Você está aqui

Laguna 69 no Peru: Conheça uma das Paisagens mais Lindas do País!

Laguna 69 Huaraz

Entre tantas atrações imperdíveis no Peru, destacam-se as paisagens e as belezas naturais que fazem parte da Cordilheira dos Andes. Desbravar esta região é descobrir montanhas nevadas, lagoas de águas geladas e cristalinas, de cores indescritíveis, geleiras, vales, animais típicos, cultura andina marcante e única, entre tantas outras coisas. O que talvez você não saiba, é que existe uma subcordilheira no país, conhecida como o Himalaia Peruano, que se chama Cordilheira Branca, onde estão localizadas as montanhas mais altas do Peru, como o Huascarán, com mais de 6.700 metros de altitude. Quem deseja visitar a região costuma se hospedar na cidade de Huaraz, que é o ponto de partida para inúmeros passeios. As várias atrações da redondeza são destinos ideais para os amantes da natureza e para quem gosta de esportes de aventura e longas caminhadas. Nós já escrevemos sobre a Cordilheira Branca aqui no blog e você pode ler a matéria completa clicando aqui. Mas neste post, em específico, vamos te apresentar a Laguna 69, que sem dúvidas, é um dos lugares mais lindos do Peru e de toda a América do Sul. Já ouviu falar dela? Se sim, continue lendo para descobrir tudo sobre ela e sobre como funciona o passeio até esta preciosidade da natureza. Se você não sabia da existência deste lugar, continue lendo para se surpreender e ficar com vontade de colar a Laguna 69 na sua lista de destinos dos sonhos. Olha só:

Informações sobre a Laguna 69:

A Laguna 69 está localizada no Parque Nacional de Huascarán no Peru e recebe este nome devido a contagem das lagoas do parque, que são 368 ao norte e 55 na parte sul. Quem quiser visita-la, prepare-se: seu nível de dificuldade é considerado médio/alto, e o que dificulta ainda mais é a fato de ela estar a 4.600 metros acima do nível do mar, sendo que a trilha começa a 3.800 metros de altitude, ou seja, a sensação de cansaço aumenta, bem como as chances de ter o mal da altitude. O trekking da Laguna 69 tem 14 km contando ida e volta, entre muitas subidas e descidas. Este trajeto costuma ser percorrido em 6h, também levando em conta a ida, a volta e o tempo para descanso. Portanto, quem desejar fazer este passeio precisa ter um bom preparo físico e reservar um dia inteiro no seu roteiro de viagem.

Onde fica a Laguna 69 no Peru?

Como dito acima, a Laguna 69 é uma das atrações dentro do Parque Nacional de Huascarán, mais precisamente em Yungay, cidade que fica próxima a Huaraz, que a principal cidade da região. Huaraz, por sua vez, está a mais ou menos 400 km de Lima, a capital peruana. Para chegar em Huaraz, os visitantes costumam pegar um ônibus em Lima, em uma viagem com duração aproximada de 8 horas, que normalmente é feita a noite, para otimizar o tempo e não perder um dia inteiro de passeio. O recomendável é contratar os serviços de uma agência de viagem especializada, como a Viagens Machu Picchu, assim a equipe se encarrega por todos os traslados e garantir um passeio mais tranquilo e seguro do começo ao fim.

Como chegar até a Laguna 69?

A maioria dos tours costumam sair da cidade de Huaraz, que é a maior e mais bem estruturada da região. Como o caminho é longo, esteja preparado para acordar cedo, antes das 5h da manhã, e voltar no fim da tarde. A primeira parte do passeio é ir de Huaraz até a cidade de Yungay, o que demora cerca de 3 horas de carro. Depois disso, é preciso ir de carro até o ponto onde se inicia a caminhada, que fica em Cebolla Pampa, o que leva mais uma hora, aproximadamente. E aí então, começa a caminhada, propriamente dita. Está preparado?

Como é a trilha da Laguna 69?

Não só o ponto final é lindo, como todo o trajeto até ele, portanto a dica é aproveitar cada passo desta caminhada. Ao todo são 7km de ida e 7 de volta, aproximadamente 3:30h para chegar até a Laguna 69 e mais 2h para retornar. Os primeiros quilômetros são mais planos, cruzando por um vale e por um rio. Você terá a chance de ver 5 nevados impressionantes que ficam próximos a trilha. Depois deste trecho mais reto, começam as subidas, e nós recomendamos que nesta parte as paradas para hidratação sejam mais frequentes, visto que podem ajudar a evitar o soroche (mal da altitude). É possível ver também, dependendo da época do ano, entre as montanhas, algumas cachoeiras que se formam do desgelo, o que torna a paisagem ainda mais bonita. A parte mais difícil é o trajeto final, já bem próximo da Laguna 69, principalmente pelo cansaço e pelo ar rarefeito característico de lugares que se encontram a mais de 3 mil metros de altitude (neste caso, o visitante estará a 4600 metros acima do nível do mar). Mas, ao chegar no objetivo final, desfrute da paisagem, tire fotos, descanse... você estará em um dos lugares mais lindos do Peru, o que faz todo o esforço valer a pena.

Dicas para a trilha da Laguna 69:

É imprescindível roupas e acessórios para frio, pois quanto mais alto se sobre, mais a temperatura cai, portanto, coloque na mochila touca, luva, e se possível vista jaqueta e botas impermeável, daquelas que são específicas para trekkings. Outras coisas que não podem faltam: protetor solar, muita água para se hidratar, comidas rápidas para repor a energia, como barras de cereal, frutas, sanduíches, chocolates, amendoim, etc, e folhas de coca também são indicadas para amenizar os afeitos da altitude. Outra dica importante é deixar os passeios por esta região nos últimos dias do seu roteiro de viagem para o Peru, assim seu corpo já estará mais aclimatado e acostumado com as condições do lugar.

Qual a melhor época para conhecer a Laguna 69?

As trilhas da região e do Parque Nacional de Huascarán no Peru estão abertas o ano todo e podem ser feitas em qualquer dia. Mas, a época mais indicada para fazer atividades e desbravar as montanhas é entre abril e outubro, que é o período de alta temporada no Peru, por ser os meses com menos possibilidades de chuvas.

Pacotes de viagem para o Peru incluindo a Laguna 69:

A Viagens Machu Picchu possui inúmeros roteiros de viagem para o Peru já montados no site e cada cliente ainda pode personalizar, de acordo com os destinos que mais quer conhecer, entrando em contato com nosso time de vendedores especialistas. Agora vamos te apresentar uma das opções incluindo a região de Huaraz e da Cordilheira Branca, que o pacote “Aventura nos Andes Peruanos”, de 11 dias e 10 noites. Dê uma olhada:

DIA 1: Chegada em Lima e traslado ao hotel.

DIA 2: City Tour em Lima – Traslado Lima até Huaraz.

DIA 3: Huaraz – Laguna Parón.

DIA 4: Huaraz – Trilha Laguna 69 – Llanganuco.

DIA 5: Nevado Pastoruri.

DIA 6: Saída de Lima – Chegada em Cusco.

DIA 7: City Tour Arqueológico em Cusco.

DIA 8: Vale Sagrado dos Incas – Aguas Calientes.

DIA 9: Tour Guiado em Machu Picchu.

DIA 10: Trilha da Montanha Colorida.

DIA 11: Traslado ao aeroporto – Retorno ao Brasil.

Gostou? Para saber mais entre no nosso site e veja todas as informações sobre este e outros roteiros, veja como funciona o dia-a-dia da viagem, o que está incluso, valores e muito mais. Em caso de dúvidas, nossa equipe está à disposição. Esperamos que tenha gostado de todas as dicas sobre a Laguna 69. Para saber mais sobre vários outros destinos, continue lendo nosso blog.