Você está aqui

Conheça os Patrimônios Naturais e Culturais da Unesco no Peru!

O Peru é mundialmente conhecido por sua cultura e história, tendo inúmeros lugares importantes que guardam a memória do seu povo e de civilizações muito antigas. No Peru são encontrados muitos sítios arqueológicos pré-colonialistas, com fortalezas, templos, residências, locais para cerimônias, construções agrícolas e muito mais, todos com uma importância histórica e cultural imensurável. Por este motivo, muitos destes lugares foram declarados pela UNESCO como Patrimônios da Humanidade. A título de curiosidade, a UNESCO é uma organização que busca promover a paz mundial por meio da educação, cultura e ciência. Sua sigla, do inglês, quer dizer: Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Quando um lugar é escolhido pela organização, de forma resumida, quer dizer que este tem extrema importância na história e na cultura local, sendo reconhecido como um local fisicamente importante para a educação, cultura e ciência. O Peru ao todo possui 12 locais declarados como Patrimônios da Humanidade, espalhados pelo país e todos eles merecem cuidado quanto a sua preservação, pois normalmente são locais que correm algum risco, neste caso, as principais ameaças são as condições climáticas, turismo descontrolado e também ocupações humanas ilegais. Vamos juntos conhecer alguns destes locais tão importantes no Peru?

Patrimônio Mundial da Unesco no Peru:

  • Centro Histórico de Arequipa: Declarado Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco em 2004, apresentando arquitetura com características mistas de técnicas ocidentais e nativas. Arequipa é conhecida como a Cidade Branca do Peru, pois quase todas as suas construções são feitas de silar, uma pedra de origem vulcânica.
     
  • Cidade de Cusco: A cidade, principal centro turístico do país, foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1983 pela Unesco. Em seus arredores se encontram diversos sítios arqueológicos da época incaica de grande importância histórica. Cusco é considerada a Capital do Império Inca e quem visita o seu centro histórico fica impressionado com tamanha beleza das construções e tamanha riqueza cultural.
     
  • Chan Chan – a cidade de barro: Em 1986 Chan Chan foi declarada Patrimônio Cultural Mundial em perigo, devido as condições climáticas da região onde se encontra. Ela fica localizada ao norte do Peru, próximo da cidade de Trujillo e é considerada a maior cidade de barro do mundo. Era o centro da capital do reino Chimu, uma civilização pré-inca.
     
  • Chavín: este sítio arqueológico foi declarado Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco em 1985. Ele representa expressões artísticas e de construção do seu tempo. Servia como um centro cerimonial e de peregrinação para o povo andino.
     
  • Centro Histórico de Lima: este lugar foi declarado Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco em 1988, conservando construções em diversos estilos, como o barroco e o renascentista. Aqui se encontram algumas das igrejas mais importantes do Peru, além do Palácio do Governo, Convento de Santo Domingo e muito mais.
     
  • Cidade Perdida de Machu Picchu: claro que a cidadela inca não podia ficar de fora desta lista. Machu Picchu, além de ser uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, também foi declarada Patrimônio Natural e Cultural Mundial pela Unesco em 1983. Sua riqueza e importância histórica e cultural é indiscutível, além de sua grande beleza natural. Não à toa se tornou o principal destino turístico do Peru e um dos mais visitados do mundo.

A lista não para por aí, além destes pontos turísticos do Peru citados acima, outros lugares no país também mereceram o título. São eles:

- Caral Supe Cidade Sagrada: Patrimônio Cultural Mundial em 2009.

- Parque Nacional de Huascarán: Patrimônio Natural Mundial em 1985.

- Parque Nacional de Manú: Patrimônio Natural Mundial em 1987.

- Linhas de Nazca e Palpa Geoglyphs: Patrimônio Cultural Mundial em 1994.

- Sistema Rodoviário Andino Qhapaq Ñan: Patrimônio Cultural Mundial em 2014.

- Parque Nacional Río Abiseo: Patrimônio Cultural e Natural Mundial em 1990.

Impressionante, não é?! Qual destes lugares está na sua lista de desejos? Qual deste você incluiria no seu roteiro de viagem para o Peru?

Sabia que com Viagens Machu Picchu é possível montar roteiros personalizados de acordo com os lugares que você mais quer conhecer? Contando sempre com um time de especialistas nestes destinos para te ajudar a realizar este sonho da melhor forma possível. Visite nosso site, veja todas as opções de roteiros para Machu Picchu e outros lugares e também entre em contato com a nossa equipe.

Continue lendo nosso blog e viaje sem sair de casa.