Você está aqui

Conheça os Restaurantes Peruanos que Estão na Lista dos 50 Melhores Restaurantes da América do Sul!

Comida Peruana

Que a gastronomia peruana é referência mundial não é novidade para ninguém, não é mesmo? Sim, a culinária típica peruana já se tornou uma atração à parte para quem visita o país. Só para contextualizar e te convencer a fazer uma viagem gastronômica no Peru, você sabia que o país já foi 6 vezes eleito como o Melhor Destino Gastronômico do Mundo? E que Lima, a capital, também foi reconhecida como a Capital Gastronômica da América Latina? Ou seja, viajar para o Peru é se deliciar experimentando novos sabores e pratos típicos. Mas, se você deseja ter uma experiência ainda melhor e mais especial, trazemos aqui os restaurantes que entraram para lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina em 2019, sendo que destes 11 são peruanos. Continue lendo para saber mais!

Quais são os 50 melhores restaurantes da América Latina?

Esta premiação acontece todo ano, há sete anos. Em 2019 a cerimônia ocorreu em Buenos Aires, na Argentina. É interessante observar que os dois primeiros da lista, os grandes campeões, são peruanos e ganharam o prêmio pelo segundo ano consecutivo. Olha só a lista completa:

1. Maido (Lima, Peru)
2. Central (Lima, Peru)
3. Pujol (Cidade do México, México)
4. Don Julio (Buenos Aires, Argentina)
5. Boragó (Santiago, Chile)
6. A Casa do Porco (São Paulo, Brasil)
7. El Chato (Bogotá, Colômbia)
8. Leo (Bogotá, Colômbia)
9. Osso (Lima, Peru)
10. D.O.M. (São Paulo, Brasil)
11. Quintonil (Cidade do México, México)
12. Isolina (Lima, Peru)
13. Astrid y Gastón (Lima, Peru)
14. Alcalde (Guadalajara, México)
15. Pangea (Monterrey, México)
16. Sud 777 (Cidade do México, México)
17. Maito (Cidade do Panamá, Panamá)
18. Maní (São Paulo, Brasil)
19. Rafael (Lima, Peru)
20. Mishiguene (Buenos Aires, Argentina)
21. Kjolle (Lima, Peru)
22. Harry Sasson (Bogotá, Colômbia)
23. Oteque (Rio de Janeiro, Brasil)
24. Lasai (Rio de Janeiro, Brasil)
25. Tegui (Buenos Aires, Argentina)
26. La Mar (Lima, Peru)
27. Rosetta (Cidade do México, México)
28. Máximo Bistrot (Cidade do México, México)
29. Chila (Buenos Aires, Argentina)
30. Ambrosía (Santiago, Chile)
31. Nicos (Cidade do México, México)
32. Le Chique (Cancún, México)
33. Parador La Huella (José Ignacio, Uruguai)
34. De Patio (Santiago, Chile)
35. Olympe (Rio de Janeiro, Brasil)
36. Mil (Cusco, Peru)
37. 040 (Santiago, Chile)
38. La Docena, de Polanco (Cidade do México, México)
39. El Baqueano (Buenos Aires, Argentina)
40. Evvai (São Paulo, Brasil)
41. La Docena (Guadalajara, México)
42. Manu (Curitiba, Brasil)
43. Mocotó (São Paulo, Brasil)
44. Osaka (Santiago, Chile)
45. Elena (Buenos Aires, Argentina)
46. Gran Dabbang (Buenos Aires, Argentina)
47. 99 (Santiago, Chile)
48. Malabar (Lima, Peru)
49. Mayta (Lima, Peru)
50. Narda Comedor (Buenos Aires, Argentina)

Conheça mais sobre os melhores restaurantes peruanos:

  • Restaurante Maido: além de ser o melhor restaurante da América Latina, o Maido também entre para a lista dos Melhores Restaurantes do Mundo, estando em 10º Lugar. Oferece um cardápio especializado em cozinha Nikkei, que é a fusão entre a culinária peruana e a culinária japonesa. Inclusive, o chef responsável pelas delícias do cardápio, descende do Japão. A dica é optar pelo menu degustação, que inclui diversos pratos, que possibilita ao turista uma visão completa de todas as técnicas e sabores do estabelecimento, uma vez que inclui entradas, prato principal e sobremesas. Você certamente irá se surpreender com os ceviches, peixes e outros frutos do mar preparados com cuidado e harmonia de ingredientes. Além disso, no Maido também é servido o Cuy, uma espécie de preá andino, famoso prato típico peruano. Ele está localizado em Miraflores, na rua San Martin, aberto todos os dias da semana para almoços e de segunda a sábado para janta. Mas, prepare-se, pois, o preço é um pouco mais caro que a maioria dos restaurantes em Lima.

  • Restaurante Central: o Central ultrapassa o Maido na lista dos Melhores Restaurantes do mundo, ficando com a 6º colocação. O chef responsável pela cozinha do restaurante, Virgílio Matínez, tem uma proposta diferente para seus pratos e criações: ele viaja por todas as regiões do Peru e traz de cada uma delas um ingrediente especial e específico e representa em seus pratos, com diferentes elementos, o bioma de cada lugar por onde passou, levando cada pessoa que experimenta a viver a mesma experiência, conhecendo o país através do paladar. Incrível, não é? O restaurante oferece alguns menus degustação, com 11 a 14 pratos diferentes, separados pela altitude de cada um, por exemplo, um menu que começa a -10 abaixo do nível do mar, servindo um molusco e termina a mais de 3 mil metros de altitude, com um prato que contém plantas medicinais típicas dos andes. O Central localizado no bairro boêmio de Barranco, e abre de segunda a sábado, para almoço e janta. A dica extra é assistir ao episódio do programa Chefs Table, disponível na Netflix, sobre o restaurante e seu chefe, Virgílio. Temos certeza que você ficará com ainda mais vontade de viajar para o Peru e provar todas as delícias deste e de outros restaurantes.

Em resumo, não deixe de provar a comida típica quando viajar para o Peru e se puder, visite também estes restaurantes para viver uma experiência inesquecível. Outra opção para mergulhar na cultura peruana é fazer o tour gastronômico, com aulas de cozinha com chefes profissionais, que ensinam os segredos do preparo dos pratos mais famosos do pais, como o cheviche. Além, claro, de fazer a degustação de cada alimento preparado. Para saber mais sobre o tour gastronômico, acesse o site da Viagens Machu Picchu. Para saber mais sobre estes e outros assuntos relacionados a viagem para o Peru, como dicas, informações e curiosidades, continue lendo nosso blog.