Você está aqui

7 Sítios Arqueológicos para Conhecer em Cusco!

Tambomachay

Muitos pensam que viajar para Cusco no Peru se resume apenas em conhecer Machu Picchu. Este é um pensamento equivocado, já que a cidade, considerada Capital do Império Inca guarda muitas outras atrações ligada a esta antiga civilização que ali habitava. Por este motivo, resolvemos fazer este post para te apresentar outros lugares históricos incríveis que merecem estar no seu roteiro de viagem para o Peru. Continue lendo para descobrir 7 Sítios Arqueológicos em Cusco além da cidadela de Machu Picchu.

Sítios Arqueológicos em Cusco:

  1. Pisac: localizado no Vale Sagrado dos Incas, Pisac fica a aproximadamente 1h de carro da cidade de Cusco. Aqui é possível ver de perto mais uma amostra da incrível inteligência do povo inca, através de projetos de engenharia e arquitetura. Os visitantes passeiam por grandiosos terraços, corredores de pedras, escadarias nas montanhas, muros e muito mais. Uma verdadeira viagem ao passado.
     

  2. Ollantaytambo: Ollantaytambo é outro simpático povoado no Vale Sagrado dos Incas que traduz perfeitamente a cultura, a história e costumes incas. Ele fica relativamente próximo a Pisac, cerca de 60km de distância, é possível conhecer os dois no mesmo dia. Este vilarejo abriga um grande complexo arqueológico, com escadarias nas montanhas, ruas de pedras, canais para transporte de água, templos sagrados, sistema inteligente de irrigação e casas milenares. Deu para imaginar a energia e a beleza de lugar?
     

  3. Moray: o Sítio Arqueológico de Moray, que também faz parte da área do Vale Sagrado dos Incas, possui plataformas circulares, que adentram a terra. Acredita-se que o lugar funcionava como uma espécie de “laboratório” para o cultivo de diferentes produtos agrícolas. Cada círculo possui degraus e cada degrau tem uma temperatura diferente, sendo possível cultivar vários alimentos em uma única plataforma, o que demostra a inteligência desta antiga civilização.
     

  4. Sacsayhuaman: Este é considerado o principal centro arqueológico da cidade, pois descobriu-se que foi um lugar religioso para os Incas, um lugar para a realização de cerimônias, além de ser um centro com propósitos militares, usado como uma fortaleza contra os invasores. Possui grandes blocos de pedra, que chegam a ter 9 metros de altura, levando mais de 50 anos para ser construído. Uma curiosidade é que este sítio arqueológico está a mais de 3.500 metros acima do nível do mar.
     

  5. Puka Pukara: também é um sítio arqueológico localizado bem próximo da cidade de Cusco. O lugar é composto por grandes paredes de pedras, terraços e escadarias, e assim como Sacsayhuaman, também se acredita que foi construído como uma forma de defesa para o Império Inca. Este é outro grande exemplo do incrível conhecimento arquitetônico deste povo milenar e temos certeza que irá impressionar qualquer visitante.
     

  6. Qoricancha: este é um dos templos mais importantes para civilização inca, uma vez que era utilizado para a adoração do Deus Sol, principal divindade deste povo. Seu nome tem origem quéchua e significa “Templo Dourado” ou “Recinto de Ouro”, não atoa tinha as paredes revestidas de ouro, objetos de ouro e muito mais, o governador do império Inca tentou juntar ali as maiores riquezas do seu povo. Era utilizado pelos incas como um centro político, religioso e geográfico.
     

  7. Tambomachay: seu nome de origem quéchua quer dizer “Lugar de Descanso”. De fato, acredita-se que foi construído com o intuito de ser um lugar para que o chefe do império Inca pudesse descansar. Também foi utilizado como local para o culto do elemento água, por isso possui uma sério de aquedutos, canais e cascatas, e foi popularmente conhecido como o “chuveiro Inca”.

E aí, gostou? Esperamos que sim! Você também pode encontrar no site da Viagens Machu Picchu vários roteiros de viagem para o Peru incluindo estes sítios arqueológicos e outros destinos igualmente importantes e bonitos. Confira todos os pacotes, clicando aqui. Além disso, aqui no nosso blog você também encontra outras matérias relacionadas. Recomendamos que clique nos links abaixo e continue lendo sobre o assunto:

Leia aqui: City Tour Arqueológico em Cusco: a melhor forma de conhecer a cidade imperial!

Leia aqui: Melhores hotéis em Cusco: 3 opções para não errar na hospedagem!

Leia aqui: O que fazer em Cusco: principais pontos turísticos da cidade e arredores!