Você está aqui

Cultura Peruana: Conheça 3 Festas Tradicionais do Peru que Você Precisa Participar!

Inti Raymi - Festa do Sol

Viajar para o Peru em qualquer data já é uma experiência única e enriquecedora. O país tem uma história impressionante e uma cultura que encanta qualquer pessoa. Mas, se você está planejando a sua viagem para o Peru com um roteiro mais tradicional, passando por Machu Picchu, Cusco e outros lugares, mas também deseja viver algo diferente, para de fato vivenciar a cultura local de um jeito intenso, nós temos uma sugestão: que tal participar das festas mais tradicionais do Peru? Isso mesmo, as festas tradicionais são uma excelente oportunidade para aprender mais sobre o país, sua religião, história e costumes. Por isso preparamos esta matéria com informações importantes como localidade, data e tudo que você precisa saber sobre os principais festejos do Peru. Anote na agenda para não esquecer:

3 FESTAS TÍPICAS DO PERU:

  1. Inti Raymi – Festa do Sol: esta, sem dúvidas, é a festa mais tradicional do país e uma das mais bonitas também. Ela é uma celebração herdada dos incas, que acontece todo ano em homenagem ao Deus Sol, a principal divindade dessa antiga civilização.

Todo dia 24 de junho, em Cusco, milhares de pessoas se reúnem na cidade para festejar. A data não foi escolhida por acaso, pois os incas consideravam este dia o mais curto do hemisfério sul, o que fazia com que pensassem que o Deus Sol poderia abandona-los e por isso faziam a festa, para que o Sol permanecesse com eles durante o ano todo.

A Festa do Inti Raymi sofreu algumas mudanças com o passar do tempo, mas o seu propósito ainda é o mesmo. Hoje em dia, a festa começa cedo, em Qoricancha, um templo em Cusco também dedicado ao Deus Sol, passando pela Praça de Armas da cidade e finalizando nas ruínas de Sacsahuaman, onde acontece a parte principal da celebração – e para assistir a esta parte é preciso comprar ingresso com bastante antecedência, pois as vagas são limitadas e bastante disputadas.

A celebração é composta de muitas cores, por conta dos trajes típicos que os participantes usam, muita música, dança e momentos de adoração a Inti Raymi Uma energia e experiência sem igual! Para saber mais detalhes do Inti Raymi em Cusco, leia a matéria que fizemos no blog especialmente para a festa.

  1. Candelária Mamacha: a Festa da Virgem da Candelária acontece todo ano em Puno, cidade que fica às margens do Lago Titicaca. É uma das maiores festas do país, se estendendo por quase um mês de celebração, iniciando dia 24 de janeiro e indo até o dia 13 de fevereiro.

A multidão se reúne para assistir à apresentação de milhares de bailarinos e músicos durante todos os dias, que são feitas em homenagem a Virgem de Candelária ou Mamacha de Candelária, como também é conhecida. Como de costume, as vestimentas alegres e coloridas são uma atração à parte e enchem os olhos de quem assiste as apresentações.

Se você pode ir um dia para Puno para participar da Festa da Candelária, sugerimos que escolha o dia 12 de fevereiro, que é o dia principal da festividade.

  1. Corpus Christi: milhares de pessoas comparecem a catedral da cidade de Cusco para acompanhar o Corpus Christi, que consiste em reunir todos os santos das paróquias da região na catedral principal e sair em procissão pelas ruas com as imagens dos 15 santos.

Além de todas as tradições católicas características desta celebração, em Cusco também tem muita música, dança e locais para provar a culinária típica peruana. Ou seja, é uma excelente oportunidade para ver todas as formas da cultura do país em um só lugar.

O Corpus Christi não possui uma data fixa, sendo realizado sempre 60 dias após a Páscoa, normalmente no mês de maio ou junho.

Gostou? Quer ver mais dicas e informações sobre todas as festas tradicionais do Peru? Então acesse nosso site, lá tem uma parte especial dedicada a este tema. Será um ótimo guia para começar a planejar a sua viagem para o Peru. Lá você também encontra todos os roteiros de viagem para Machu Picchu e outras regiões deste país tão lindo e rico em cultura e história. Não deixe de conferir e entrar em contato com nossos consultores especialistas.

Para saber mais dicas, informações e curiosidades sobre o Peru, continue lendo nosso blog.