Você está aqui

Dicas para Organizar a Mala para Machu Picchu:O que não pode Faltar!

Machu Picchu

Uma viagem começa muito antes da chegada ao destino, certo? Viajar é também pensar no roteiro, escolher a melhor época, otimizar seu tempo, escolher a hospedagem e claro, organizar a mala, para que não falte nada, mas também não sobre coisa, afinal, ninguém quer carregar peso extra ou correr atrás de itens necessários durante os passeios. Por isso, leia com atenção este post, pois temos certeza que será muito útil na organização da sua viagem para o Peru. Aqui vamos dar dicas valiosas do que levar para Machu Picchu em cada época do ano e do que não pode faltar na sua bagagem. Vamos lá?

Como é o clima em Machu Picchu?

O clima no Peru varia de região para região como Lima, Nazca, Ica e Arequipa, mas em Machu Picchu, vale lembrar é que a região dos andes e que a cidadela está a mais de 2400 metros de altitude. Mas o que isso quer dizer? Em resumo, que as variações de temperatura e condições climáticas são comuns em curtos períodos de tempo. Mas se você quer saber qual a melhor época para visitar Machu Picchu, nós explicamos: de novembro a março é o período das chuvas, baixa temporada, quem visita a cidadela nestes meses tem mais chances de vê-la encoberta ou chuvosa, mas com a vantagem de estar mais vazia e poder aproveitar melhor o espaço e a energia do lugar. Os meses de alta temporada são os mais recomendados, entre abril e outubro, principalmente em junho e julho, neste período as chances de chover são bem menores, mas preços costumam estar mais elevados e os espaços mais lotados de turistas. Mesmo na baixa temporada, o passeio funciona normalmente e as chances de não estar chovendo são grandes, pois não chove o dia todo e como foi anteriormente, o clima muda constantemente na região. Os dias são mais abafados e quentes, com uma média de 20 a 23 graus, baixando um pouco durante a noite. Já na alta temporada, época seca, os céus são mais abertos, com poucas chances de chuvas, mas com temperaturas são mais baixas durante o dia, na média de 17 a 19 graus, e durante a noite, prepare-se para um de quase 0 graus.

O que levar para Machu Picchu na baixa temporada?

Se você está se programando para viajar para o Peru entre novembro e março, faça o checklist com os seguintes itens: 
• A temperatura é mais quente durante o dia, então lembre-se de levar roupas leves;
• Para noite, quando a temperatura abaixa, esteja preparado com um casaco um pouco mais quente, um moletom ou algo assim;
• Calçados confortáveis, principalmente se optar por fazer as trilhas dentro da cidadela de Machu Picchu. Lembre-se que todo o tour é feito caminhando pelas ruínas;
• Bermudas são itens quase indispensáveis em qualquer época do ano, prefira levar calças mais frescas e leves;
• Uma capa de chuva ou jaqueta impermeável podem ser úteis, como precaução.

O que levar para Machu Picchu na alta temporada?

Se for viajar entre abril e outubro, prepare sua mala pensando em temperaturas mais frias. Anote estas dicas:
• Leve casacos mais quentes, para frio próximo a 0 graus, principalmente à noite;
• Outros acessórios de frio podem ser úteis também, como touca, cachecol e luvas;
• Calças confortáveis e mais quentes também merecem um espaço na sua bagagem;
• Sapatos confortáveis e leves;
• Dica: caso esqueça algum item do vestuário, as feiras e mercados de artesanato são excelentes lugares para fazer compras de roupas típicas, feitas de lã de alpaca, que são quentes e confortáveis e são uma lembrança incrível da viagem.

Itens indispensáveis em qualquer época do ano:

Independente do mês da sua viagem, algumas coisas não podem faltar na sua mochila: protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros, hidratante e protetor labial, câmera fotográfica para registar todos os mementos, um kit básico de remédios, principalmente para os sintomas do mal da altitude, como enjoos e dor de cabeça. Ah, e por último, mas não menos importante: não esqueça seus documentos. O único documento necessário para brasileiros no Peru é o Documento de Identidade (RG), com data de menos de 10 anos de emissão. Mas, caso tenha passaporte, é interessante leva-lo para trazer o carimbo de Machu Picchu de lembrança. Enfim, esperamos ter ajudado, mas caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe, nossos agentes de viagem estão sempre à disposição. Também continue lendo nosso blog, com inúmeras informações sobre o Peru e seus melhores destinos.

Veja todos os nossos pacotes de viagem para Machu Picchu.