Você está aqui

Chan Chan: A Maior Cidade de Barro do Mundo!

Chan Chan

Quando falamos em turismo no Peru, o que vem a sua cabeça? Certamente aprecem imagens como a cidadela perdida de Machu Picchu, cenários urbanos como a capital Lima, ou ainda montanhas nevadas e lagoas de cores incríveis. Acertamos? E se nós contarmos para você que tudo isso ainda é muito pouco perto de todas as atrações históricas, culturais e naturais que o Peru tem a oferecer? Existem diversos destinos e atrações turísticas ainda pouco explorados pelos visitantes, mas que são de beleza única e de grande importância histórica para o país. Um deles, por exemplo, é a cidade Chan Chan, a maior cidade feita de barro do mundo, que está entre os Patrimônios da Humanidade Ameaçados da UNESCO. Ameaçado por conta da ação do tempo e falta de preservação e cuidado do local. Chan Chan é o tema deste post. Vamos te falar diversas curiosidades sobre o lugar e informações importantes para quem deseja conhece-lo, como, por exemplo, onde está localizada a cidade de Chan Chan, como chegar até ela e a melhor época do ano para visitação. Continue lendo e irá se surpreender com este lugar impressionante.

Informações sobre cidade de Chan Chan no Peru:

A cidade era a capital do povo Chimu, se tornando o principal centro político e cerimonial desta civilização que antecedeu aos incas, durante os anos de 900 d.C até 1470. Eles dominaram uma área de aproximadamente mil quilômetros de extensão e acredita-se que na cidade de Chan Chan viviam mais de 100 mil pessoas durante seu auge. A cidade já ocupou mais de 20 quilômetros quadrados, sendo que atualmente apenas 14 deles estejam sobre proteção. Ela era utilizada como palácio, templo e um ponto de encontro para peregrinações religiosas da época. A cidade é toda construída de adobe, um material preparado da mistura de barro, palha e pedras, ideal para a região, onde quase não chove durante o ano. Uma das razões também por se chamar Chan Chan, que significa “Sol Sol”.

O que você vai encontrar na cidade de Chan Chan?

Hoje em dia apenas uma parte da cidade pode ser visitada pelos turistas, aérea chamada de Palácio Nik Na, um dos nove espaços semelhantes que eram dedicados aos chefes Chimús. O espaço é totalmente cercado de muros e dentre as construções estão praças cerimoniais, armazéns para armazenagem de alimentos, recintos privados, espaços para funerais e vários outros recintos. Ao andar pelos corredores da cidade, é legal observar as figuras esculpidas nas paredes, em sua maioria símbolos que representam a natureza, principalmente a terra, o ar e água. Além disso, animais também são figuras frequentes, como peixes e esquilos. Isso para mostrar como esta civilização estava ligada a natureza e demostrava respeito e consciência por ela. Este sítio arqueológico, hoje em dia, encontra-se em constante trabalho de recuperação e manutenção. O que é muito difícil, tendo em vista o seu tamanho e a região onde está localizado, próximo à costa, o que faz com que ventos trazidos do Pacífico cheguem até a cidade. E por isso, infelizmente, este patrimônio da humanidade foi colocado na lista dos correm perigo.

Mas afinal, onde fica Chan Chan?

A cidade de Chan Chan está localizada no Vale do Chimu, na costa norte do Peru, bem próxima da cidade de Trujillo, a uma distância de cerca de 15 minutos de carro. Este sítio arqueológico é um dos principais pontos turísticos da região de Trujillo, mas não é o único. Nesta área, uma das marcas registradas é cultura peruana expressa através da música e dança, que são uma atração à parte, além do centro da cidade, da Praça de Armas de Trujillo, de outros sítios arqueológicos e das praias nos arredores. Para saber mais sobre Trujillo, leia uma matéria especial sobre a cidade no nosso blog.

Como chegar na cidade de Chan Chan no Peru?

Agora que você já sabe onde está localizada, deve estar se perguntando como chegar até Chan Chan. Deixa que nós explicamos. Então, Trujillo está a aproximadamente 560 quilômetros de distância de Lima, a capital do Peru. Nós recomendamos que a viagem seja feita via aérea, para poupar tempo e ser mais confortável para o turista. Quando chegar em Trujillo para ir até Chan Chan existem muitas maneiras: carro, táxi, excursões e tours privados. Optando por fazer o passeio com a equipe da Viagens Machu Picchu, por exemplo, sua entrada já está inclusa, bem como traslados e o guiado pela cidade. Você não se preocupa com nada e ainda aprende tudo sobre o lugar e a antiga civilização Chimu que ali vivia.

Qual a melhor época para visitar Chan Chan no Peru?

Para programar a sua viagem para o Peru, o clima e a época do ano são sempre informações para ficar atento. Para quem está pensando em incluir Trujillo no roteiro, pode ficar tranquilo, pois o clima é bom praticamente durante o ano todo. Os meses mais quentes são de dezembro a maio, que é a época de chuvas em algumas partes do país. E os meses secos, são de abril a novembro, alta temporada de viagem para o Peru, quando normalmente os pontos turísticos estão mais lotados de visitantes.

Pacote de viagem para o Peru incluindo Trujillo:

Ficou interessado neste destino? Gostaria de incluí-lo no seu roteiro? Nós, da Viagens Machu Picchu, preparamos um roteiro completo e especial de viagem ao Peru, passando por todos os principais pontos turísticos do país, indo de norte a sul, em uma incrível e única de experiência de 17 dias. Uma imersão cultural e histórica.  Olha só como é o dia a dia desta viagem:

DIA 1: Chega em Lima e ida a Trujillo
DIA 2: Chan Chan – Huaca del Sol - Huanchanco
DIA 3: Complexo Arqueológico El Brujo - Chiclayo
DIA 4: Tucume – Vale das Pirâmides
DIA 5: Museu Bruning – Tumbas Reais – Ida a Lima
DIA 6: City Tour em Lima
DIA 7: Tour Reserva Nacional de Paracas
DIA 8: Ilhas Ballestas – Huacachina - Nazca
DIA 9: Sobrevoo nas Linhas de Nazca – Ida a Arequipa
DIA 10: City Tour em Arequipa
DIA 11: Saída de Arequipa e chegada em Puno
DIA 12: Lago Titicaca e Ilhas Flutuantes de Uros e Taquile
DIA 13: Tour Rota do Sol Puno - Cusco
DIA 14: City Tour Arqueológico em Cusco
DIA 15: Vale Sagrado dos Incas e Aguas Calientes
DIA 16: Tour em Machu Picchu 
DIA 17: Traslado ao hotel – Retorno ao Brasil.

Para ver este roteiro de viagem ao Peru completo, acesse: “Peru a sua Medida + Trujillo”. Você verá todas as informações sobre o pacote, o que está incluso, valores e mais. Lembre-se também, que todas as viagens podem ser personalizadas, ou seja, montamos o roteiro de acordo com o perfil de cada cliente, tirando ou incluindo passeios que desejar. Além deste, nós temos diversos outros roteiros de viagem para Machu Picchu e Cusco, oferecemos passeios em todas as regiões do Peru, te apresentando os principais pontos turísticos de cada localidade. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas, tire suas dúvidas e reserve sua viagem. É um prazer te mostrar a cultura e a história do Peru, este país tão rico, bonito e único no mundo. 
Para continuar lendo curiosidades e informações sobre os destinos do Peru, acesse nosso blog.