Você está aqui

6 Atrações para Conhecer no Centro Histórico de Lima!

Que a capital peruana é linda e cheia de atrativos para todos os estilos de turistas, muita gente já sabe. Já escrevemos aqui no blog muitas coisas sobre a cidade, com dicas e informações de passeios e você pode acessar todo este conteúdo sempre que precisar. Entre os pontos turísticos de Lima que são imperdíveis, está o Centro Histórico, um lugar que todo visitante vai querer conhecer com toda certeza. E, para que você não erre no roteiro e no passeio, continue lendo para saber tudo sobre ele.

Informações sobre o Centro Histórico de Lima:

Em 1991 o Centro Histórico de Lima foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, devida a sua grande importância cultural e histórica para o Peru. Passear por aqui é voltar no tempo, mais precisamente para a época colonial, com igrejas, casarões, palácios e outras construções características deste período. Aqui vamos deixar nossas sugestões de lugares para conhecer no Centro Histórico de Lima, mas tenha certeza que existem muitos outros. A Unesco detectou mais de 600 monumentos históricos na região, portanto, tem muita coisa para conhecer além do que vamos escrever aqui. Este é um passeio perfeito para fazer com calma, caminhando pelas ruas ao entorno e descobrindo a história do Peru, que é contada de diferentes maneiras. Não à toa, este é o maior centro histórico de toda a América do Sul.

O que conhecer no Centro Histórico de Lima?

  1. Plaza de Armas de Lima: em toda a extensão do país as Praças de Armas chamam atenção, devido à grande beleza e importância. As Praças de Armas costumam ser o centro da cidade e ficam rodeadas dos melhores restaurantes, lojas e outros pontos turísticos, e em Lima não é diferente. Aqui está localizada a Catedral de Lima, o Arcebispado, o Palácio do Governo e a Prefeitura de Lima. Nos seus primórdios o local consistia em casas de comércio, mais simples e também se realizam ali touradas e execuções. Um fato histórico importante: foi na Praça de Armas de Lima que aconteceu a proclamação da Independência do Peru.

  2. Palácio do Governo: Este talvez seja um dos principais símbolos da colonização espanhola no Peru. Foi construído por ordens de Francisco Pizarro, usando vidros franceses e cristais tchecos e até hoje é a sede do governo peruano. Possui inúmeros salas e pátios decorados com peças de arte impressionantes. Para visita-lo é precisa agendar horário com pelo menos 48h de antecedência. Para quem gosta de assistir a troca de guardas, aqui ela acontece todos os dias as 11:45h e uma vez por mês o espetáculo é mais completo, incluindo a guarda de cavalaria.
     
  3. Igreja e Museu do Convento de Santo Domingo: Entre as atrações do lugar estão a igreja, torre, claustros, museu e catacumbas, que podem ser visitadas através da compra de um ingresso, que dá direito a uma visita guiada. O Convento de Santa Domingo em Lima foi fundado em 1535 e é repleto de objetos antigos e históricos que surpreendem os visitantes. O passeio é finalizado na Torre da Basílica de onde é possível ter uma vista panorâmica de Lima, estando a 46 metros de altura. É um passeio que encanta os turistas pela sua riqueza arquitetônica, artística e histórica.
     
  4. Catedral de Lima: Sua construção começou em 1535, sendo afetada algumas vezes por terremotos. O seu interior guarda peças de extrema importância histórica, com uma mistura de estilos que foram trazidos para a América. Sua construção consiste basicamente no estilo neoclássico, a Catedral de Lima impressiona pela sua grandiosidade e beleza e com ricos detalhes que a tornam ainda mais bonita. A visitação pode ser feita de segunda a sábado, das 9:30h as 16:30h e é imperdível.
     
  5. Palácio Arquiepiscopado de Lima: Está localizado bem ao lado da Catedral de Lima, sendo uma das fachadas mais bonitas e impressionantes de todo o Centro Histórico. Tudo nele remete a história: seu estilo arquitetônico, seus móveis, peças de arte e outros objetos, muitos datados do século XVI. Desde de 2010, foi aberto um museu dentro do palácio, onde hoje em dia há exposições de peças principalmente de cunho religioso. A visitação acontece de segunda a sábado, das 9h às 17h.
     
  6. Parque de La Muralla: Fica próximo de Convento de São Francisco, outro lugar para visitar por ali. O Parque de la Muralla consiste na vista interessante da muralha construída pelos espanhóis com o intuito de proteger a cidade de ataques e invasões. Na época da colônia a cidade era toda cercada por esta muralha.

Gostou? Quer saber mais sobre Lima e o que fazer pela capital peruana? Então leia também outros posts do nosso blog:

- 4 motivos para Lima, a capital peruana. Leia aqui!

- Onde fazer compras em Lima? Veja os melhores lugares. Leia aqui!

- Capital peruana: Veja 5 atrações imperdíveis de Lima. Acesse aqui!