Você está aqui

Montanha Colorida do Peru: Tudo que você Precisa Saber sobre a Rainbown Mountain

Montanha Colorida

Seu nome verdadeiro é Montanha Vinicunca, mas poucos a conhecem assim. A maioria prefere se referir a esta beleza da natureza como Montanha Colorida do Peru, Montanha das 7 Cores, Montanha Arco-íris, Rainbow Montain ou ainda Montaña de Colores. Independente de como você vai chama-la, o fato é que ela se tornou o passeio queridinho dos viajantes. Mas não é para menos. Não tem como não se impressionar com tamanha beleza. Uma beleza diferente de tudo que estamos acostumados a ver, e o mais legal é saber que é totalmente natural, paisagem transformada pela ação do tempo e de outros componentes, que levou milhares de anos para chegar ao que é hoje. E é sobre isso que falaremos neste post: tudo que você precisa saber sobre o tour da Montanha Colorida, onde ela fica localizada, como chegar, qual o nível de dificuldade, como funciona o passeio, melhor época para se aventurar e muito mais. Então, continue lendo para descobrir todos os segredos deste lugar tão incrível. Vamos conferir?

Curiosidades sobre a Montanha Colorida:

Você deve estar se perguntando como a montanha adquiriu estas colorações tão características, que a tornam única no mundo, não é?! Muitas pessoas têm curiosidade sobre isto, então nós te explicamos: este é um trabalho da natureza que durou milhões de anos para ficar pronto, - mais exatamente 65 milhões de anos - resultado da ação de sedimentos marinhos, de lagos e fluviais, que foram transportados pela água que anteriormente cobria toda a região. Ao longo deste tempo, estes diferente sedimentos e substâncias encontradas no solo foram formando camadas e estas camadas originaram as cores que vemos hoje em dia, sendo que cada uma é resultado da oxidação de um ou mais minerais. Outra curiosidade é que esta é uma atração relativamente nova, pois foi divulgada com para o mundo com maior intensidade e interesse turístico apenas no ano de 2016. E já em 2017 entrou para a lista dos 100 Lugares para Conhecer Antes de Morrer, feita pelo site Business Insider.

Onde está localizada a Montanha Colorida do Peru?

Ela está a 100 quilômetros a sudoeste da cidade Cusco. Ou seja, o passeio da Montanha Colorida começa e termina na cidade imperial dos Incas. Está localizada na Cordilheira dos Andes, a quase 6 mil metros acima do nível do mar, o que exige certo preparo físico para conhece-la.

Como chegar na Montanha Colorida?

A melhor forma de chegar na Montanha Colorida é reservando um tour com uma agência de viagens que seja responsável e segura. O passeio para a Montanha Vinicunca, oferecido pela Viagens Machu Picchu, já inclui traslado de ida e volta e também um café da manhã reforçado para aguentar a caminhada. Esta é a melhor forma de ir até a Montanha Colorida, pois, como falamos acima, ela está um pouco distante de Cusco e o ideal é começar a caminhada cedo. Contratando uma agência de viagens você evitará possíveis transtornos e problemas, podendo aproveitar melhor o tour, sem se preocupar com outros detalhes, além de ir acompanhado com um guia local, que vai te auxiliar em tudo que for preciso.

Como funciona o tour da Montanha Colorida?

Prepare-se para acordar bem cedo no dia do passeio, pois o tour se inicia em Cusco, aproximadamente as 3 horas da manhã, quando nossa equipe passará no seu hotel para fazer o traslado até o início da trilha. Chegando no local, iniciaremos a caminhada acompanhados de um guia local especializado no trajeto, que passará todas as informações mais importantes sobre o passeio e também algumas curiosidades sobre a Montanha Colorida. Ele irá fazer recomendações e estará à disposição dos integrantes do grupo, dando apoio durante o trekking, fazendo paradas para descanso, se necessário. A caminhada de ida até o topo da Montanha Colorida leva em torno de 3 horas, em um percurso de dificuldade média/alta, tanto pela distância, quanto altitude, que, para quem não está acostumado com tais condições, pode ser um fator prejudicial, acarretando o mal da altitude. É importante falar que recomendamos que este passeio seja feito nos seus últimos dias de viagem, para que o corpo já esteja aclimado. Além disso, durante a trilha, existe a possibilidade de alugar cavalos, para quem não aguentar faze-la a pé. O valor do aluguel do cavalo não está incluso no passeio, na hora da trilha. Durante todo o trajeto você passará por pequenos povoados remotos, tendo a chance de ver de perto o estilo de vida dos povos andinos, estando em contato com a rica cultura peruana. Também se surpreenderá com a paisagem ao redor: montanha nevadas, vales, fauna e flora característicos da região dos andes. Chegando no objetivo final, aos pés da Montanha Das Sete Cores, os visitantes terão um tempo de aproximadamente 1 hora para desfrutar da paisagem, descansar, comer, reabastecer as energias e claro, fazer fotos deste cenário inigualável. Depois, se inicia o trajeto de retorno, que costuma demorar menos, por ser de descida. Ao final da trilha da Montanha Colorida, nossa equipe estará esperando o grupo para leva-los de volta para a cidade Cusco e deixá-los novamente no hotel. O trekking da Montanha Colorida é um dos mais difíceis da região de Cusco mas com certeza também é um dos mais bonitos, então, se tiver vontade de fazer, não pense duas vezes: reserve seu lugar nesta aventura, prepare-se e vá. Este será um desafio difícil, mas a vista no final irá compensar todo o esforço.

Dicas para a trilha da Montanha Colorida:

Se tem dúvidas do que levar no dia do trekking nós sugerimos os seguintes itens: roupa e sapatos confortáveis, próprios para este tipo de atividade, óculos de sol, protetor solar, luva, touca e outros acessórios de frio, dependendo da época que a viagem ocorrer. Lanches rápidos para repor a energia durante a caminhada, como barras de cereal, frutas, chocolate, amendoim e bastante água para se manter sempre hidratado. E não esqueça a câmera fotográfica para registrar todos os momentos. Veja no nosso blog também: 7 dicas indispensáveis para fazer trilhas no Peru.

Qual a melhor época para fazer a trilha da Montanha Colorida?

A região de Cusco, como um todo, possui duas principais estações durante o ano: a seca e chuvosa. A seca vai de abril a outubro e a chuvosa vai de novembro a março. O período mais recomendado para viajar para o Peru é na seca, durante a alta temporada, porém, é quando todos os pontos turísticos do país costumam estar mais cheios e preços um pouco mais elevados. Porém, a caminhada da Montanha Vinicunca está aberta o ano todo, então é possível visita-la na época chuvosa, sabendo que as chuvas dificilmente duram o dia todo e que o volume também é pequeno. A diferença é que neste período do ano, existe a possibilidade de encontrar uma parte da montanha coberta de neve ou até mesmo ver nevar durante o trekking.
A paisagem muda de acordo com a época escolhida. Demais, não é?!

Sugestão de pacote de viagem para o Peru que inclui o tour para a Montanha Colorida:

Nós, da Viagens Machu Picchu, oferecemos algumas opções de roteiros de viagem para o Peru que incluem este passeio tão procurado. E agora vamos te apresentar uma das melhores opções para quem gosta de aventura e de praticar esporte em contato com a natureza: é o nosso pacote chamado “Aventura nos Andes Peruanos”, de 11 dias e 10 noites. Além do tour na Montanha de Sete Cores, este roteiro vai te lavar para os melhores destinos de caminhada do país, passando pela capital do Peru, Lima, indo para Huaraz, a “Suíça Peruana”, de natureza incrível e com opções de trekkings de tirar o fôlego, depois passando por Cusco para conhecer o Vale Sagrado dos Incas, Machu Picchu, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e finalizando em grande estilo com a trilha da Montanha Colorida. Para ver este e outros roteiros de viagem para Machu Picchu, completos e imperdíveis, acesse nosso site. Esperamos que tenham gostado das nossas dicas e recomendações. E quando viajar para o Peru, não deixe de conhecer este, que é um dos principais e mais bonitos destinos do país. Te esperamos para juntos te desbravar os andes peruanos. Entre em contato com a nossa equipe e reserve o seu pacote. Para continuar lendo informações sobre outros destinos do Peru, acesse nosso blog. Conheça também a irmã gêmea da Montanha Colorida, que poucas pessoas conhecem, a Montanha Palcoyo no Peru.