Você está aqui

Artesanato Peruano

Artesanato Peruano

Quando você pensa em artesanato peruano, certamente vem a sua cabeça roupas e objetos bem característicos, utilizando formas geométricas e muitas cores. As feiras e mercados de artesanato são uma atração à parte, neles, além de fazer compras, você pode entender mais da cultura local através das peças vendidas e interagir com os nativos. O Artesanato Peruano é bastante diversificado, produto da influência de uma infinidade de culturas ancestrais que habitaram seu atual território. Esta atividade também representa uma importante fonte de renda para sua população, que inclusive se dedica à exportação de grande parte de sua produção. Você poderá encontrar estes produtos à venda em todo o país, mas em alguns lugares específicos eles são mais baratos. Cusco e Puno são bons lugares para comprar, pois são produzidos aí mesmo. Normalmente, destas cidades são distribuídos para outras regiões do país. Os materiais utilizados na confecção de tantos produtos artesanais são diversos: desde madeira a pedra, ouro, prata, cerâmica, couro, bambu, fibras vegetais e uma série de lãs, de ovelha e dos famosos camelídeos sul-americanos como a lhama, a alpaca e a vicunha. Destas últimas são produzidos blusas e agasalhos, assim como os peculiares “chullos”, estes gorros que protegem as orelhas e que geralmente são bastante coloridos. Destacam-se também os instrumentos musicais, como o “charango” e uma infinidade de instrumentos de sopro (zampoñas, quenas, sicus, antaras, pututus).

Procurando por um pacote para Peru Machu Picchu? Confira nossas opções, com os melhores preços e facilidades de pagamento.

Melhores lugares para comprar artesanato no Peru.
Um dos melhores lugares para fazer compras é no Mercado Artesanal de Pisac. Quem faz o tour pelo Vale Sagrado dos Incas irá passar por ele. O mercado acontece nas terças, quintas e domingos, e lá é possível encontrar uma infinidade de produtos: roupas feitas de lã de alpaca, chapéu, objetos de decoração, lembranças da viagem, objetos em prata e até produtos agrícolas típicos da região andina. Em Cusco, um ótimo lugar para fazer compras, além das lojas no entorno da Praça de Armas, é a Feira Artesanal de San Blas, que acontece todos os sábados, no bairro de mesmo nome. É organizada pela Associação de Artesãos da cidade, e tem peças únicas para a venda. É uma feira para quem busca mais variedade e produtos exclusivos. Outra opção, ainda próximo da cidade de Cusco, é o povoado de Chinchero, que tem como principal fonte de renda a produção de tecidos feitos artesanalmente, a mão e sem uso de materiais artificiais. Este é um lugar especial, para comprar peças carregadas da cultural local, artesanal em todos os seus processos de confecção.
Continue lendo sobre o artesanato peruano no nosso blog, veja aqui outras feiras para comprar produtos típicos, artesanato e comida peruana.