para a Palcoyo, é preciso ter um mínimo de preparo físico, nem tanto pela dificuldade do percurso, mas sim por se tratar de lugares que estão muito acima do nível do mar, o que pode causar o mal da altitude e deixar o trajeto mais difícil. Pelo mesmo motivo, o ideal é que essas atrações sejam visitadas nos últimos dias da sua viagem, assim seu corpo já estará mais aclimatado. Outra dica é tomar bastante água e chá de coca nos dias anteriores ou até recorrer ao Soroche Pill, comprimido vendido nas farmácias do Peru, excelentes para o evitar os sintomas do mal da altitude. Prepare sua mochila com os seguintes itens: garrafa de água, protetor solar, óculos de sol, boné / chapéu e papel higiênico. É importante dizer também que o uso de roupas e calçados leves e confortáveis é fundamental. Se tiver, leve também uma jaqueta corta-vento, que pode ser útil nos dias mais frios.

Leia também 7 Dicas indispensáveis para realizar trilhas pelo Peru.