Você está aqui

Gastronomia Peruana: Conheça Carapulcra, Um dos Pratos Mais Antigos e Gostosos do Peru!

Carapulcra

Neste post vamos te convidar a conhecer mais da culinária típica peruana através de um dos pratos mais deliciosos e tradicionais do Peru: a carapulcra! Mas antes, vamos te contar algumas curiosidades. Por exemplo, você sabia que o Peru já foi eleito 6 vezes o Melhor Destino Gastronômico do mundo? Sabia que Lima é considerada a Capital Gastronômica da América do Sul e que na cidade estão alguns dos melhores restaurantes do mundo? Isso mesmo! Incrível, não é?! Só por esses dados já dá para ter uma noção do quão deliciosa e única a gastronomia peruana é, e por isso, quando fizer a sua viagem para o Peru, não deixe de experimentar o máximo de pratos que conseguir. Essa é a nossa sugestão. Mas, voltando a carapulcra, este prato se mistura com a história do país e você precisa prova-lo quando viajar para o país milenar dos incas. Leia abaixo mais informações e dicas sobre e este prato. Continue lendo!

Origem do Carapulcra:

Este é um dos pratos que tem origem da cultura inca e que perdurou até os dias de hoje, mesmo sendo um dos mais antigos do Peru. Seu nome vem do quéchua e significa “guiso de piedras calientes”. Inicialmente era preparado com carne de lhama, mas sofreu alterações com o passar dos anos.

Afinal, o que é carapulcra?

O consiste, basicamente, de um guizado feito com carnes e batata seca. Como dito anteriormente, no início era feito com carne de lhama, mas hoje em dia é feito principalmente de galinha e carne de porco. Uma curiosidade sobre esta iguaria da culinária peruana é o preparo da batata utilizada na receita. Bom, pelo menos antigamente, o produto era deixado ao ar livre nas montanhas, e a noite congelava e durante o dia, descongelava e assim elas iam perdendo a umidade e secando. Hoje em dia, claro, seu preparo vem sendo adaptado. No Peru, estas batatas também são chamadas de chuño ou papaseca.

Como fazer carapulcra?

Ficou com vontade de experimentar o prato? Então, separamos para você a receita de carapulcra peruana. Olha só:

Ingredientes:

  • ½ kg de batata seca (batata típica peruana)
  • 1 kg de costela de porco com pouca gordura
  • 200g de amendoim cru
  • 2 cebolas roxas
  • 10 dentes de alho grandes
  • 1 colher (sopa) de aji panca (tipo de pimenta) moído

Modo de preparo:

Deixe a batata seca de molho em agua por uma noite. Depois, ferva dois litros de água e coloque a costela de porto cortada e batata, deixando cozinhar por 1 hora em fogo lento. Torre o amendoim e retire a casca. Refogue a cebola em rodelas, o alho e o aji panca em uma frigideira. Bata o molho no liquidificador juntando o amendoim ao refogado e despeje na panela junto com a batata e a carne. Coloque pimenta e sal a gosto. Sirva em seguida e bom apetite! Esperamos que tenham gostado de conhecer um pouco mais de um dos principais pratos da culinária peruana. E, se você ama gastronomia, acesse o site da Viagens Machu Picchu e veja os Tours Gastronômicos com aulas de cozinha e degustação de pratos típicos. É uma experiência única de imersão na cultura e na cozinha do país.

Continue lendo nosso blog para dicas, informações e curiosidades sobre viagem para o Peru!