Você está aqui

5 Razões para Fazer a Trilha Inca!

trilha inca Machu Picchu

Quem está programando uma viagem para o Peru, certamente colocou a cidadela inca de Machu Picchu no roteiro. O que você precisa saber é que existem diferentes jeitos de chegar em Machu Picchu: para os mais aventureiros, é possível fazer trilhas incríveis em meio aos andes peruanos, já para os que procuram conforto e agilidade, a viagem de trem é perfeita e proporciona uma experiência inesquecível. Se você gostou da primeira opção e prefere desbravar as montanhas e paisagens andinas, chegando a pé em Machu Picchu, então está matéria é para você. Vamos te apresentar aqui 5 motivos para fazer a famosa Trilha Inca. Já ouviu falar dela? Continue lendo para saber mais.

O que é a Trilha Inca?

Antes das demais informações, vamos explicar brevemente o que é a Trilha Inca. A Trilha Inca é um dos percursos mais bonitos do mundo e um dos mais importantes do Peru. Esta é a principal trilha para Macchu Picchu, que possibilita chegar na cidadela a pé, passando por lugares que a maioria das pessoas não passa, o que a torna tão especial e única. Quem escolhe percorre-la passará pelos mesmos caminhos que a antiga civilização inca percorria, ou seja, este também é um trajeto cheio de história. Para garantir a sua vaga nesta caminhada é preciso fazer a reserva com antecedência, pois existe um número máximo de visitantes por dia. Além disso, não é permitido fazer este percurso por conta própria, sendo necessário contratar os serviços de uma agência de viagem especializada e ir acompanhado de um guia. A Trilha Inca Clássica tem duração total de 4 dias de caminhada, sendo 3 pernoites em acampamentos em paisagens de tirar o fôlego. Ela passa por antigos povoados, sítios arqueológicos e muito mais. Possibilita contato intenso com a população andina e sua rica cultura. É simplesmente um passeio imperdível para quem viaja para o Peru!

5 razões para fazer a Trilha Inca!

  1. Viver uma das experiências mais incríveis da sua vida: você vai passar por lugares em que poucas pessoas conhecem, vai conhecer de perto a natureza dos andes peruanos e toda a sua magnitude, vai entrar em contato com plantas e animais típicos da região, vai interagir com os locais e aprender intensamente sobre o dia-a-dia e o estilo de vida andino, vai provar pratos típicos do Peru, vai se desafiar a superar seus limites em longas caminhadas... tudo isso enquanto tem a chance de conhecer pessoas de todo o mundo e fazer novos amigos a caminho de uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Demais, não é?! Deu para ter uma noção do que é viver esta experiência imersiva e única?

 

  1. Assistir ao nascer do sol em Inti Punku: dificilmente você já ouviu falar deste lugar, mas ele é uma das principais razões para você embarcar nesta aventura. Inti Punku, em tradução livre “Porta do Sol”, é uma espécie de portal por onde todos os participantes da Trilha Inca entram em Machu Picchu. Aqui é possível apreciar o nascer do sol, juntamente com uma vista panorâmica das ruínas. Uma experiência que poucas pessoas tem a chance de viver. Este momento será um dos mais lindos de toda a caminhada, além da emoção de finalmente chegar em Machu Picchu.

 

  1. Conhecer diferentes sítios arqueológicos: você é apaixonado (a) por história? Então esta caminhada é para você! Ao longo da trilha os visitantes têm a oportunidade de passar por sítios arqueológicos pouco conhecidos e que só são acessíveis a partir da Trilha Inca, sendo bem mais remotos. Portanto, a história inca poderá ser sentida e vivenciada durante todo o trajeto, e o melhor, você estará acompanhado de um guia especializado e com grande conhecimento da geografia, história e cultura da região e do país como um todo.

 

  1. Conhecer uma das 7 Maravilhas do Mundo: isso mesmo, a cidadela inca de Machu Picchu atualmente é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo. E não para menos, a história da cidadela, a maneira como foi construída e seus diversos mistérios e curiosidades impressionam os turistas. Quem visita o lugar garante sentir uma energia única e diferente, que o torna mais especial ainda. Construída pelo império Inca, como uma espécie de residência real, em aproximadamente 1400 dC, sendo abandona anos depois, quando os espanhóis chegaram. Foi ‘redescoberta’ em 1911 pelo historiador Hiram Bingham e em 1983 foi declarada Patrimônio da Humanidade pelo Unesco e em 2007 entrou para a lista das 7 Maravilhas do Mundo.

 

  1. Supere desafios: quem escolhe fazer o caminho inca precisa ter ciência de que esta experiência tem nível de dificuldade médio e exige certo preparo físico e por isso e considerada um desafio para muitos viajantes, o que torna a chegada em Machu Picchu ainda mais emocionante e especial. Fazer a trilha Inca é, ao mesmo tempo, superar-se e recarregar as energias durante este tempo imerso na natureza selvagem e exuberante dos andes. 

E aí, conta para gente o que você achou da matéria? Ficou com vontade de embarcar agora para o Peru e fazer a Trilha Inca? Se sim, saiba que nossa equipe está a sua disposição, com pacotes de viagem para o Peru já montados e incluindo o caminho inca. Em tempos de Covid-19, você pode reservar agora e deixar a data em aberto, viajando só depois, quando for mais seguro fazê-lo. Você pode ver todas as opções de roteiros de viagem para Machu Picchu, acessando nosso site. Se você quer saber mais detalhes sobre a Trilha Inca, não deixe de ler outras matérias do blog da Viagens Machu Picchu. Leia também:

A Trilha Inca Está Fechada em fevereiro? Leia aqui!

Trilha Inca: uma das 5 Trilhas Mais Famosas do Mundo! Leia aqui!

Aventura nos Andes: Conheça 3 Trilhas para Machu Picchu! Leia aqui!